Questões de Concurso 2025

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21 Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX.
"Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas."

22 Q945382 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Uma residência utiliza um sistema de energia solar fotovoltaica, composto por um conjunto de 10 placas solares ligadas em série, cada uma com potência nominal de 300 W. O sistema possui também um inversor que transforma a energia contínua, (DC), gerada pelas placas em energia alternada, (AC), com uma eficiência de 95%. Sabendo-se que a potência de entrada do inversor corresponde à energia contínua fornecida pelas placas e considerando-se as perdas de eficiência do inversor, calcule a potência real gerada pelas placas solares.

23 Q977742 | Noções de Informática, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém uma configuração de links válida para documentos compartilhados em grupos do Microsoft Teams.

24 Q920687 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Com base na Constituição Federal de 1988, analise as assertivas a seguir em relação à organização político-administrativa:

I. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, com exceção dos Municípios.

II. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

III. É permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, mesmo sem interesse público.

Quais estão corretas?

25 Q900772 | Português, Interpretação de Texto, Técnico EMBRAPA, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB1A1-I

      O aforismo “o cliente sempre tem razão” é bastante conhecido e muito citado como argumento econômico. Justifica-se para manter a fidelidade dos consumidores a marcas e a lojas a fim de evitar que a insatisfação individual se torne uma indesejada propaganda negativa.

     Será que, sob a ótica jurídica, a afirmativa corresponde à realidade? Não! O cliente (consumidor) só tem razão quando o direito, a lei, lhe dá amparo.

     Invariavelmente, baseando-se em critério pessoal do que seria justo como solução para problema de consumo, o consumidor realmente acredita que possui o direito que alega e, dentro da sua lógica, passa a exigir determinado comportamento do fornecedor.

        A expressão direito do consumidor tem sentido de conjunto de normas que regulam as relações entre consumidores e fornecedores; não significa necessariamente que o consumidor tem sempre direito de exigir a satisfação dos seus interesses.

 

     Para ilustrar, cite-se o exemplo, recorrente, de uma pessoa que acredita poder, em qualquer circunstância, trocar um produto que acabou de adquirir simplesmente porque, chegando em casa, percebeu que não era exatamente aquilo que queria, preferia de outra cor ou até haver gastado o dinheiro com algo mais interessante. Para a lei, a troca ou devolução do dinheiro pago só é possível em situações bem concretas: promessa do vendedor de trocar ou devolver o dinheiro (art. 30 do Código de Defesa do Consumidor); vício do produto (art. 18); compra fora do estabelecimento físico (art. 49).

 

       Daí a importância de que toda pessoa tenha uma noção básica de quais são os seus direitos e de como exigir a sua observância. Como é possível exigir respeito a sua condição de consumidor se não houver uma consciência mínima dos direitos?

Leonardo Bessa. O cliente – nem sempre – tem razão! In: Metrópoles. 20/06/2024.

Internet: (com adaptações).FimDoTexto

A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

O autor do texto defende a ideia de que, na perspectiva jurídica, nem sempre o consumidor tem direito de exigir que seus interesses sejam satisfeitos.

26 Q900782 | Matemática, Juros Compostos, Técnico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Alberto tem determinada quantia investida em uma instituição financeira que lhe paga 1% de juros compostos mensalmente. Ele deseja comprar uma televisão que custa R$ 6.000,00 e a loja lhe oferece as seguintes opções de pagamento:

  • I à vista, no valor de R$ 5.930,00;
  • II em duas prestações mensais e iguais, sem desconto, vencendo a primeira em um mês após a compra;
  • III em três prestações mensais e iguais, sem desconto, vencendo a primeira no ato da compra.

Considerando a situação acima, julgue o item subseqüente, supondo que 1,01-1 = 0,99 e 1,01-2 = 0,98.

A opção III é a menos vantajosa para Alberto.

27 Q945537 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Um estudante de química planeja realizar um experimento utilizando os compostos A e B para produzir os compostos C e D, conforme a reação química

A + BC + D

Para cada 17 g do composto A e 31,5 g do composto B consumidos, são produzidos 40 g do composto C e 8,5 g do composto D.

Sabendo que o discente dispõe de 3,4 g do composto A e 2,1 g do composto B, a maior quantidade de massa do composto C que poderá ser obtida é de, aproximadamente,

28 Q945523 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.

Para responder à questão, analise o trecho a seguir.


Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia do estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

A conjunção “Mas”, em destaque no trecho, liga

29 Q900776 | Português, Interpretação de Texto, Técnico EMBRAPA, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB1A1-I

      O aforismo “o cliente sempre tem razão” é bastante conhecido e muito citado como argumento econômico. Justifica-se para manter a fidelidade dos consumidores a marcas e a lojas a fim de evitar que a insatisfação individual se torne uma indesejada propaganda negativa.

     Será que, sob a ótica jurídica, a afirmativa corresponde à realidade? Não! O cliente (consumidor) só tem razão quando o direito, a lei, lhe dá amparo.

     Invariavelmente, baseando-se em critério pessoal do que seria justo como solução para problema de consumo, o consumidor realmente acredita que possui o direito que alega e, dentro da sua lógica, passa a exigir determinado comportamento do fornecedor.

        A expressão direito do consumidor tem sentido de conjunto de normas que regulam as relações entre consumidores e fornecedores; não significa necessariamente que o consumidor tem sempre direito de exigir a satisfação dos seus interesses.

     Para ilustrar, cite-se o exemplo, recorrente, de uma pessoa que acredita poder, em qualquer circunstância, trocar um produto que acabou de adquirir simplesmente porque, chegando em casa, percebeu que não era exatamente aquilo que queria, preferia de outra cor ou até haver gastado o dinheiro com algo mais interessante. Para a lei, a troca ou devolução do dinheiro pago só é possível em situações bem concretas: promessa do vendedor de trocar ou devolver o dinheiro (art. 30 do Código de Defesa do Consumidor); vício do produto (art. 18); compra fora do estabelecimento físico (art. 49).

       Daí a importância de que toda pessoa tenha uma noção básica de quais são os seus direitos e de como exigir a sua observância. Como é possível exigir respeito a sua condição de consumidor se não houver uma consciência mínima dos direitos?

Leonardo Bessa. O cliente – nem sempre – tem razão! In: Metrópoles. 20/06/2024.

Internet: (com adaptações).FimDoTexto

A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

De acordo com o autor do texto, a lei prevê situações específicas em que o consumidor pode solicitar ao fornecedor a troca de um produto ou a devolução do dinheiro gasto na compra de determinado produto.

30 Q945396 | Geografia, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

“A noção de divisão internacional do trabalho, corresponde às funções produtivas desempenhadas por cada Estado-nação no sistema internacional e, deste modo, está diretamente ligada a uma divisão do trabalho, que também se dá no interior do Território Nacional”. Referência: SANTOS, Milton. “A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção”. São Paulo, Hucitec, 1996 apud PEREIRA, Mirlei Fachini Vicente. “A inserção subordinada do Brasil na divisão internacional do trabalho: consequências territoriais e perspectivas em tempos de globalização”. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 348, ago. 2010.
A partir do conceito de Divisão Internacional do Trabalho, (DIT), os países periféricos como o Brasil, desempenham papéis subordinados no sistema econômico internacional. Segundo Mirlei Fachini Vicente Pereira, autor do trecho acima, a DIT não apenas organiza as funções produtivas entre os países, mas também impacta diretamente a organização do Território Nacional.
Referindo-se ao trecho e aos conhecimentos sobre globalização e a inserção do Brasil na DIT, indique a alternativa correta.
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