Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2181Q1017168 | Engenharia Agronômica Agronomia, Bioquímica em Agronomia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do emprego da edição gênica na agropecuária, julgue o item a seguir.

Apesar dos seus inúmeros usos, a edição gênica apresenta limitação potencial de uso na degradação de compostos tóxicos em ambientes de produção agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

2182Q1012750 | Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, Área Industrial, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nos fundamentos de instrumentação industrial e variações de medição de temperatura, pressão, vazão e nível, julgue o item subsequente.

Em instrumentos de medição e controle industriais, é utilizado sinal de saída que possui alta imunidade a ruído.

  1. ✂️
  2. ✂️

2183Q1010468 | Engenharia Agronômica Agronomia, Utilização de Recursos Hídricos, Engenheiro Agrônomo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considere dois modelos digitais hipotéticos: um de elevação e outro de lençol freático de determinada área de estudo, denominados de EL e LF, respectivamente. Considere, ainda, que esses modelos possuam resoluções espaciais de 15 metros e de 30 metros, respectivamente. Com bases nessas informações, julgue o item a seguir.

O método geoestatístico mais apropriado para interpolar a camada com resolução de 30 metros para 15 metros é o do vizinho mais próximo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2184Q1009754 | Direito Notarial e Registral, Ingresso por Provimento, TJES, FGV, 2025

Considere os seguintes atos judiciais:

i) sentença que decreta a falência de sociedade empresária;

ii) decisão que defere penhora sobre imóvel; e

iii) sentença que declara a vacância da herança.

Impedem a usucapião sobre os imóveis correlatos (de propriedade da sociedade falida, penhorados ou integrantes da herança vacante), a(s) hipótese(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2185Q1009689 | Direito Urbanístico, Leis Municipais, Ingresso por Remoção, TJES, FGV, 2025

Após amplos estudos, um grupo de investidores, que figurava como proprietário de uma área urbana no Município Ômega, almejava promover o seu parcelamento mediante loteamento, o que exigiria a abertura de novas vias de circulação e a estruturação de logradouros públicos. Apesar dos estudos realizados, ainda havia dúvida em relação ao modo de interação física, mais especificamente quanto à distância mínima, entre o futuro loteamento e a faixa de domínio público da rodovia X, que o confrontava em longa extensão a noroeste.
Após a análise da Lei nº 6.766/1979, a dúvida foi dissipada com a constatação de que a distância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2186Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:


“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2187Q1008950 | Direito Civil, Usucapião, Defensor Público, DPEPE, FGV, 2025

Jussara, de 75 anos, aposentada e em situação de vulnerabilidade social, vive sozinha em um imóvel com área de 180 metros quadrados, situado em zona urbana consolidada do Município de Olinda, Pernambuco.
O imóvel foi originalmente construído, em 2008, por seu irmão Ariano, que veio a falecer viúvo, sem deixar herdeiros nem testamento, no ano de 2010. Até a presente data não foi aberto o inventário de Ariano. Consta como proprietária do imóvel, uma construtora que encerrou suas atividades de forma informal no ano de 2005, sem jamais ter exercido a posse ou reivindicado o bem. Desde o falecimento do irmão, Jussara passou a residir de forma contínua e exclusiva no imóvel, realizando reformas, pagando regularmente os tributos, instalando os serviços essenciais em seu nome e exercendo a posse de forma mansa, pacífica e ininterrupta, sem qualquer oposição. Ressalta-se que Jussara não possui nenhum outro imóvel urbano ou rural.
Na última semana, ela procurou a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco para obter orientação jurídica quanto à possibilidade de regularização da propriedade do imóvel em que reside.
Sobre a pretensão de Jussara, com base no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2188Q1008793 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Professor, ENAM, FGV, 2025

Antônio, professor respeitado na escola, ofereceu carona à sua aluna Lívia, adolescente de 13 anos, que aceitou a oferta. Ainda no estacionamento da escola, Antônio acariciou os seios da aluna, beijou-a na boca e, enquanto se despia, foi surpreendido pela diretora da escola, que bateu na janela do carro interrompendo a ação, e em seguida, chamou a Polícia.
A respeito da adequação típica da conduta e da incidência da agravante prevista no Art. 61, inciso II, alínea f, do Código Penal (Art. 61. São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: II - ter o agente cometido o crime: f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, ou com violência contra a mulher na forma da lei específica) e da causa de aumento, prevista no Art. 226, inciso II do Código Penal (Art. 226. A pena é aumentada: II - de metade, se o agente é ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tiver autoridade sobre ela), à luz do entendimento do Superior Tribunal de Justiça, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2189Q1008628 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Sem Especialidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

João, servidor público federal, alugou um automóvel junto à sociedade empresária Alfa durante o seu período de férias, com o objetivo de ir ao Município de Bonito/MS.
Durante o trajeto, em razão da condução imprudente do veículo, João acabou por colidir com a motocicleta de Paulo, que ficou gravemente lesionado por força dos eventos.
Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal e o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominante, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2190Q1008514 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: O TEXTO 3 refere-se à questão

TEXTO 3 – INFORME TURÍSTICO

“Sergipe é o menor dos estados brasileiros e é um convite ao turismo por pelo menos dois motivos: os preços atraentes e a combinação entre belezas naturais e tesouros históricos.

