Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3041Q952298 | Odontologia, Odontologia PréClínica, ESF, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Leia o enunciado abaixo, e assinale a alternativa correta, considerando o termo responsável para completar a lacuna:
A Pasta de __________ é um material de moldagem anelástico, utilizado na odontologia para moldar arcadas desdentadas com o auxílio de uma moldeira individual. Esse material é amplamente utilizado devido à sua capacidade de formar moldes precisos e duráveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3042Q952123 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Orgânica do Município de Jupiá, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Jupiá SC, Fênix Concursos, 2025

Uma loja anunciou um desconto de 20% em um produto que custa R$ 990,00. Qual será o preço final do produto com o desconto aplicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3043Q952115 | Eletricidade, Instalações de Média Tensão, Eletricista, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

De acordo com as normas técnicas de instalações elétricas de baixa tensão, os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3044Q951990 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A brincadeira de papéis sociais é uma prática importante na formação da identidade e no desenvolvimento social das crianças, especialmente durante a primeira infância. Ao brincar de “casa”, em que algumas crianças imitam comportamentos familiares, como o ato de cuidar de um “bebê”. Nesse contexto, o impacto dessa brincadeira promove a (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3045Q951862 | Português, Orações coordenadas sindéticas Aditivas, Guarda Municipal, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2025

Texto associado.
Envelhecer no Brasil não é igual para todo mundo

Questões sociais, de raça e de gênero têm um grande impacto no processo de envelhecimento.


O envelhecimento é um processo natural que envolve alterações fisiológicas, estruturais e químicas nas células das pessoas. Mas essa mudança biológica inerente à vida não é igual para todo mundo. Além das questões físicas, o gênero, o contexto social e a raça têm um peso enorme nesse processo, principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, repleto de desigualdades e com um racismo estrutural que permeia a cultura.


O primeiro dado que mostra a realidade do cenário local é a relação entre expectativa de vida e riqueza. Em Santa Catarina, estado com uma das maiores rendas médias per capita do Brasil, uma pessoa vivia em média 79,9 anos em 2019, segundo a última pesquisa sobre o assunto divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, no Maranhão, cuja renda é a menor do Brasil, a expectativa média de vida naquele ano foi de 71,4 anos.


“O envelhecimento não é igual para pobres e para ricos, não é igual para alfabetizados e letrados, assim como também envelhecer na região Nordeste, por exemplo, não é a mesma coisa que envelhecer no Sul”, explicou Adelaide Paredes Moreira, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do mestrado profissional em gerontologia da mesma instituição.


De acordo com Adelaide, estudos mostram que pessoas nascidas em lugares mais pobres tendem a ter de 10 a 20 anos a menos de expectativa de vida do que aquelas nascidas em locais mais ricos ou com situações econômicas melhores. O Mapa da Desigualdade da Capital Paulista de 2021, divulgado pela Rede Nossa São Paulo, mostra essa realidade dentro da maior cidade do país. No Jardim Paulista, bairro da região central de São Paulo, a média de vida dos moradores é de 80 anos, enquanto no Iguatemi, na zona leste, é de 60 anos – uma diferença gritante de 20 anos.


“O Brasil tem uma desigualdade social muito presente, e isso vai refletir diretamente na esperança de vida dessas pessoas”, disse Adelaide. (...)


Envelhecimento ativo para todos?


A população mundial está ficando cada vez mais velha, e o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), será a sexta nação do mundo com o maior número de idosos até 2025. Prevendo esse cenário global, a entidade adotou no final dos anos 1990 o termo “envelhecimento ativo”. O conceito diz que para o processo se tornar uma experiência positiva, a vida deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação (social) e segurança. Dessa forma, o idoso pode passar dos 60 anos com autonomia, independência, qualidade de vida e saúde.


As desigualdades sociais e raciais, no entanto, dificultam o envelhecer ativo e saudável para alguns grupos. “As pessoas idosas negras, atualmente, são aquelas que menos aprenderam a ter vida social, porque elas são aquelas que menos recebem pessoas em casa, que menos frequentam a casa das pessoas, ou seja, elas só trabalham – e em um trabalho de baixa qualidade. E não dá para falar que a pessoa não quis se preparar para envelhecer. Ela até pensou nisso, mas tinha que pagar contas, acordar cedo, trabalhar mais tempo para o filho viver um pouquinho melhor”, falou Silva.


