Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q1082699 | Direito Penal, Antijuridicidade, Sem cargo, ENAM, FGV, 2025

Em matéria de descriminantes reais e putativas, de acordo com o entendimento doutrinário majoritário, analise as afirmativas a seguir.

I. É possível a atuação em legítima defesa real contra um comportamento acobertado pela legítima defesa real.
II. É possível a atuação em legítima defesa real contra um comportamento acobertado pelo estado de necessidade.
III. É possível a ocorrência de legítima defesa real contra o excesso de uma situação inicial de legítima defesa real.
IV. É possível a atuação em legítima defesa putativa contra um comportamento acobertado pela legítima defesa real.
V. É possível a atuação em legítima defesa real contra quem atua sob coação moral irresistível.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1722Q1073669 | Informática, Internet, Lançador Chefe, Prefeitura de Irapuã SP, Instituto Unique, 2025

O serviço de armazenamento em nuvem do Microsoft 365 que permite ao usuário guardar seus arquivos pessoais, sincronizá-los entre diferentes dispositivos e compartilhálos com outras pessoas é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1723Q1070614 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Primeira Fase, OAB, FGV, 2025

O Estado Beta, no último ano, ultrassou o limite de despesa total de pessoal, que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é de, no máximo, 60% da Receita Corrente Líquida (RCL).
Por falta de gestão responsável, apesar de os demais Poderes e órgãos autônomos terem se enquadrado dentro dos respectivos percentuais fixados como limites individuais, o Poder Executivo Estadual ainda não conseguiu alcançar a redução determinada pela própria LRF, dentro do prazo por ela estipulado, para atender ao percentual máximo de 49% da RCL, fixado como limite individual de despesas com pessoal para o Poder Executivo Estadual.

Diante desse cenário, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo estadual não poderá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1724Q1062180 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Área 20 Engenharia Ambiental, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em relação ao saneamento no Brasil, julgue o item que segue.
Embora o saneamento básico seja prioridade no planejamento governamental, muitos municípios brasileiros apresentam dificuldades em eliminar lixões e implementar aterros sanitários, em decorrência de fatores estruturais, financeiros, políticos e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1725Q1058546 | Português, Interpretação de Textos, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
No excerto a seguir, a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo no sentido, por:
"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1726Q1058153 | Português, Morfologia, Nível Médio, Comando do 2 Distrito Naval, Marinha, 2025

Texto associado.

Texto 1


Redes sociais são amigas ou inimigas da saúde mental de jovens?



Com o uso generalizado e quase constante de redes sociais, têm surgido debates sobre seus impactos na salde mental, especialmente dos mais jovens. A popularização dessas preocupações levou pesquisadores de diversas áreas a se dedicarem a compreender as nuances dessa relação. Afinal, o que revelam as evidências sobre o tema?


A pesquisa de Sumer Vaid e outros autores introduziu o conceito de “sensibilidade as mídias sociais" para explorar como a relação entre o uso de mídias sociais e o bem-estar varia entre diferentes indivíduos e contextos. O estudo revelou que na média há uma pequena associação negativa entre o uso das redes e o bem-estar subsequente. Contudo essa associação variava muito a depender de outras características dos participantes.


Por exemplo, indivíduos com disposições psicológicas vulneráveis, como depressão, solidão ou insatisfação com a vida, tendiam a experimentar uma sensibilidade negativa mais acentuada em comparação com aqueles não vulneráveis, Além disso, certos contextos físicos e sociais de uso das redes intensificaram essa sensibilidade negativa, sugerindo que a sua influência na saúde mental é multifacetada e dependente do contexto.


Já Amy Orben e outros pesquisadores decidiram investigar como o uso de redes sociais influencia a satisfação com a vida apenas em certas fases de desenvolvimento, como a puberdade e a transição para a independência, aos 19 anos. Isso destaca como as transformações neurocognitivas e sociais da adolescência podem intensificar o impacto das redes.


Dado o papel crucial das interações nessa idade, as redes sociais, que medem aprovação social por meio de "curtidas"”, podem exacerbar preocupações com autoestima e aceitação. Apesar dessas descobertas, os autores recomendam mais estudos sobre o uso de mídias em diferentes estágios de desenvolvimento, para entender melhor essa interação e formular politicas de proteção de saúde mental dos adolescentes nesta era digital.


