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Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q976798 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma loja de presentes está montando cestas contendo exatamente 7 itens, que podem ser exclusivamente chocolates, biscoitos ou balas. Cada cesta deve conter, obrigatoriamente, pelo menos um chocolate, pelo menos um biscoito e pelo menos uma bala. A ordem dos itens dentro da cesta não importa para definir um modelo distinto. Dadas essas condições, o número total de modelos distintos de cestas que essa loja poderá produzir é igual a

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162Q945523 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.

Para responder à questão, analise o trecho a seguir.


Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia do estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

A conjunção “Mas”, em destaque no trecho, liga
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163Q945352 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O mimetismo é um fenômeno observado em diversas espécies do reino animal. Consiste na manifestação de determinadas características em um animal que fazem com que ele seja confundido com outro ser vivo. Um exemplo desse fenômeno são as chamadas cobras falsas-corais, que se assemelham às peçonhentas corais-verdadeiras. Nesse caso, trata-se de um exemplo de adaptação evolutiva que surgiu
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164Q920565 | Matemática, Progressão Aritmética, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Bruno começou a guardar dinheiro para comprar um presente para sua mãe, seis meses antes do aniversário. No primeiro mês, ele guardou R$ 100,00 e nos meses seguintes, decidiu aumentar o valor poupado em R$ 50,00 a cada mês. Se Bruno mantiver esse padrão, quanto ele terá que guardar no décimo segundo mês?
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165Q1010705 | Português, Crase, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CG2A1

O termo “soluções baseadas na natureza” foi cunhado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A ideia é ele ser um conceito guarda-chuva: um único termo que consegue abranger uma grande gama de estratégias, técnicas, ações e atividades que envolvem a natureza para resolver problemas sociais, econômicos e ambientais do mundo atual.

Quando falamos especificamente de acesso à água, as florestas aparecem como uma das principais soluções baseadas na natureza para dar segurança aos nossos sistemas de abastecimento. Elas podem trazer benefícios para a sociedade ao mesmo tempo que se apresentam como investimentos economicamente viáveis, a ponto de uma série de pesquisas começar a abordar a vegetação nativa como uma forma de infraestrutura — a infraestrutura natural. Chamamos de “Infraestrutura natural” investimentos e intervenções em conservação, manejo e restauração da vegetação nativa e de florestas. Essas ações não substituem investimentos em infraestrutura convencional, mas se complementam, aumentando os benefícios e gerando maior resiliência onde são implantadas.

Atualmente, a maior parte dos investimentos em infraestruturas para o abastecimento de água das cidades é feita em infraestruturas convencionais, como reservatórios, represas e estações de tratamento. Essas obras podem ganhar muito se forem planejadas em sintonia com a infraestrutura natural. Em uma paisagem degradada, ou com solo que sofre processos severos de erosão, uma grande carga de sedimentos — terra e sujeira, por exemplo — acaba indo para os rios e reservatórios, o que aumenta os custos de dragagem e acarreta maior uso de produtos químicos no tratamento da água, além de diminuir a vida útil dos reservatórios. Com a restauração de florestas em paisagens degradadas e em áreas prioritárias para o abastecimento de água, como no entorno de reservatórios, as árvores evitam que grande parte dos sedimentos chegue aos cursos d’água, funcionando como barreiras naturais e gerando economia no uso de produtos químicos e nos custos de energia das estações de tratamento.

Isso sem contar os benefícios mais amplos, como recuperação do solo, captura de gases de efeito estufa, que ajuda a mitigar as mudanças climáticas, formação de corredores ecológicos para espécies ameaçadas e aumento da resiliência a impactos de eventos climáticos extremos, como secas ou inundações. Dessa forma, a infraestrutura natural é um investimento inteligente do ponto de vista socioeconômico, que traz retornos no longo prazo e produz bons resultados para toda a sociedade. As empresas de saneamento no país todo só têm a ganhar ao investir na restauração florestal.

V. Tornello; L. Caccia; M. Oliveira; Bruno Calixto. Florestas para água: uma solução baseada na natureza para enfrentar crises hídricas. Internet: (com adaptações).

Considerando a estruturação linguística do texto CG2A1, julgue o item subsecutivo.

No segmento “acesso à água” (primeiro período do segundo parágrafo), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.

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166Q945535 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Para restaurar uma rua de Recife, uma empresa de infraestrutura precisa substituir a base de um segmento específico utilizando os agregados areia e brita, na proporção de 3:4, em volume. O projeto especifica o uso de 300 m³ de brita. Considerando uma perda de 10% no volume de areia devido a fatores logísticos e operacionais, a quantidade total de areia que a empresa precisa ter em estoque para atender ao projeto é de
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168Q945361 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Antigamente, havia muitas possibilidades de marcar o tempo espalhadas pelo mundo e muitos inventores tentaram aprimorar esses sistemas. Havia, por exemplo, a invenção de Yi Xing, um monge budista chinês que desenvolveu uma máquina que contava 24 horas a partir de um sistema de queda d’água, cordas, encanamentos, baldes e engrenagens. Os primeiros relógios de pêndulo foram construídos nas igrejas da Europa por volta dos anos 1300. Séculos depois, com a Revolução Industrial, não demorou para que nos tornássemos servos de relógios, alarmes, horários e prazos cada vez mais apertados. Os relógios se tornaram menores e portáteis. Atualmente, temos os relógios atômicos, que registram oscilações de energia em átomos de césio. Nossos celulares, aparelhos e os relógios oficiais de todo o mundo são sincronizados nesses medidores de tempo atômico.

