Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q918242 | Engenharia Agrícola, Propagação de Plantas, Técnico Agrícola, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Na fruticultura, a propagação das plantas pode ocorrer por diferentes métodos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1822Q918167 | Engenharia Civil, Resistencia dos Materiais, Fiscal Superior de Obras e Posturas, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre resistência dos materiais e análise estrutural, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1823Q918062 | Contabilidade Geral, Amortização, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

Sobre os conceitos contábeis de depreciação, exaustão e amortização, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F se falsas.

( ) A amortização refere-se à alocação sistemática do custo de ativos tangíveis ao longo do tempo, enquanto a depreciação se aplica exclusivamente a ativos intangíveis.
( ) A exaustão é um processo de reconhecimento contábil da perda de valor de recursos naturais exploráveis, como jazidas e florestas.
( ) O método das unidades produzidas pode ser utilizado tanto para depreciação de ativos fixos quanto para amortização de ativos intangíveis.
( ) A Lei nº 6.404/1976 prevê que as taxas de depreciação devem ser uniformes para todos os ativos da empresa, independentemente de sua vida útil econômica, obedecendo assim o princípio da igualdade.
( ) No setor público, a NBC TSP 07 estabelece diretrizes específicas para a contabilização da depreciação, incluindo a obrigatoriedade de reconhecimento desse ajuste patrimonial para bens do ativo imobilizado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1824Q917952 | Direito Administrativo, Conceito e Característica – Lei nº 14133 de 2021, Assistente de Contas a Receber, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

De acordo com o art. 42 da Lei 14.133/2021 – Licitações e Contratos Administrativos, a prova de qualidade do produto apresentado pelos proponentes como similar ao das marcas eventualmente indicadas no edital será admitida e, assim, elucidadas os meios. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Declaração de atendimento satisfatório emitida por outro órgão ou entidade de nível federativo equivalente ou superior que tenha adquirido o produto.
II. Comprovação de que o produto está de acordo com as normas técnicas determinadas pelos órgãos oficiais competentes, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou por outra entidade credenciada pelo Inmetro.
III. Certificação, certificado, laudo laboratorial ou documento similar que possibilite a aferição da qualidade e da conformidade do produto ou do processo de fabricação, independentemente do aspecto ambiental, emitido por instituição oficial competente ou por entidade credenciada.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1826Q917700 | Direito Sanitário, Lei nº 8080 de 1990, TARM, CIMPAJEÚ PE, ADM TEC, 2025

Associe os princípios e diretrizes do SUS às suas definições correspondentes:

A. Universalidade
B. Equidade
C. Integralidade
D. Regionalização
E. Participação social

1. Direito de acesso aos serviços de saúde a todos os cidadãos.
2. Organização do sistema em territórios para facilitar a gestão.
3. Priorização das necessidades de saúde de acordo com as especificidades de cada indivíduo ou grupo.
4. Garantia de assistência integral em todos os níveis de complexidade.
5. Controle social nas políticas públicas de saúde por meio de conselhos e conferências.

A ordem CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1827Q917671 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Orgânica do Município de Serra Alta, Educador Social de Artesanato, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Compete ao Prefeito, entre outras atribuições, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1828Q917123 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

As frutíferas apresentam duas classificações quando analisamos a condição de amadurecimento dos frutos, estes podem ser climatéricos ou não climatéricos. Os frutos climatéricos são aqueles que após serem colhidos, no estágio de amadurecimento fisiológico completo, continuam seu processo de amadurecimento mesmo fora da planta, suas atividades metabólicas continuam ativas. Já os frutos não climatéricos precisam concluir o processo de amadurecimento total na planta antes de ser colhido, caso contrário suas atividades metabólicas são paralisadas e o processo de amadurecimento se encerra. Com base nas informações apresentadas, como podemos analisar a taxa respiratória de frutos climatéricos e não climatéricos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q916874 | Direito Penal, Lei penal no tempo, Oficial de Justiça, TJ RO, Consulplan, 2025

Durante o estado de calamidade pública decretado em decorrência de uma pandemia, foi promulgada a Lei X, com vigência temporária, que tipificava como crime a elevação abusiva de preços de produtos essenciais à saúde pública. João, comerciante, praticou tal conduta enquanto a lei estava em vigor, mas sua denúncia ocorreu após o término da vigência da referida norma. Com base nos princípios que regem a lei penal excepcional e temporária e na contagem de prazo penal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1830Q916599 | Direito Processual Civil, Tutela Provisória e Tutela de Urgência, Técnico Judiciário, TJ RO, Consulplan, 2025

Em determinado processo, foi feito um pedido principal: a entrega do quadro de certo pintor famoso, o qual o autor alega ser seu e o réu se recusa a devolver, segundo o autor, de forma injusta. Foi feito pedido de tutela de urgência para que o quadro fosse retirado da posse do réu e guardado em depósito judicial ou com depositário fiel designado pelo Juiz, até o término do processo, resguardando a integridade do quadro e garantindo o resultado útil do processo. O réu, citado, compareceu aos autos, argumentou que o quadro é seu, que está em sua posse por mais de cinco anos e que desconhece qualquer direito do autor sobre ele. Pede que o quadro seja mantido sob sua custódia durante o curso do processo, por não existir motivos para a alteração da situação fática atual e que o quadro não está em situação de risco. Ambas as partes apresentaram provas de seu direito e pediram a produção de prova testemunhal, vez que as provas materiais das duas partes não são concretas e objetivas o bastante para afirmar que um ou outro esteja falando a verdade sobre os fatos. Considerando o caso concreto e as normas de Direito Processual Civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1831Q916348 | Direito Eleitoral, Alistamento Eleitoral, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao cadastro eleitoral e à restrição dos direitos políticos, julgue o seguinte item, com base na Resolução do TSE n.º 23.659/2021.

