Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q954479 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Assistente Técnico de Tesouraria, CFESS, CONSULPAM, 2025

Texto associado.

TEXTO


Cientistas dos Estados Unidos mediram como assistir a um filme altera a capacidade de entender as emoções e suas posições morais sobre o sistema criminal de Justiça.

O novo estudo, publicado dia 21 de outubro de 2024 na revista PNAS, constatou que assistir a um documentário sobre os esforços para libertar um homem condenado injustamente ao corredor da morte aumentou a empatia em relação aos encarcerados e o apoio às reformas do sistema de Justiça dos EUA.

O estudo sugere que “o filme tornou os participantes mais dispostos ou mais capazes de compreender outro ser humano, apesar dos estigmas sociais contra ele. É mais do que um sentimento passageiro, e sim uma habilidade”, diz Marianne Reddan, cientista cognitiva da Universidade de Stanford, nos EUA, que co-liderou o estudo.

“Isso nos diz que expor alguém a experiências pessoais de quem vive vidas muito diferentes da sua é essencial para o desenvolvimento de comunidades saudáveis e estruturas políticas saudáveis.”

Em 1986, Walter McMillian, um madeireiro negro de 45 anos que vivia no Alabama, foi preso por assassinato. Ele era inocente: quando o crime ocorreu, estava em outro lugar, numa reunião de família –, porém foi condenado com base no depoimento falso de uma testemunha ocular. Ele passou seis anos no corredor da morte, até que um tribunal anulasse sua condenação.

Essa história real foi transformada no filme biográfico Luta por justiça, lançado em 2019 e estrelado pelo vencedor do Oscar Jamie Foxx como McMillan.

Depois de assistirem ao longa, os participantes do estudo obtiveram maiores pontuações no teste de empatia em relação a homens que haviam estado na prisão. Esses efeitos foram encontrados tanto em participantes de esquerda quanto de direita.

“Este estudo mediu mais do que o sentimento de empatia, mas também a capacidade dos participantes de entenderem as emoções de alguém que já esteve preso, e que eles nunca chegaram a conhecer”, sublinha Reddan.

Assistir ao filme também aumentou o apoio a reformas judiciais, como a ideia de usar dinheiro dosimpostos para financiar programas educacionais nas prisões ou aumentar a oposição à pena de morte.

Os pesquisadores também descobriram que aqueles que assistiram a Luta por justiça tinham 7,7% mais chances de assinar uma petição de apoio à reforma penal do que os participantes do grupo de controle.

“Esse estudo ressalta a influência do audiovisual na formação da opinião pública e na possível motivação de ações coletivas. Luta por justiça mudou a percepção das pessoas e também o seu comportamento”, afirma Jose Cañas Bajo, pesquisador de ciência cognitiva e estudos cinematográficos da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, que não participou do estudo.

Cañas Bajo avalia que a novidade desse estudo está no método de quantificar como os filmes podem mudar a percepção e o comportamento dos espectadores, especialmente como “um filme como Luta por justiça pode funcionar como um chamado à ação”.

Mas a ideia de que uma obra de ficção pode mudar mentes não é nova. “Os cineastas são como mágicos. Eles vêm pesquisando como influenciar as percepções e emoções dos espectadores com truques de edição desde os primórdios do cinema”, ressalta.

Alfred Hitchcock demonstrou esse efeito ao filmar uma cena de uma mulher com uma criança, que depois corta para um homem sorrindo, aparentemente expressando ternura. Mas se a cena de uma mulher e seu filho for substituída por uma mulher de biquíni, segundo Hitchcock, o sorriso do homem parecerá lascivo. É o “efeito Kuleshov”, técnica de montagem desenvolvida no início do século 20 pelo cineasta e teórico russo Lev Kuleshov.

O pesquisador explica que os cineastas muitas vezes jogam com o conhecimento de que um filme é um espaço seguro onde os espectadores podem experimentar emoções que normalmente não sentem. “Por esse motivo, os cineastas têm responsabilidades para com seus espectadores ao contar histórias.”