O estado de Sergipe fica na região Nordeste entre os estados da Bahia e de Alagoas. Sergipe já pertenceu à Bahia, ganhando autonomia como uma unidade federativa em 1820.

A partir daí começou a desenvolver sua economia muito baseada na produção agrícola (cana de açúcar, laranja e coco) e no extrativismo mineral (petróleo, gás natural, calcário, potássio, entre outros).

O nome do estado é uma homenagem a um dos rios que o corta, o Rio Sergipe, que recebeu esse nome dos índios que habitavam a região.

Sergipe significa rio de siris e é resultado da contração das palavras siri e ype, em tupi-guarani.

Os tupis-guaranis, inclusive, são uma das etnias que habitavam a região. As outras são Canindé e Aratu.

No geral, Sergipe tem terras muito planas. Somente na região do Canindé de São Francisco e próximo a divisa com a Bahia é que são encontradas serras e morros.”
Assinale o segmento do TEXTO 3 que apresenta um problema de norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2191Q1008461 | Direito Administrativo, Oficial de Justiça Avaliador Federal Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Maria, servidora pública federal, recebia auxílio-moradia em razão da inexistência de imóvel funcional disponível na localidade em que estava lotada, além de preencher os demais requisitos exigidos na sistemática vigente.
Sobre a hipótese, considerando os balizamentos estabelecidos pela Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2192Q1008442 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Contabilidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), relacione os atos de improbidade administrativa listados a seguir ao seu respectivo exemplo.

1. Atos de Improbidade Administrativa que importam enriquecimento ilícito.
2. Atos de Improbidade Administrativa que causam prejuízo ao erário.
3. Atos de Improbidade Administrativa que atentam contra os princípios da Administração Pública.

( ) conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
( ) deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades.
( ) perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2193Q1008225 | Redes de Computadores, Suporte e Infraestrutura, MPU, FGV, 2025

Por ordem da chefia, Wallace está analisando possíveis melhorias ao protocolo da camada de acesso ao meio na rede local onde trabalha. Ele identificou que o protocolo usado escuta o canal quando deseja enviar um quadro e, se ninguém mais estiver transmitindo, inicia a transmissão imediatamente. Contudo, caso o canal esteja sendo utilizado, não ficará escutando o canal para identificar o fim da transmissão anterior. Então, ele aguardará um intervalo aleatório e repetirá o algoritmo.
Wallace identificou que sua rede local faz uso do protocolo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2194Q1008204 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Ao argumentar que a reunião é um instrumento estratégico para o trabalho do assistente social, Vasconcelos (2024) afirma que essa ferramenta é utilizada pelo Serviço Social como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2195Q1004117 | Nutrição, Métodos de Avaliação Nutricional, Grupo Nutricionista, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação nutricional de um indivíduo ou de um grupo populacional é realizada por meio de critérios estatísticos que expressam a classificação de vários índices e, para tal, a antropometria se configura como um dos meios mais utilizados.
Nesse contexto, à luz da Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), publicada em 2011 pelo Ministério da Saúde, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O índice Estatura-para-idade (E/I) expressa o crescimento linear da criança, sendo o que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança; é considerado o indicador mais sensível para aferir a qualidade de vida de uma população.

( ) A circunferência da cintura (CC) é um indicador que determina o padrão de distribuição de tecido adiposo e sua relação direta com o risco de morbimortalidade; assim, a gordura subcutânea periférica aferida por meio da CC é a que oferece maiores danos à saúde.

( ) A avaliação do peso ao nascer é o primeiro diagnóstico nutricional, feito imediatamente após o nascimento; esse peso reflete os problemas nutricionais ocorridos durante a gestação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2196Q1004063 | Medicina, Patologia Clínica, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

Alguns carcinomas de células renais podem ser definidos por alterações moleculares.
O carcinoma de células renais com deficiência de fumarato hidratase caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2197Q985871 | Vestuário, Costureira, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os principais tipos de costura, suas aplicações e diferenças, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2198Q984031 | Geografia, Geografia Econômica, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em Rondônia o setor industrial, responsável por 14,6% do PIB estadual, é pouco diversificado. Os principais segmentos são o alimentício, frigorífico e a mineração.
O que explica o desenvolvimento da indústria de mineração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2199Q983935 | Medicina Legal, Odontologia Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

As marcas de mordidas humanas podem apresentar características clássicas que as distinguem de outros tipos de lesões. Variações, contudo, podem acontecer. Sobre estas variações, aponte qual aquela comum à marca de mordida humana realizada post mortem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2200Q983925 | Medicina Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

A análise antropológica é composta por três fases: pré-laboratorial, laboratorial e confecção do laudo.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.