Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3141Q1052175 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Hemobrás possui uma rede local para integrar os setores de produção e administração. Sabe-se que essa rede utiliza switches e roteadores para interconexão. Considerando as características desses dispositivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Switches: operam na camada de enlace do modelo OSI.
( ) Roteadores: operam na camada de aplicação do modelo OSI.
( ) Roteadores: utilizam tabelas de roteamento para decidir o melhor caminho para enviar pacotes.
( ) Switches: mantêm uma tabela de endereços MAC que associa dispositivos às portas específicas dos switches.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3142Q1045603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Dificuldades e distúrbios de aprendizagem estão presentes em grande parte das salas de aula do Brasil, e por diversos motivos. Sobre o tema, qual a principal diferença entre dificuldades de aprendizagem e transtornos/distúrbios de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3143Q1045601 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Sobre a importância da ludicidade no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seu impacto no processo de aprendizagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3144Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3145Q1045007 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

O próprio nome da abordagem conhecida como “teoria hipodérmica”, “teoria da seringa” ou ___________ já evidencia a ___________ dos mass media e da sociedade de um lado, e a ___________do indivíduo e do público, de outro. O termo hipodérmico, ou seringa, sugere que o público é comparável aos tecidos do corpo humano: ao ser atingido por uma substância neste caso, a informação, reage de forma direta e uniforme, de modo que o corpo social é impactado ______________. A teoria social que se apoia na teoria hipodérmica origina-se da crítica à ____________. É nesse contexto que muitos buscam a coerência e até a apologia do funcionamento ____________ dos meios de comunicação
Adaptado de HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3146Q1044747 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Contas Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Determinado Município editou lei vinculando 100% da arrecadação com multas de trânsito ao Fundo Municipal de Infraestrutura Viária, com o objetivo de custear integralmente a manutenção de vias urbanas e rurais.
Mas, a norma municipal foi questionada judicialmente pelo Ministério Público Estadual, sob o argumento de violação ao regime jurídico das finanças públicas estabelecido pela Constituição da República e pelo Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), na redação dada pela Emenda Constitucional nº 93/2016.
Com base no caso relatado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3147Q1044739 | Governança de TI, Auditoria de Ti, Procurador do Tribunal de Contas, TCE PE, FGV, 2025

Relacione os termos de sistemas baseados em Inteligência Artificial listados a seguir com suas respectivas definições.

1. Precisão factual
2. Avaliação de modelo
3. Confiabilidade
4. Auditoria algorítmica

( ) Conjunto de processos, metodologias e técnicas para examinar um algoritmo em busca de fragilidades e problemas como viés, injustiça ou insegurança, subsidiando a sua melhoria.
( ) Capacidade de um modelo ou algoritmo de gerar respostas corretas, verificáveis e produzidas a partir de fontes confiáveis.
( ) Grau em que um modelo ou dado pode ser confiável para produzir resultados precisos e consistentes.
( ) Processo que usa diferentes métricas de avaliação para entender o desempenho de um modelo de aprendizado de máquina, bem como seus pontos fortes e fracos.

A relação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3148Q1041250 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.

Ocorrida a qualificação para reconhecimento de um ativo intangível gerado internamente, o custo a ser lançado inclui todos os gastos diretamente atribuíveis à sua criação, produção e preparação, inclusive aqueles que anteriormente tenham sido reconhecidos como VPD na fase de pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

3149Q1038857 | Administração Financeira e Orçamentária, Receita Pública, Auditor de Controle Externo Contas Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Em 2024, uma universidade do setor público realizou uma campanha com alunos que já haviam se formado para arrecadar fundos para atender a despesas de manutenção. A universidade arrecadou R$ 600.000,00.
A receita é classificada pela universidade como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3150Q1038338 | Banco de Dados, Backup em Banco de Dados, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à administração de banco de dados, julgue o item que se segue.

O sistema de backup de um sistema gerenciador de banco de dados deve fazer cópias do banco de dados para outro disco igual à unidade de armazenamento principal, excetuando-se os logs, que devem ser mantidos, por questão de segurança, no mesmo disco.
  1. ✂️
  2. ✂️

3151Q1038337 | Banco de Dados, Sql, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à administração de banco de dados, julgue o item que se segue.

Uma instância de um banco de dados SQL compreende a organização lógica dos dados com seus atributos e seus domínios correspondentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

3152Q1038127 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Um dos requisitos para o planejamento da iluminação de um ambiente é o Índice de Reprodução de Cor, que representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3153Q1035805 | Português, Sintaxe, Administração, TCE PE, FGV, 2025

Das cinco frases apresentadas a seguir, quatro expressam a mesma relação lógica, de concessão.

Assinale a frase que se distingue das demais por não mostrar esse valor semântico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3154Q1035780 | Auditoria, Auditoria, Contas Públicas, TCE PE, FGV, 2025

O risco de auditoria (RA) é uma relação entre o risco inerente (RI), o risco de controle (RC) e o risco de detecção (RD), podendo ser assim representado:

RA = RI x RC x RD

Considerando os conceitos que envolvem o risco de auditoria e os riscos inerente, de controle e de detecção, assinale a afirmativa que apresenta uma proposição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3155Q1035680 | Administração Pública, Governabilidade, Julgamento, TCE PE, FGV, 2025

O discurso do governo aberto associa a ampliação da transparência pública à promoção da participação cidadã e ao controle social. No entanto, a literatura crítica adverte que essa relação não é automática.

Considerando os pré-requisitos para efetivar um governo aberto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3156Q1035480 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

Um formulário no Google Forms com 200 respostas deve validar e-mails corporativos (@empresa.com), exportar dados para Sheets com timestamp e bloquear respostas duplicadas do mesmo usuário.

Para isso, é necessário que o usuário

I. no campo e-mail, aceite regex @empresa.com$ como “Validação de resposta”.
II. insira o timestamp automaticamente na planilha.
III. no menu Configurações, para bloquear respostas duplicatas, “Limitar a 1 resposta”.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3157Q1035464 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

Os carros A, B, C, D e E disputaram uma corrida. Após a chegada, constatou-se que:

D chegou antes de E.
B chegou antes de E e de C, mas não foi o primeiro.
E chegou depois de C, mas não foi o último.

É correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3158Q1035248 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no que se refere à Seguridade Social, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
( ) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
( ) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
( ) O sistema de saúde é organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (i) centralização, com direção única em cada esfera de governo, (ii) atendimento parcial, com prioridade para as atividades assistenciais e (iii) participação da comunidade.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3159Q1035203 | Direito Processual Penal, Das Provas, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Lava Jato, iniciada em 2014, foi a maior operação investigativa contra a corrupção na história do Brasil.

Os principais instrumentos que a Lava Jato empregou recorrentemente para obter provas foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3160Q1034812 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a afirmativa que descreve corretamente um aspecto do ensino da arte e das dimensões das linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.