Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3341Q955748 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Os invólucros dos equipamentos elétricos, conforme as características do local em que serão instalados e de sua acessibilidade, devem oferecer um determinado grau de proteção. O grau classificado como IP41 significa proteção contra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3342Q955745 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

As instalações elétricas somente serão consideradas desenergizadas e liberadas para trabalho após a realização de uma sequência de procedimentos apropriados, entre os quais o seccionamento. Seccionamento significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3343Q955628 | Português, Pronomes relativos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


Considere as passagens do texto:

•  ... define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência... (2oº parágrafo)

•  ... levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas... (4º parágrafo)

Os vocábulos destacados podem ser, correta e respectivamente, substituídos por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3344Q955600 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Visitador do Programa Criança Feliz, Prefeitura de Belém do Piauí PI, Inovaty, 2025

Os adolescentes que cometem atos infracionais, estão sujeitos a Medidas Socioeducativas chamadas de Meio Aberto e Meio Fechado (ECA/1990 e SINASE/2012).
Marque a segunda coluna de acordo com a medida adequada.

(I) Programas de Meio Aberto
(II) Programas de Privação da Liberdade

( ) Regime de Semiliberdade
( ) Prestação de Serviço a Comunidade
( ) Regime de Internação
( ) Liberdade Assistida

Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3347Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3348Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3349Q955320 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação ao jogo da improvisação na dança, podemos afirmar o seguinte:

I - Na dança, o jogo cria um espaço para a livre criação corporal, permitindo uma infinidade de combinações que surgem espontaneamente, ampliando o repertório expressivo em busca de uma construção poética.
II - Embora tenha regras, o jogo incorpora o acaso em sua estrutura, funcionando como um sistema dinâmico e não linear, ou seja, seu comportamento não se desenvolve de maneira linear ao longo do tempo.
III - Os jogos, sejam aqueles originados de brincadeiras infantis, danças, ou estímulos teatrais e simbólicos para a improvisação, aliados aos estudos labanianos, são eficazes para manter as particularidades expressivas e as linguagens corporais desenvolvidas por aqueles que dançam, enriquecendo o processo criativo em sua diversidade.
IV - O jogo abrange elementos que vão desde a simplicidade da brincadeira e do riso até os desafios, a angústia e a seriedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3351Q955134 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 35, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre a Norma Regulamentadora NR-35, que trata do trabalho em altura, e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Todo trabalhador que executa atividades acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda, deve seguir as diretrizes da NR-35.

( ) O treinamento periódico para trabalho em altura não é obrigatório, podendo ser dispensado em empresas que já adotam medidas de segurança coletiva.

( ) Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) devem ser priorizados em relação aos EPIs sempre que possível, reduzindo a exposição ao risco.

( ) O uso do cinto de segurança tipo paraquedista com talabarte é um dos requisitos mínimos para trabalhos realizados em altura.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3352Q954885 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Qual é a finalidade da utilização do contrapeso em um trator?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3353Q954865 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar Operador de Serviços Diversos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

No contexto da limpeza profissional, analise as seguintes práticas e identifique quais delas correspondem aos cuidados básicos de segurança no trabalho:

I. Higienizar adequadamente os equipamentos utilizados.

II. Misturar produtos de limpeza sem consultar as instruções do fabricante.

III. Utilizar calçados antiderrapantes para evitar acidentes.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3354Q954810 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Um passatempo

"O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos"

Patrícia Espírito Santo | 26/01/2025


Não que eu tenha horror de fazer supermercado. Não é algo que me incomode muito, mas, ainda assim, não tenho tido muita chance de fazê-lo. Aqui em casa são poucas coisas que conseguimos comprar virtualmente, e supermercado, definitivamente, ainda não entrou no nosso radar on-line.

Não sei se porque somos de gerações que nasceram no tempo em que não existiam hipermercados, só os pequenos de bairro, onde era comum anotar as compras na caderneta para pagar no início do mês. Fato é que gostamos de apreciar as gôndolas e pegar nas mercadorias antes de decidir levá-las, por mais contraproducente que isso possa parecer.

Não tenho a chance de desfrutar desse passeio porque meu marido adora fazê-lo. Ele é do tipo que dá bom dia a cavalo e faz amizade com todo mundo, do gerente aos repositores e operadores de caixa. Não passamos um mês sequer sem que ele chegue em casa com centenas de frutas da época bem maduras que acaba ganhando porque “iam perder”. Viram doces a serem distribuídos aos amigos.

Sempre que o acompanho nas compras, querendo tornar mais leve o enfrentamento de carrinhos cheios e filas, resta-me observar o alheio. Não há como escapar. Sou capaz de duvidar que exista alguém que resista a não fazer um perfil do consumidor, que se encontra à sua frente na fila ou logo atrás, a partir de suas compras.

Aquele ali vai fazer um churrasco e vai beber muito! Meus Deus, só teor alcoólico alto! Aquele outro não gosta de cozinhar, está levando só coisa pronta que não faz bem à saúde. Já aquele outro deve ter uma penca de crianças em casa. Apreciando esse ou aquele, nos lembramos do que está faltando em nossas prateleiras e começa o corre-corre entre os corredores em busca de mais um produto, enquanto o parceiro segura o lugar na fila.

O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos. Assim como 1 nessas horas podemos perceber como 2 devemos ou não nos comportar em ambientes públicos. Nada como 3 uma fila para colocar em prova nossos direitos e deveres, nossa capacidade de sermos pacientes e generosos ou de impor limites.


ESPÍRITO SANTO, Patrícia. Um passatempo. Estado de Minas, 26 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/patricia-espirito-santo/2025/01/7043102-um-passatempo.html.Acesso em: 26 jan. 2025. Adaptado.

A respeito de ir às compras de supermercado como forma de passatempo, percebe-se que a articulista se mostra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3355Q954803 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Marta é uma agente educadora que trabalha com crianças de três a cinco anos em uma comunidade rural. Em suas atividades, ela incentiva os alunos a explorarem o ambiente ao seu redor, realizando tarefas como identificar plantas, animais e sons da natureza.

Com base na abordagem adotada por Marta, é CORRETO afirmar que, as atividades realizadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3356Q954725 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB 07/2010, artigo 44, a Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social e requer, entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3357Q954694 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Assistência Social e à Previdência Social, Atendente de Creche, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

A respeito do direito à assistência social, de acordo com a Lei nº 13.146/2015 − Estatuto da Pessoa com Deficiência, é assegurado à pessoa com deficiência que não possua meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, o benefício mensal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3358Q954656 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.

IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3359Q954427 | Regimento Interno, Regimento Interno da Câmara Municipal de Candiota, Agente Administrativo, Câmara de Candiota RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Candiota em relação às atribuições do Presidente da Câmara, assinale C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) Representar a Câmara Municipal em juízo ou fora dele. ( ) Ler a matéria do expediente. ( ) Dar posse aos Vereadores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3360Q954392 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

O agente fiscal é o funcionário efetivo do Município com atribuição para exercer a função de agente de fiscalização, verificando se as obras e serviços estão sendo executados de acordo com a legislação e com as normas regulamentadoras vigentes. O Estudo de Viabilidade Técnica é a atividade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.