Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2861Q957217 | Português, Vocativo e Termos Acessórios da Oração Adjunto Adnominal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarificar e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital”. Nesse trecho, a palavra em destaque é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2862Q956931 | Conhecimentos Gerais, Assistente de Sala, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios ambientais da atualidade, afetando diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Uma das principais consequências do aumento das temperaturas globais é a intensificação de eventos climáticos extremos. Sobre as mudanças climáticas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2863Q956928 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente de Sala, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

O município de Sena Madureira é atravessado por importantes rios que desempenham um papel fundamental na vida da população local, tanto para transporte quanto para abastecimento. Entre os principais cursos d’água da região destaca-se o Rio Iaco. Em relação à hidrografia do município, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2864Q956587 | Arquitetura, Restauração, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os fundamentos de conservação e restauração, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2865Q956585 | Arquitetura, Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O Decreto−Lei nº 25/1937 define como patrimônio histórico e artístico nacional todos os bens que, por suarelevância histórica ou cultural, devem ser preservados. Considerando isso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas(E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A lei aplica−se às coisas pertencentes às pessoas naturais, exceto as pessoas jurídicas de direito privado.
( ) A lei abrange as obras de origem estrangeira que pertençam às representações diplomáticas acreditadas no país.
( ) O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural se fará exclusivamente de forma compulsória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2866Q956510 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Rio Negro, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Conforme a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo municipal NÃO compreende a elaboração de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2867Q956486 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Recepcionista em Unidade de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Utilizar uma fraseologia adequada, durante o atendimento telefônico, demonstra profissionalismo, cortesia e disposição para auxiliar. Assinale a alternativa que apresenta a fraseologia correta para atender ou para transferir uma ligação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2868Q956260 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2869Q955905 | Português, Proparoxítonas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Os vocábulos “desdém” e “única” recebem o acento gráfico, respectivamente, pela mesma regra de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2870Q955806 | Arquivologia, Classificação dos Arquivos, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

M. é agente administrativo em uma instituição pública e, ao realizar uma revisão dos documentos no arquivo corrente, encontrou um documento que não está registrado na tabela de temporalidade. Assinalar a alternativa que corresponde à melhor maneira de M. prosseguir nessa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2871Q955631 | Matemática, Médias, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Em uma prova de concurso com 20 testes, cada um valendo 1 ponto, a média de pontos dos 850 candidatos que fizeram a prova foi 12. A nota individual máxima na prova foi de 19 pontos, obtida por 50 candidatos. Retirando-se esses 50 candidatos do cálculo da média de pontos do concurso, a nova média de pontos dos demais candidatos desse concurso seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2873Q955548 | Técnicas em Laboratório, Vidrarias para Laboratórios, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Analise as alternativas abaixo e assinale a que corresponda ao nome do equipamento utilizado em titulações na medida precisa de volume de líquidos através do escoamento controlado do líquido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2874Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1).

Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2875Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2876Q955373 | Português, Análise sintática, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a frase em que a nominalização da forma verbal foi feita de forma inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2877Q955238 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre adaptação curricular e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A adaptação curricular deve considerar as necessidades individuais do estudante, garantindo acessibilidade e equidade no ensino.

( ) Todos os estudantes com deficiência devem seguir um currículo específico, separado do ensino regular.

( ) A flexibilização de conteúdos e metodologias permite que estudantes com necessidades educacionais especiais desenvolvam suas potencialidades.

( ) A adaptação curricular deve ser planejada exclusivamente pelo professor regente, sem a participação de outros profissionais.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2878Q955179 | Português, Regência, Assistente de Administração Escolar, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

O verbo “assistir” suscita muitas dúvidas em relação a sua regência, sendo um verbo que apresenta dupla regência e, em virtude disso, também possui sentidos diferentes a cada uma dessas regências. Abaixo, há um trecho do texto que usa corretamente a regência do verbo “assistir” em um desses sentidos. Assinale a alternativa que está INCORRETA em relação à regência do supracitado verbo:


O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente.


Alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2879Q955134 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 35, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre a Norma Regulamentadora NR-35, que trata do trabalho em altura, e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Todo trabalhador que executa atividades acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda, deve seguir as diretrizes da NR-35.

( ) O treinamento periódico para trabalho em altura não é obrigatório, podendo ser dispensado em empresas que já adotam medidas de segurança coletiva.

( ) Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) devem ser priorizados em relação aos EPIs sempre que possível, reduzindo a exposição ao risco.

( ) O uso do cinto de segurança tipo paraquedista com talabarte é um dos requisitos mínimos para trabalhos realizados em altura.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2880Q955010 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A classificação de risco é realizada por meio de cores. A cor corresponde ao grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo de espera recomendado. Leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.