Os realizadores de Luta por justiça usaram suas habilidades para influenciar a empatia dos espectadores em relação a um homem preso por um assassinato que nunca cometeu. O filme foi usado como uma ferramenta para a mudança social progressiva no sistema penal.

No entanto, cineastas podem usar os mesmos truques para criar antipatia em relação a quem retratam de forma negativa. Há muito tempo, filmesde propaganda são usados para desumanizar e justificar a violência ou a guerra, ou para promover narrativas falsas ou pseudociência.

“Alguns documentários sobre crimes provocam antipatia em relação aos criminosos, o que pode alimentar as demandas por medidas mais punitivas, inclusive pela pena capital”, afirma Cañas Bajo.

Uma pergunta em aberto desse estudo é quanto tempo duram os sentimentos de empatia: assistir a um filme basta para criar mudanças duradouras em opiniões políticas ou morais? A equipe de Reddan está realizando atualmente um novo estudo sobre a durabilidade desses efeitos num período de três meses.

“Indícios preliminares sugerem que alguns desses efeitos persistem por pelo menos três meses. No momento, também estamos coletando dados de neuroimagem desse paradigma para entender como o filme influencia o processamento empático no nível cerebral”, afirma a cientista cognitiva.

Mas a dificuldade é desvendar o efeito de um filme por si só, ressalta Cañas Bajo. Pois o espectador está sempre comparando-o com nossas próprias lembranças e com outros filmes já vistos. Eles não precisam ser feitos pelo mesmo autor para ser emocionalmente interligados: isso acontece na cabeça dos espectadores.

Segundo Reddan, por isso se deve estar atento ao tipo de mídia consumida, a qual, apesar de ser “em grande parte para entretenimento, tem um impacto significativo sobre como nos relacionamos uns com os outros”.


Fonte: Schwaller, Fred. Como filmes podem influenciar opiniões políticas. Artigo publicado na página da Deutsche Welle Brasil. Disponível em: . Último acesso no dia 26 de outubro de 2024. (Texto adaptado).

Assinale a alternativa que justifica o emprego coesivo do pronome destacado no seguinte trecho, encontradono sexto parágrafo: “Essa história real foi transformada no filme biográfico Luta por justiça”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1182Q954134 | Sistemas Operacionais, Cloud Computing, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

O modelo de serviço em nuvem que é focado em fornecer infraestrutura básica, como máquinas virtuais e armazenamento é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q954118 | Redes de Computadores, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente a relação entre Virtual Private Network (VPN) e IPSec.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q954036 | Programação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, PGECE, UECE CEV, 2025

A propriedade CSS que é usada para alterar a cor de fundo de um elemento é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q953873 | Português, Significação Contextual de Palavras, Recepcionista, Prefeitura de Pedras Grandes SC, EVO Concursos, 2025

Texto associado.
TEXTO I


As baleias (Canção de Roberto Carlos)

"Não é possível que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento
Não é possível que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que você deixou manchadas
Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão
O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão"


Após a leitura do trecho acima da canção "As baleias" deRoberto Carlos, responda o que se pede na questão.
Em "o gosto amargo", o autor tenta descrever que aquela situação causava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1186Q953735 | Física, Lançamento Oblíquo, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Um projétil é lançado de uma plataforma com uma velocidade inicial de 20 m/s. O alcance horizontal máximo do projétil é de 20 metros. Despreze a resistência do ar. Assinale a alternativa que mostre o ângulo de inclinação do lançamento para que o projétil atinja o alcance máximo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q953295 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em um sistema de arquivamento, os nomes são organizados de acordo com regras específicas para garantir a ordem alfabética correta. Considerando que o arquivamento é feito com base em uma sequência lógica de nomes, qual seria o primeiro a ser arquivado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q953173 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem ESF, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Observe as vias de aplicação de medicamentos:

