Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2321Q982539 | Português, Sintaxe, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

Texto associado.

Os impactos ambientais da computação

Intensivo em uso de energia e água, o setor responde por 1,7% das emissões de carbono na atmosfera; uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados
aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. A Agência Internacional de Energia (IEA) alerta para uma tendência de forte aumento nessa demanda. O gasto energético de data centers, instalações com robusto poder de armazenamento e processamento de dados, e dos setores de inteligência artificial (IA) e criptomoedas, segundo a entidade, poderá dobrar no mundo em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts-hora (TWh) – naquele mesmo ano, o Brasil consumiu 508 TWh de energia elétrica.

“O uso de energia é inerente à computação”, constata a cientista da computação Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial C4AI, financiado por FAPESP e IBM. [...]

“Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A energia destinada aos data centers é usada não apenas para a operação dos servidores, mas também para manter em funcionamento seu sistema de refrigeração. “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem, emitem calor e precisam ser resfriados e mantidos em uma temperatura razoavelmente baixa”, ressalta o cientista da computação Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. “A depender da matriz que produz essa energia, haverá mais ou menos efeitos nocivos no ambiente”, afirma Peres, referindo-se à emissão de dióxido de carbono (CO₂) quando são queimados combustíveis fósseis para a obtenção da energia elétrica utilizada.

Google, Microsoft, Apple, Amazon e outras grandes multinacionais de tecnologia, as chamadas big techs, comprometeram-se a zerar suas emissões de carbono até 2030 – segundo especialistas ouvidos pela reportagem, não há indícios de que esse objetivo possa ser atingido. Em 2023, último ano com dados disponíveis, as emissões dessas companhias cresceram principalmente por causa dos sistemas de inteligência artificial, que demandam grande poder de processamento – e, portanto, elevada carga energética – para serem treinados e funcionar.

O aumento do consumo de energia e da emissão de carbono não é o único fator que preocupa. O uso intensivo de água por data centers para manter em operação seus sistemas de refrigeração, bem como a emissão de calor no ambiente, também acendem um sinal de alerta. “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente, visto que a maioria dos grandes data centers usa refrigeração líquida para seus equipamentos de grande porte”, ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de São José dos Campos. Uma das soluções é usar fontes de água não potável para realizar os processos de resfriamento.

A exploração muitas vezes insustentável de elementos terras-raras e outros minerais, como silício, cobre e lítio, usados para a produção de discos rígidos, chips e baterias, e o descarte de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos que rapidamente se tornam obsoletos, também elevam a pressão da computação sobre os ecossistemas. [...]

Buscando enfrentar o problema, uma nova área de estudos, conhecida como computação verde ou sustentável, tem ganhado força no Brasil e no mundo. “Ela se refere ao conjunto de práticas, técnicas e procedimentos aplicados à fabricação, ao uso e ao descarte de sistemas computacionais com a finalidade de minimizar seu impacto ambiental”, explica o pesquisador da UFABC.

A fim de alcançar esse objetivo, várias práticas têm sido propostas, como elevar a eficiência energética de hardwares e softwares, permitindo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Projetar sistemas mais duradouros, reparáveis e recicláveis, que reduzam a geração de lixo eletrônico, é outra abordagem, assim como priorizar o emprego de materiais sustentáveis na produção e operação de dispositivos computacionais e o uso de energias renováveis em data centers. [...]

Reduzir o gasto energético dos sistemas de inteligência artificial foi o que tentaram fazer os pesquisadores da startup chinesa DeepSeek. O chatbot DeepSeek-V3, lançado no fim de janeiro, causou surpresa ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI e do Google, mas com custo substancialmente menor.

“O DeepSeek é um exemplo de que é possível desenvolver IA de boa qualidade usando menos recursos computacionais e energia”, ressalta o cientista da computação Daniel de Angelis Cordeiro, da EACH-USP. “Investir em pesquisa de algoritmos mais eficientes e em melhorias na gestão dos recursos computacionais usados nas etapas de treinamento e inferência pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.” [...]


Adaptado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactosambientais-da-computacao/ Acesso em: 15 mar. 2025.