(Adaptado de Calendários, relógios e alguns dos inventores do tempo. Blog Espaço do Conhecimento – UFMG. Disponível em https://www.ufmg.br/espa codoconhecimento/ calendarios-relogios-e-alguns-dos-inventores-do- tempo/. Acesso em 02/12/2024.)

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta.
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169Q895113 | Arquitetura, NBR n 166361 2017, Analista Arquitetura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme a ABNT NBR 16636-1:2017, as atividades técnicas necessárias para a realização de um projeto variam conforme sua natureza, a tipologia ou classe de edificações e espaços urbanos, seu porte e complexidade, o desempenho desejado e a localização geográfica. Dado o caráter evolutivo do processo de projeto, as atividades técnicas ocorrem ao longo de todo o seu desenvolvimento, mas com os variados graus de contribuição das diversas especialidades.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue, relativo a elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.

O memorial descritivo de projeto é o documento desenvolvido e elaborado por profissional habilitado, complementar aos desenhos do projeto, e que consiste na discriminação das atividades técnicas, das especificações e dos métodos construtivos a serem empregados na execução de determinada obra ou serviço técnico, em conformidade com o projeto.

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170Q1035461 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

“A floresta aterrorizava as crianças do local. Os grandes galhos se agitavam como fantasmas. Pequenos arbustos disformes produziam sons estranhos nas clareiras. A vegetação rasteira se mexia como enguias.”

Considerando a progressão temática do texto abaixo, assinale a afirmativa correta.
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171Q920657 | Específico Brigada Militar RS, Legislação Específica, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

A Lei Complementar nº 10.990/1997 estipula que: “__________ é a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o servidor militar é investido legalmente, quando conduz homens ou dirige uma Organização Policial Militar, sendo vinculado ao grau hierárquico e constituindo prerrogativa impessoal, em cujo exercício o servidor militar se define e se caracteriza como chefe. Já, a ____________ decorre, exclusivamente, da estrutura hierárquica da Brigada Militar e não afeta a dignidade pessoal do servidor militar. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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172Q918122 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Texto associado.

Largar o açúcar pode mudar sua saúde para melhor? A resposta já pode ser vista em poucos dias



A maioria de nós sabe que comer açúcar em excesso não é bom para a saúde. Como seu consumo está associado a perigos como obesidade, doença hepática gordurosa, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer.


Por tudo isso, o açúcar está no topo da lista de vícios dos quais vale a pena abrir mão. Mas acontece que reduzir a ingestão de açúcar não só ajuda a evitar os danos do consumo excessivo, como também pode trazer vantagens surpreendentes das quais você não precisará esperar muito para se beneficiar. Isso inclui "melhora no humor, na saúde da pele, na higiene dental, na função cognitiva e até mesmo no desempenho atlético", diz Amy Goodson, nutricionista e dietista registrada em Dallas, nos Estados Unidos.


A primeira coisa a entender é que nem todo açúcar é ruim para você, pois há uma grande diferença entre os açúcares naturais e os açúcares adicionados.


Os açúcares naturais, como a glicose no pão, a frutose nas frutas (e em muitos vegetais) e a lactose no leite, ocorrem naturalmente. Eles não apenas fornecem energia, mas também oferecem doçura e sabor para nos motivar a comer os alimentos que contêm vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes. Esses nutrientes compensam o açúcar contido neles.


Os açúcares adicionados, por outro lado, “são açúcares introduzidos nos alimentos ou bebidas durante o processamento, cozimento ou à mesa”, afirma Goodson. Eles são mostrados como “açúcares adicionados” no rótulo de Informações Nutricionais de um alimento – e a U.S. Food and Drug Administration recomenda limitar seu consumo a 50 gramas por dia.


Existem mais de 260 nomes para os vários açúcares adicionados nos rótulos dos alimentos (qualquer ingrediente que termine com “ose” ou “xarope” é um tipo de açúcar), que são adicionados para preservar um alimento, aumentar a textura ou o volume e, mais comumente, para adoçar ou melhorar o sabor de alimentos muitas vezes não saudáveis e ultraprocessados. Pior ainda, os alimentos com açúcares adicionados não fornecem quantidades significativas de vitaminas, minerais ou fibras alimentares para compensá-los.


Você se beneficia mais quando corta ou reduz a ingestão de açúcar permanentemente ou por longos períodos de tempo, mas mesmo as reduções temporárias podem ser boas para você. “Um pequeno estudo mostrou que adolescentes com esteatose hepática que seguiram uma dieta com baixo teor de açúcar por apenas oito semanas melhoraram a saúde do fígado”, diz Zeratsky.


Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard T. H. Chan School of Public Health, diz que também se sabe que a redução da ingestão de açúcar adicionado pode diminuir “rapidamente” o risco de diabetes tipo 2: “Estamos falando de possíveis melhorias em dias ou semanas, não em meses ou anos.”


Limitar a ingestão de açúcar antes de uma prova também pode ajudá-lo a pensar com mais clareza, pois há evidências de que o açúcar prejudica a capacidade de concentração – além de pesquisas adicionais que mostram que ele pode bloquear os receptores de memória no cérebro.


Reduções de curto prazo no açúcar adicionado também podem ajudá-lo a evitar quedas de açúcar e reduzir o desejo por açúcar em geral, “facilitando a manutenção da energia e de hábitos mais saudáveis a longo prazo”, diz Goodson.


Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2025/02/largar-oacucar-pode-mudar-sua-saude-para-melhor-a-resposta-ja-pode-ser-vista-empoucos-dias (adaptado).

Sobre o impacto dos açúcares adicionados na alimentação, analise as assertivas:

I. Alimentos com açúcares adicionados costumam ser ultraprocessados e oferecem poucos nutrientes compensatórios.
II. Os açúcares adicionados são identificados nos rótulos por nomes que terminam em "ose" ou "xarope".
III. A redução temporária de açúcares adicionados não traz benefícios significativos para a saúde.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
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173Q915634 | Matemática Básica, Aritmética e Problemas, Agente de Cemitério, Prefeitura de Morungaba SP, Instituto Avança SP, 2025

Uma sala de aula tem 15 mesas, e cada mesa pode acomodar 4 alunos. Se todas as mesas estavam ocupadas, qual é o número total de alunos que uma sala pode acomodar?

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174Q900780 | Matemática, Juros Compostos, Técnico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Corrigida mensalmente a determinada taxa de juros compostos, uma obrigação assumida de R$ 2.500,00 eleva-se para R$ 3.150,00 em 4 meses.

Com base na situação apresentada, julgue os itens seguintes, supondo que 1,261/4 = 1,06 .

A obrigação, um mês após ser assumida, teve seu valor elevado para R$ 2.650,00.

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175Q895111 | Arquitetura, NBR n 166361 2017, Analista Arquitetura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme a ABNT NBR 16636-1:2017, as atividades técnicas necessárias para a realização de um projeto variam conforme sua natureza, a tipologia ou classe de edificações e espaços urbanos, seu porte e complexidade, o desempenho desejado e a localização geográfica. Dado o caráter evolutivo do processo de projeto, as atividades técnicas ocorrem ao longo de todo o seu desenvolvimento, mas com os variados graus de contribuição das diversas especialidades.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue, relativo a elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.

O estudo de viabilidade do empreendimento (EVE) integra a fase de elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos para a anuência do cliente, que se diferencia da fase de preparação.

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176Q979049 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Weisz (2000) entende que a tematização da prática é cada vez mais necessária para a adequada formação continuada do professor.

Para a autora, a tematização da prática é
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177Q945548 | Geografia, Clima, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Compreender as características climáticas do Nordeste Brasileiro é essencial para entender os desafios socioeconômicos enfrentados pela população nordestina. A dinâmica do clima no Nordeste brasileiro é
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178Q899079 | Português, Interpretação de Texto, Técnico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB4A1-I

        Existem desde previsões de que a inteligência artificial (IA) substituirá os seres humanos e eliminará uma lista de profissões até alegações de que ela contribuirá para “o uso humano dos seres humanos” (parafraseando-se o subtítulo do livro de 1954 do matemático considerado fundador da cibernética, Norbert Wiener), liberando-os para usarem melhor o tempo enquanto assume as tarefas repetitivas.

         Um grupo de pesquisadores de diversos países produziu a publicação Inteligência Liberada — um argumento para a IA na educação, para demonstrar os benefícios da IA para a educação.

         É importante, nesse ponto, definir o que é a IA aplicada na educação — algo que vem sendo estudado no meio acadêmico há mais de três décadas. Para os autores da publicação mencionada, IA corresponde a “sistemas de computador que foram projetados para interagir com o mundo por meio de capacidades (por exemplo, percepção visual e reconhecimento de fala) e comportamentos inteligentes (por exemplo, avaliar as informações disponíveis e, em seguida, tomar a ação mais sensata para atingir um objetivo declarado) que seriam considerados essencialmente humanos”.

         Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada “caixa-preta do aprendizado”, ou, em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).

            Nesse contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para “rastrear” o comportamento dos alunos.

Internet:  (com adaptações).

A respeito do texto CB4A1-I e das ideias nele veiculadas, julgue o item que se segue.

O texto é, essencialmente, informativo.

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179Q980618 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para pintar 1/3 da área total de um muro, foram gastos 5 litros de uma determinada tinta.

Mantida sempre essa proporção, o número de litros dessa tinta que serão necessários para pintar 4/5 da área que ainda resta desse muro é igual a
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180Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo.
É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro:
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