O respeito ao direito dos cidadãos à privacidade integra o conjunto de diretrizes de gestão do cadastro eleitoral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1832Q916342 | Direito Eleitoral, Propaganda Política, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos partidos políticos e à propaganda eleitoral, julgue o item que se segue, considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

A propaganda partidária gratuita mediante transmissão em bloco no rádio e na televisão será promovida por iniciativa e sob responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária, por meio de inserções no intervalo da programação normal das emissoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

1833Q915759 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, VUNESP, 2025

A Atenção Básica na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência deverá priorizar a(s) seguinte(s) estratégia(s) para a ampliação do acesso e da qualificação da atenção à pessoa com deficiência: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q915746 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025

Gabriele é uma pessoa cega de 18 anos que deseja adotar uma criança. A despeito de quaisquer outros fatores e, ao considerar somente a deficiência, de acordo com o artigo 6° da Lei nº 13.146, de julho de 2015, Gabriele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q915728 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, TRF 6a Região, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e as Leis n.º 10.048/2000 e n.º 10.098/2000.

As normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida devem ser observados tanto na zona urbana quanto na zona rural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1836Q915694 | Atendimento Bancário, Qualidade no Atendimento, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2025

As ações mercadológicas postas em prática no interior das agências bancárias, tais como a distribuição de brindes e a exposição de ofertas de serviços em cartazes e displays, são exemplos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1837Q915589 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

Texto associado.

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes implicações em suas relações internacionais.

Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídricos, o Brasil apresenta-se vulnerável diante das prováveis mudanças climáticas globais, haja vista, por exemplo, o quadro de saneamento básico precário no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

1838Q1083257 | Português, Pontuação, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Humilhação social: um problema político em Psicologia

A visão dos bairros pobres parece, às vezes, ainda mais impiedosa do que a visão de ambientes arruinados: não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de ruínas. Ocorre que ali o trabalho humano sobre a natureza e sobre a cidade parece interceptado. As formas de um bairro pobre não figuram como destroços ou como edifícios decaídos, realidades fúnebres, mas em que podem restar impressionantes qualidades arqueológicas: em suas linhas corroídas e em suas formas parcialmente quebradas pode persistir a memória de uma gente.
No bairro pobre, menos de ruína, o espetáculo mais parece feito de interrupção: as linhas e as formas estão incompletas, não puderam se perfazer. Faltam os instrumentos, faltam os materiais que suportariam o trabalho humano para a configuração de um mundo, para a fisionomia de uma cultura.
Para a carpintaria, pode faltar madeira ou formão, um martelo, um alicate. A alvenaria é sempre adiada, interminável: a compra de tijolos, areia, massa e uma janela às vezes consumiria o salário de mais de cinco meses. Como pensar no tamanho de uma pequena horta se, quando não falta o quintal, faltam as sementes e o adubo? As rodas do samba ou os forrós contentam-se às vezes com um só pandeiro. As procissões vão sem velas e nas festas do padroeiro pode faltar a imagem do santo.
Eis o que ouvimos de Ecléa Bosi: a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado. Os retratos, o retrato de casamento, os panos e peças do enxoval, os objetos herdados, toda esta coleção de bens biográficos não logra acompanhar a odisseia dos miseráveis. São transferidos, são abandonados ou são vendidos a preços irrisórios. A espoliação econômica manifesta-se ao mesmo tempo como espoliação do passado. E ainda: “... não há memória para aqueles a quem nada pertence. Tudo o que se trabalhou, criou, lutou, a crônica da família ou do indivíduo vão cair no anonimato ao fim de seu percurso errante. A violência que separou suas articulações, desconjuntou seus esforços, esbofeteou sua esperança, espoliou também a lembrança de seus feitos”.

(José Moura Gonçalves Filho, “Humilhação social: um problema político em Psicologia”, Psicologia USP. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a introdução de vírgulas em trecho do texto preserva o sentido original e atende à norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1839Q1083138 | Direito Administrativo, Processo Administrativo, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Durante um processo administrativo tributário, o contribuinte autuado requer a produção de uma prova pericial, que é indeferida pelo julgador de primeira instância sob o argumento de ser "desnecessária e protelatória". O contribuinte alega cerceamento de defesa. De acordo com a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo federal e cujos princípios são aplicáveis aos municípios, analise as afirmativas a seguir:

I.O indeferimento de provas pelo julgador deve ser devidamente motivado, indicando os fundamentos de fato e de direito que levaram à decisão, em observância ao princípio da motivação.

II.O contribuinte, como interessado no processo, tem o direito de propor a produção de provas, e o indeferimento de provas essenciais à sua defesa pode, de fato, caracterizar cerceamento de defesa.

III.O princípio da verdade material, que rege o processo administrativo, permite que a autoridade busque todas as provas necessárias para a elucidação dos fatos, não ficando restrita às provas apresentadas pelas partes.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1840Q1076760 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Condutor de Veiculos de Emergência, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

A Resolução do CONTRAN nº 970/2022 dispõe sobre as características e especificações técnicas dos sistemas de sinalização, de iluminação e seus dispositivos, bem como sobre o uso de lanternas especiais em veículos e complementa também o artigo 29 do CTB, quando trata dos veículos de emergência e dos veículos prestadores de serviços de utilidade pública. Sobre esse tema, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.