Assinale a alternativa que apresenta, entre parênteses, uma classificação correta para a palavra “se” destacada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2322Q982534 | Direito Digital, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu de uma preocupação frequente, nas últimas décadas, em relação à proteção de dados. É possível notar isso, por exemplo, com a implementação do Marco Civil da Internet, que foi o pontapé inicial para o sistema judiciário passar a entender melhor a internet. Nesse momento, foram introduzidos conceitos de neutralidade de rede e liberdade de expressão. Em relação à LGPD, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2323Q981762 | Estatística, Estatístico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos critérios de mínimos quadrados ordinários (MQO) e de máxima verossimilhança (MV), amplamente utilizados na estimação de parâmetros em modelos estatísticos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2324Q981760 | Estatística, Estatístico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Um estatístico está desenvolvendo um modelo de regressão linear simples para prever o valor de uma variável dependente Y com base em uma variável independente X. Ele obteve a seguinte equação estimada.

Y = 3 + 2X

Com base nessas informações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2325Q980091 | Psicologia, Psicologia Institucional, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o desenvolvimento de um projeto psicossocial em um centro de atendimento público, uma equipe interdisciplinar decide implementar estratégias que favoreçam tanto o empoderamento dos usuários quanto a reorganização interna da instituição. O psicólogo designado deverá atuar com base em fundamentos teóricos que compreendem tanto a dinâmica institucional quanto os processos coletivos de participação social. Considerando as abordagens da Psicologia Comunitária e da Psicologia Institucional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2326Q979464 | Edificações, Marcenaria, Marceneiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa em que a correspondência entre a nomenclatura do equipamento utilizado pelo marceneiro e a sua função é correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2327Q979038 | Português, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

Nas redações de jornais, para se preencher uma vaga de emprego, geralmente se recorria indicação de alguém da própria equipe. Até porque nos currículos se podiam ler vezes pérolas como que pesquei um dia: “Conhece, de perto, Elizabeth Taylor”. Em certos momentos penso que deveríamos ter contratado aquele camarada.

(Humberto Werneck, Esse inferno vai acabar. Adaptado)

As lacunas devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2328Q978725 | Enfermagem, Segurança do Paciente, Especialista em Urgência e Emergência, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

Entre as metas estabelecidas no Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) – 2021 a 2025, está a implementação de checklist de Verificação das Práticas de Inserção Segura de Cateter Central em 90% dos hospitais com UTI adulto, pediátrica ou neonatal. Entre os itens que devem constar desse checklist, tem-se o preparo da pele com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2329Q978674 | Direito Sanitário, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Art. 5º da Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, que institui Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), são diretrizes que regem a PNAISPD:

I. Oferta do cuidado integral à pessoa com deficiência sob a perspectiva interseccional em saúde, com foco na funcionalidade, sob a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e de base territorial;

II. Desenvolvimento de ações intersetoriais visando a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

III. Promoção da acessibilidade em suas diferentes dimensões.

IV. Estímulo à autonomia da pessoa com deficiência.

V. Enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência.

VI. Gestão interfederativa das ações de saúde voltadas à pessoa com deficiência.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2330Q978210 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Mala de Pedras


Certa vez, ao pedir informações, um rapaz confundiu esquerda com direita. Isso me fez pensar na dificuldade que muitos tem em se orientar no espaço — e, quem sabe, no tempo também.


Vi isso no meu neto Guilherme, de três anos, aprendendo com entusiasmo os sentidos de frente, trás, direita. Mas mesmo nós, adultos, às vezes, erramos o rumo. Olhamos para frente, mas enxergamos para trás.


Seguimos o retrovisor, presos ao passado, como atores repetindo o mesmo roteiro. O que já vivemos pesa como uma mala cheia de pedras, nos impede de ver com clareza o que podemos ser.


Nossa história deve ser bagagem útil, não fardo. O menino aprenderá logo. E eu também quero aprender: largar parte dessa carga, limpar os óculos da alma.


"Tudo passa", dizia a tatuagem de um jogador. Sim, mas às vezes as marcas ficam. Ainda assim, vale tentar — deixar a mala para trás e seguir com um novo olhar.

Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado


https://cronicaseagudas.com/2022/10/02/mala-de-pedras/
Leia atentamente o seguinte trecho do texto:

"Nossa história deve ser bagagem útil, não fardo. O menino aprenderá logo. E eu também quero aprender: largar parte dessa carga, limpar os óculos da alma."
Considerando os princípios normativos da língua portuguesa e os efeitos de sentido provocados pela pontuação, assinale a alternativa que interpreta de forma correta e crítica o emprego dos sinais de pontuação no trecho destacado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2331Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2332Q977634 | Administração Pública, Analista Administrativo, Prefeitura de Paranavaí PR, FAFIPA, 2025

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atividade típica do planejamento operacional em uma repartição pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2334Q977568 | Português, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

Texto associado.
Considere o seguinte texto para responder à questão.

A CARROÇA

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque, e eu aceitei com prazer.
Após algum tempo, ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
– Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
– Estou ouvindo um barulho de carroça.
– Isso mesmo – disse meu pai – e é uma carroça vazia!
Perguntei a ele:
– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
– Ora – respondeu meu pai – é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grosseria inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar ser o dono da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
– Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!


Disponível em: https://www.refletirpararefletir.com.br/6-textos-dereflexao
Considere a oração reduzida destacada no trecho “[…] tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: [...]” e assinale a alternativa em que a oração desenvolvida a substitui corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2335Q977352 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

Em uma unidade armazenadora de grãos localizada em uma região com alta incidência de descargas atmosféricas, o sistema de aterramento da subestação de média tensão e das instalações de baixa tensão deve ser projetado e interligado de forma a garantir a equipotencialização e minimizar os riscos de tensões de passo e de toque perigosas durante um surto. Desse modo, a prática mais crítica e fundamental para alcançar esse objetivo, conforme as recomendações da NBR 5410, NBR 14039 e NBR 5419, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2336Q977332 | Arquitetura de Computadores, Hardware, Técnico em Informática, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

No que diz respeito ao hardware dos computadores atuais, um firmware é fundamental no processo de inicialização de qualquer máquina, permitindo a realização com sucesso da carga do sistema operacional. Ele representa um programa que realiza uma série de testes para verificar e identificar os componentes do hardware, como o processador, a memória e os discos rígidos. Em seguida, ele localiza o sistema operacional e entrega o controle para ele, dando início à partida de sua operacionalização. Esse firmware é conhecido pela sigla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2337Q977120 | Informática, Windows Explorer, Bibliotecário, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Um assistente administrativo está utilizando um computador com o sistema operacional Windows 11 para realizar suas tarefas diárias. Durante o trabalho, ele precisa organizar arquivos na área de trabalho, copiar textos entre documentos usando a área de transferência, renomear pastas e acessar menus para abrir programas e aplicativos. Para garantir que as atividades sejam executadas corretamente, é necessário compreender como esses recursos funcionam no Windows 11. Assinale a opção que corretamente descreve um desses procedimentos ou funcionalidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2338Q976927 | Português, Edital nº 2, Prefeitura de Pocinhos PB, Ápice Consultoria, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda a questão.

A última crônica

Fernando Sabino

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever.
A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho -- um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põese a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura — ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido — vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.

Texto extraído do livro "A Companheira de Viagem", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1965, pág. 174.
No contexto semântico da crônica apresentada, os termos em destaque, no trecho “Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um”, podem ser considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2339Q976894 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

As Endemias são definidas como a presença de doença recorrente em determinada região, sendo que a população convive com ela, não havendo um aumento de casos, tendo como exemplo clássico a dengue. Como a endemia também pode ser chamada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2340Q976683 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Nas últimas décadas, a Educação Infantil no Brasil passou por profundas transformações em seu reconhecimento jurídico, político e pedagógico. De uma prática historicamente vinculada à assistência social, voltada prioritariamente ao cuidado e à proteção da infância pobre, a Educação Infantil foi gradualmente incorporada ao campo da educação, culminando com seu reconhecimento como a primeira etapa da Educação Básica. Esse processo envolveu marcos legais importantes, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que redefiniram o papel do Estado e os direitos das crianças na sociedade brasileira. Com base nesse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.