I – Oral – deglutição
II– Parenteral – instilação por meio de sonda nasoenteral ou nasogástrica
III – Inalante – uso de aerossol
IV – Tópica – aplicação na membrana mucosa

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q953102 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A organização de aulas dinâmicas e interdisciplinares tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o aprendizado significativo e contextualizado, permitindo aos alunos estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao integrar várias disciplinas, os educadores podem criar experiências mais ricas e estimulantes para os estudantes.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre metodologias e práticas pedagógicas dinâmicas e interdisciplinares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q952355 | Português, Numerais, Auxiliar Administrativo, FCS MG, MS CONCURSOS, 2025

Quanto à formação de palavras, assinale (C) correto ou (I) incorreto e marque a alternativa devida.
( ) Composição é o processo pelo qual de uma palavra se formam outras, por meio da agregação de certos elementos que lhe alteram o sentido, referido sempre, contudo, à significação da palavra primitiva. Tais elementos se chamam prefixos ou sufixos, segundo se coloquem antes ou depois da palavra derivante.
( ) Derivação é o processo pelo qual se cria uma palavra pela reunião de dois ou mais elementos vocabulares de significação própria, de tal sorte que o conjunto deles passe a formar um todo com significação nova.
( ) A derivação parassintética consiste na criação de palavras com o auxílio simultâneo de prefixo e sufixo.
( ) A derivação consiste em se formarem novas palavras acrescentando-se a um radical, ora um prefixo (derivação prefixal), ora um sufixo (derivação sufixal), ora um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo (derivação parassintética).
( ) Na derivação regressiva o termo derivado resulta da redução do derivante, por isso, que a este se lhe subtrai um segmento terminal. É o caso, por exemplo, de palavras como frango (de frangão), gajo (de gajão), rosmano de (rosmaninho), sarampo (de sarampão); e, na gíria plebeia, o de formações como estas: comuna (= comunista), delega (= delegado), estranja (= estrangeiro), granfa (= grã-fino), flagra (= flagrante), etc.
( ) Hibridismos são palavras compostas, ou derivadas, constituídas por elementos de procedências diferentes. Exemplos: grego e latim (automóvel); francês e grego (burocracia).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q951660 | Direito Processual do Trabalho, Sistema Recursal Trabalhista, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do sistema recursal do procedimento ordinário trabalhista, julgue o item seguinte.

Na justiça do trabalho, é de cinco dias o prazo para a interposição de embargos de declaração, os quais necessariamente suspendem o prazo para interposição de outros recursos. 

  1. ✂️
  2. ✂️

1192Q945522 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se ao texto a seguir.

No dia em que o gato falou

Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Esse gato só faltava falar. Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar, não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele, na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas nada!

A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosa natureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo sílabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.

Exatamente no dia 16 de maio de 1958 foi que teve a ideia genial. Quando a ideia iluminou seu cérebro, veio acompanhada da crítica, autocrítica: “Mas, como não me ocorreu isso antes?”, perguntou ela para si própria, muito gentil e senil como sempre, mas agora também autopunitiva. “Como não me ocorreu isso antes?” O papagaio viu no brilho do olhar da dona o seu (dele) terrível destino e tentou escapar. Mas estava preso. Foi morto, depenado e cozinhado em menos de uma hora. Pois o raciocínio da mulher era lógico e científico: se desse ao gato o papagaio como alimentação, não era evidente que o gato começaria a falar? Era? Não era? Veria. O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo ver fracassado o seu intuito, a dama gentil e senil procurou forçá-lo. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateulhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia no estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

A mulher, tremendo de emoção e alegria, chorando e rindo, pôs-se a gritar por sua vez:
— Vejam, vejam, meu gatinho fala! Milagre! Milagre! Fala o meu gatinho!

Mas o gato, fugindo ao seu abraço, saltou para a janela e gritou de novo:

— Foge, madame, que o prédio vai cair! Madame, foge! — e pulou para a rua.

Nesse momento, com um estrondo monstruoso, o prédio inteiro veio abaixo, sepultando a dama gentil e senil em meio aos seus escombros.