Nesse sentido, a psicóloga e pesquisadora Candice Odgers defende cautela para as interpretações das pesquisas que estabelecem uma ligação direta entre o uso de redes sociais e o surgimento de problemas de saúde mental. Odgers adverte que, apesar das preocupações legitimas acerca de seus impactos adversos, as evidéncias cientificas atuais não confirmam uma relação causal direta. Ela enfatiza a importância de distinguir entre correlação e causalidade e de considerar a influência de uma série de fatores genéticos e ambientais no bem-estar.


Então, enquanto algumas pesquisas sugerem uma associação negativa entre o uso de mídias sociais e a saúde mental, é crucial reconhecer a diversidade de experiências entre os usuários. Fatores como disposições psicológicas, contextos de uso e a natureza interativa das plataformas sociais desempenham papéis significativos nessa equação, de acordo com ponderações desses mesmos estudos.


O fato é que as redes vieram para ficar. Até o momento, os resultados das pesquisas enfatizam a importância de adotar uma perspectiva mais abrangente e individualizada ao examinar seus impactos.


Educadores, pais, legisladores e o setor de tecnologia precisam, antes de tudo, reconhecer a complexidade envolvida para então formular estratégias que minimizem os riscos associados ao uso dessas plataformas. No entanto, não podemos negligenciar os benefícios que elas oferecem, como a interação social com pessoas distantes e o acesso à informação, que podem ser benéficos para muitos.


Se não considerarmos esses fatores, corremos o risco de, ao buscar um culpado para os problemas de saúde mental de nossa época, ficarmos sem soluções efetivas e descartarmos o que há de bom.


BIZARRIA, Deborah. Folha de São Paulo, 5.4.24

As palavras derivadas destacadas nos trechos seguintes foram formadas mediante o emprego de prefixos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1727Q1045876 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

O Art. 210 da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre a fixação de conteúdos mínimos para o ensino fundamental, assegurando formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Considerando o disposto em seu § 1º referente ao ensino religioso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1728Q1045010 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, que assegura o direito constitucional de acesso às informações públicas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1729Q1045006 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman, as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária, o que dificulta a mudança de hábitos e ajuda a manter o status quo. Essa percepção poderia explicar, por exemplo, o fato de os candidatos que estão à frente nas pesquisas eleitorais receberem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e provavelmente serão eleitos.

Na Teoria da Comunicação, essa hipótese é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1730Q1044912 | Direito Processual Civil, Teoria Geral da Prova, Especialidade Direito, PGM RJ, FGV, 2025

Analise a narrativa a seguir, considerando o princípio da cooperação processual e a possibilidade de inversão do ônus da prova no processo civil brasileiro.
Em ação de responsabilidade civil por defeito em produto eletrônico, o consumidor alegou que o equipamento apresentou falhas após três meses de uso. A empresa fabricante, em contestação, afirmou que o defeito se deve a mau uso, mas não apresentou laudo técnico. O juiz, considerando a vulnerabilidade técnica do consumidor e a maior capacidade probatória da empresa, redistribuiu o ônus da prova, fixando-o na pessoa da empresa ré.
Com base no relato, assinale a afirmativa correta a respeito da redistribuição do ônus da prova.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1731Q1044908 | Direito Processual Civil, Intervenção de Terceiro, Especialidade Direito, PGM RJ, FGV, 2025

Em sede de Ação Civil Pública que discute a constitucionalidade de uma lei municipal sobre contratação temporária de servidores, uma organização da sociedade civil que atua na defesa da moralidade administrativa requereu sua admissão como amicus curiae, alegando possuir expertise técnica no tema e amplo histórico de atuação em casos semelhantes. O magistrado deferiu o ingresso da entidade como amicus curiae, mas, posteriormente, a referida organização apresentou recurso contra decisão interlocutória que indeferia a produção de determinada prova técnica.
Nesse cenário, com base no regime jurídico do Código de Processo Civil e na jurisprudência consolidada, é correto afirmar que o amicus curiae
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1732Q1041185 | Psiquiatria, Psicoterapia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Para a primeira das fases, Conrad elegeu a expressão trema, preterindo a expressão “pródromo”, por considerar que esta remete a um conceito nosológico e não fenomenológico. Trema é um termo da gíria teatral, usado pelos atores para significar a angústia, a tensão que eles experimentam antes de entrar no palco e que só desaparece quando o abandonam, ou se decidem antecipadamente a não entrar.

Manuela Borja Santos e Vitor Amorim Rodrigues.
Esquizofrenia - Perspectiva de Conrad.
In: Análise Psicológica, Lisboa, v. 9, p. 111–117, 1991.
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (com adaptações).

Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.

A interface entre estudos cênicos e psiquiatria ocorre não apenas na tentativa de elucidação de fenômenos psíquicos, mas também no campo do tratamento e da terapêutica e um dos principais expoentes representativos deste movimento é o médico romeno Jacob Levy Moreno, fundador do psicodrama.

  1. ✂️
  2. ✂️

1733Q1035638 | Direito Processual Civil, Sentença, Juiz Leigo, TJ SC, FGV, 2025

Manoel, após ser citado em uma demanda cuja matéria era exclusivamente de direito, apresentou somente a peça reconvencional. O réu deixou de apresentar a contestação, pois a matéria já estava decidida no Supremo Tribunal Federal no sentido contrário à pretensão do autor.
Na sequência, o juiz da causa proferiu uma decisão julgando improcedente o pedido do autor, mas determinou que as partes especificassem as provas que pretendiam ver produzidas em relação ao pedido reconvencional.
Nesse cenário, é correto afirmar que o pronunciamento judicial que julgou improcedente a pretensão do autor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1734Q1035416 | Português, Morfologia, Contábil, AGESAN RS, FGV, 2025

Leia a frase a seguir:

O modo mais correto de esconder dos outros os limites do próprio saber é não os ultrapassar jamais.

Sobre a significação ou a estruturação da frase, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1735Q1032948 | Química, Transformações Químicas, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O pirocloro (Na3,Ca)2(Nb,Ti)(O,F)7 é um mineral de origem carbonatítica com teor máximo de 71% de óxido de nióbio (Nb2O5) e suas maiores reservas existentes estão localizadas no Brasil, nos estados de Minas Gerais (Araxá) e Goiás (Catalão e Ouvidor).

BRUZIQUESI, C. G. O. et al.. NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO ESTRATÉGICO PARA O BRASIL. Química Nova, v. 42, n. 10, p. 1184–1188, out. 2019.

Considerando uma amostra de 40 toneladas de pirocloro proveniente do município de Catalão (GO), calcule a massa aproximada de nióbio metálico que pode ser extraída dessa quantidade de mineral. (Dados: massa atômica Nb=93u; O=16u).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1736Q1032778 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Arquiteto, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Após um desastre, a defesa civil levantou os seguintes dados:

· 78 pessoas tiveram suas casas alagadas;

· 49 pessoas tiveram apenas perda de móveis;

· 19 pessoas sofreram apenas com deslizamentos de terra;

· 27 pessoas tiveram suas casas alagadas e perderam móveis;

· 31 pessoas sofreram com deslizamentos de terra e tiveram suas casas alagadas;

· 20 pessoas tiveram suas casas alagadas, perderam móveis e sofreram com deslizamentos de terra.

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1737Q1031446 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Durante a realização de uma sessão de exercícios, um dos alunos começou a apresentar uma crise convulsiva.

Sobre as ações de primeiros socorros a serem executadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1738Q1030512 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que guia o empreendedor na estruturação de seu empreendimento, abrangendo desde a definição dos objetivos até a descrição detalhada das etapas necessárias para alcançá-los.

Sabendo disso, analise as assertivas a seguir.

I. Resumo Executivo: Apresenta uma visão geral do negócio, incluindo missão, visão e público-alvo.
II. Plano operacional: Inclui projeções de receita, custos, investimentos e análise de viabilidade econômica.
III. Análise de Mercado: Define a hierarquia, funções e responsabilidades dos membros da equipe.

Correspondem a elementos do plano de negócios, com suas respectivas definições o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1739Q1030024 | Atuária, Repartição de Capitais, Atuarial, MPU, FGV, 2025

Segundo a classificação de Trowbridge em Fundamental Concepts of Actuarial Science, o método de financiamento que está ligado ao regime financeiro de repartição de capitais de cobertura é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1740Q1029944 | Auditoria, Controle Interno, Perito em Contabilidade, MPU, FGV, 2025

A adoção de modelos avançados de gestão tem sido fortemente incentivada no âmbito das entidades públicas, a exemplo do Modelo das Três Linhas, desenvolvido pelo Institute of Internal Auditors (IIA). Esse modelo tem como objetivo auxiliar as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.
Nesse modelo, papéis focados em objetivos específicos do gerenciamento de riscos, a exemplo de conformidade com leis, regulamentos, comportamento ético aceitável e avaliação da qualidade, podem ser associados a(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.