Os próprios espaços com maior concentração de negros e pardos, como favelas, por exemplo, não facilitam um envelhecimento ativo prático, e ainda criam uma espécie de “segregação residencial”, disse Silva. “Você já foi em um local que tem muitas pessoas negras? Você percebe que o território não é bom para se viver, a qualidade e o acesso dos serviços não são bons, então as pessoas – tanto negras quanto brancas – que envelhecem nesses espaços não têm muitas possibilidades.” (...)


Longevidade e políticas públicas


O Brasil tem políticas públicas robustas para o envelhecimento, que abordam capacitação, garantia de acesso à rede de serviços de saúde, acolhimento, entre outros pontos. Uma das principais legislações é o Estatuto da Pessoa Idosa, instituído em outubro de 2003 por meio da Lei nº 10.741. O grande problema desse arcabouço jurídico, no entanto, é que ele muitas vezes não é colocado em prática pela sociedade, segundo Adelaide.


“O estatuto do idoso é realmente um dos principais instrumentos que veio dar suporte à política nacional de atenção à pessoa idosa. Eu acho que o que falta é a sociedade realmente tornar essa política algo efetivo, não só na saúde, mas também na educação, na habitação, na segurança social, e em políticas que garantam que a pessoa chegue à velhice e que, ao chegar lá, possa usufruir, nessa fase, de uma vida mais plena, de uma vida digna, e de uma vida feliz”, falou.


De acordo com a professora, a promoção e a efetivação de políticas públicas são poderosas ferramentas para aumentar a longevidade. Uma vida longeva, ainda de acordo com Adelaide, também está relacionada com alimentação saudável, prática de exercícios físicos, leituras, jogos e, principalmente, relações sociais – com familiares, amigos e a comunidade no geral.


Sobre o autor: Lucas Gabriel Marins é jornalista e futuro biólogo. Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/60mais/envelhecer-bem/envelhecer-no-brasil-nao-e-igual-para-todo-mundo/. Com adaptações.




No período “Você percebe que¹ o território não é bom para se viver, a qualidade e o acesso dos serviços não são bons, então as pessoas – tanto negras quanto brancas – que² envelhecem nesses espaços não têm muitas possibilidades.”, as partículas “que” em destaque, exercem, respectivamente, funções de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3046Q951846 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP/IP, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

Uma técnica de TI recebeu a tarefa de configurar um serviço Openssh de um determinado servidor GNULinux. As recomendações repassadas pela equipe de segurança da informação foram:

1. Deveria ser alterada a porta padrão para 4221/TCP;
2. Não seja possível o acesso com usuário root;
3. Não seja possível acesso com usuário que possuam senhas em branco;
4. Não seja possível redirecionamento do X11.

Marque a alternativa correta baseada nas considerações apresentadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3047Q951811 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

No contexto de UX, metodologias de pesquisa com usuários podem ser classificadas como quantitativas ou qualitativas, cada uma com características distintas. Metodologias quantitativas focam em dados numéricos e em estatísticas para medir comportamentos ou tendências. Por sua vez, metodologias qualitativas exploram percepções, motivações e contextos por meio de dados descritivos e interpretativos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de metologias qualitativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3048Q951667 | Direito Processual do Trabalho, Sistema Recursal Trabalhista, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, à luz da legislação e da jurisprudência aplicáveis ao processo do trabalho.

Ação rescisória com decisão de tribunal regional do trabalho é passível de recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, e, uma vez transitado em julgado, a execução será realizada nos próprios autos da ação que lhe deu origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

3049Q951586 | Direito Penal, LEP Lei de Execução Penal, Defensor Público, Defensoria Pública, FCC, 2025

Durante a execução da pena, o trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3050Q945524 | Português, Significação Contextual de Palavras, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.

Para responder à questão, analise o trecho a seguir.


Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia do estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

No trecho, a conjunção “porém” pode ser substituída, sem causar alteração de sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3051Q945364 | História, República Autoritária 1964 1984, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Nada se compara ao silêncio sobre os crimes cometidos pela ditadura militar contra as populações indígenas. O documento de denúncia sobre esses crimes, o “Relatório Figueiredo”, foi produzido pelo próprio Estado brasileiro em 1967. Para apurar denúncias sobre práticas de corrupção, o procurador-geral Jader de Figueiredo Correia percorreu com sua equipe mais de 16 mil quilômetros, visitando 130 postos indígenas em todo o Brasil. Ele incluiu relatos de dezenas de testemunhas, apresentou documentos e identificou cada uma das violações que encontrou. Também apurou as denúncias sobre a existência de caçadas humanas de indígenas feitas com metralhadoras e dinamite atiradas de aviões, inoculações propositais de varíola em populações indígenas isoladas e doações de açúcar misturado ao veneno estricnina.

(Adaptado de STARLING, Heloisa Maria Murgel. Silêncios da ditadura. Revista Maracanan, [S. l.], n. 12, p. 37–46, 2015. P. 43-44.)

A partir do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre as políticas da ditadura militar (1964-85) para as populações indígenas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3052Q920738 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando o modelo constitucional de repartição das competências e dos bens dos entes federados, julgue o próximo item, a respeito da organização do Estado.

Os rios que banhem mais de um estado e que sejam provenientes de outros países são considerados bens da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

3053Q920638 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, FGV, 2025

A Lei nº 13.005/2014 define o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência até o ano de 2024. 

A finalidade do PNE é: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3054Q920610 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação, VUNESP, 2025

Visando atingir, entre outros aspectos, a competência leitora, que interfere no aproveitamento de todas as disciplinas escolares, o Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) estabeleceu metas e estratégias a serem cumpridas no prazo de sua vigência. Dessa forma, no encalço de atingir a meta de número 7, o PNE aponta entre outras estratégias a de: “promover, com especial ênfase, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura, a formação de leitores e leitoras e a capacitação de professores e professoras, bibliotecários e bibliotecárias e agentes da comunidade para atuar como mediadores e mediadoras da leitura, de acordo com a especificidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3055Q920569 | Matemática, Progressão Aritmética, Laboratorista Usina de Asfalto, Prodesan SP, IBAM, 2025

Um trem turístico percorre uma trilha com várias paradas para os visitantes apreciarem as paisagens. Até a primeira parada o trem percorre 5 km, da primeira à segunda parada ele percorre mais 7 km, da segunda até a terceira parada ele percorre mais 9 km e assim sucessivamente. Se a parada final é a 15ª, quantos quilômetros o trem percorre?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3056Q920533 | Administração de Recursos Materiais, Classificação Pelo Valor do Consumo, Almoxarifado, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A Curva ABC é uma ferramenta amplamente utilizada na gestão de estoques. Qual das afirmativas abaixo descreve corretamente o princípio básico dessa classificação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3057Q920336 | Informática, Extensão de Arquivo, Assistente Geral, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Os sistemas operacionais utilizam diferentes extensões de arquivos para identificar suas finalidades e facilitar a gestão de recursos. No Windows 7, arquivos com a extensão ".tmp" são comumente associados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3058Q920003 | Pedagogia, Ética Profissional, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

Miguel, Auxiliar de Educação Básica, participou de uma reunião para discutir melhorias no ambiente escolar para os alunos. Durante a reunião, ele percebeu que uma de suas sugestões poderia beneficiar apenas um grupo específico de alunos. Para agir de acordo com os princípios éticos e morais, o que Miguel deve fazer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3059Q919957 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Texto associado.
Prazeres mútuos

É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável.
Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss – e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo –, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa.
Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando.
Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(Danuza Leão. Folha de S. Paulo. Cotidiano. Em: novembro de 2005.)
Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada.” (7º§) A ação inicial do trecho transcrito “Fique” cria uma aproximação com o leitor através do emprego de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3060Q919783 | Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A escolha correta dos equipamentos mais indicados para contenção das diferentes espécies animais é de grande importância para o sucesso da apreensão do animal, além de impedir acidentes durante a captura. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que descreve corretamente a espécie animal e o equipamento mais indicado para sua captura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.