O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio, ficou vendo o tumulto diante do desastre e comentou apenas, com um gato mais pobre que passava:

— Veja só que cretina. Passou vida inteira para me fazer falar e, no momento em que falei, não me prestou a mínima atenção.


Moral: O mal do artista é não acreditar na própria criação.


FERNANDES, Millôr. In: Antologia do Pasquim, volume III: 1973-1974. Rio de Janeiro: Desiderata, 2009.
Considerando as suas características, no texto, existe a presença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q945394 | Geografia, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Texto associado.
Leia os dois trechos para depois responder à questão.

Trecho 1.
“A prioridade dos países de renda média é, portanto, fortalecer o seu Estado, porque assim estarão fortalecendo sua democracia; é tornar sua nação mais coesa; é livrá-la do conflito entre os liberais que se submetem ao império e os que buscam soluções nacionais para os problemas”.
Referência: Bresser-Pereira, Luiz C. “Um Estado forte para uma democracia forte”. Folha de S. Paulo, 15/06/2024.

Trecho 02.
“Operadoras de apostas com atuação no Brasil, representadas por cinco organizações do setor, estão lançando uma “carta aberta à Nação Brasileira”, em que se defendem de críticas, sobretudo, as que sugerem que a população está se endividando mais e consumindo menos, por causa das “bets”.
Referência: Saconi, João Paulo. “Operadoras de apostas lançam ‘carta aberta à nação’ contra críticas sobre consumo e dívidas. Jornal O Globo, 16/09/2024.
Os trechos apresentados trazem perspectivas distintas sobre Estado e Nação, conceitos que não são sinônimos. No entanto, a junção dos dois conceitos forma um terceiro, que é o estado-nação. Este, por seu turno, é amplamente utilizado para designar uma instituição que começoua se formar na Europa ao final da Idade Média. O estado-nação combina os elementos de uma estrutura estatal soberana, em termos jurídicos e políticos, com a coesão cultural e territorial de um povo. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa que melhor caracteriza o estado-nação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1194Q920768 | Direito Penal, Lei do Abuso de Autoridade, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue com base no disposto no Código Penal e nas Leis n.º 12.850/2013, n.º 13.869/2019 e n.º 9.613/1998 e respectivas alterações.

À falta de qualquer indício da prática de infração, a requisição de procedimento investigatório de delito administrativo em desfavor de alguém é crime de abuso de autoridade, ainda que tal requisição seja realizada por meio de sindicância devidamente justificada. 

  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q920718 | Ética na Administração Pública, Ética e Moral e Orientações Gerais, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da ética e trabalho e dos dilemas éticos da profissão. 

O empregado que cumpre seus horários de trabalho, realiza as atividades que lhe são demandadas e não se envolve pessoalmente com outros membros da equipe preserva necessariamente um ambiente de trabalho saudável, conforme os princípios de uma cidadania organizacional. 

  1. ✂️
  2. ✂️

1196Q920666 | Matemática, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Um investidor aplicou R$ 30.000,00 em uma instituição financeira a uma taxa de juros simples de 2% ao mês. Qual o valor do juro obtido em um ano?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q920606 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Ao se fazer a seguinte afirmação: “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,” está-se referindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q920595 | Direito Eleitoral, Alistamento Eleitoral, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às juntas eleitorais e ao alistamento eleitoral, julgue o item a seguir.

Diferentemente das zonas eleitorais, as juntas são órgãos da justiça eleitoral e, portanto, fazem parte do poder judiciário federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q920248 | Direito Administrativo, Agentes da Licitação, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Leia o enunciado abaixo, e assinale a alternativa correta, considerando o termo responsável para completar a lacuna:

Em licitações que envolvam bens ou serviços considerados especiais, cujo objeto não seja rotineiramente contratado pela Administração, é permitido contratar, por ___________, empresa ou profissional especializado para assessorar os agentes públicos responsáveis pela condução do processo licitatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.