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Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3361Q954694 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Assistência Social e à Previdência Social, Atendente de Creche, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

A respeito do direito à assistência social, de acordo com a Lei nº 13.146/2015 − Estatuto da Pessoa com Deficiência, é assegurado à pessoa com deficiência que não possua meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, o benefício mensal de:
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3362Q954656 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.

IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.

Estão corretas as afirmativas:

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3363Q954427 | Regimento Interno, Regimento Interno da Câmara Municipal de Candiota, Agente Administrativo, Câmara de Candiota RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Candiota em relação às atribuições do Presidente da Câmara, assinale C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) Representar a Câmara Municipal em juízo ou fora dele. ( ) Ler a matéria do expediente. ( ) Dar posse aos Vereadores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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3364Q954392 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

O agente fiscal é o funcionário efetivo do Município com atribuição para exercer a função de agente de fiscalização, verificando se as obras e serviços estão sendo executados de acordo com a legislação e com as normas regulamentadoras vigentes. O Estudo de Viabilidade Técnica é a atividade que
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3365Q954217 | Engenharia Civil, Desenho Técnico na Engenharia Civil, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

De acordo com a ABNT NBR 6492:2021 – Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos – Requisitos, assinale a opção que corresponde à representação gráfica realizada a partir de um plano secante vertical que divide o edifício ou outro objeto em duas partes, no sentido longitudinal ou no transversal.
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3366Q954128 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinale a opção que corresponde à prática exigida para o tratamento de dados pessoais sensíveis.
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3367Q954119 | Segurança da Informação, IPS Intrusion Prevention System, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

Assinale a opção que apresenta a correta relação entre Intrusion Prevention System (IPS) e chamadas de sistema de um Sistema Operacional.
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3368Q954071 | Contabilidade Pública, Demonstração das Variações Patrimoniais, Contabilidade, PGECE, UECE CEV, 2025

Tendo por base a Demonstração das Variações Patrimoniais, é correto afirmar-se que as Insubsistências Passivas deverão ser registradas no grupo das
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3369Q953884 | Geografia, Recepcionista, Prefeitura de Pedras Grandes SC, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa abaixo que indica um país quepossui uma parte voltada para Ásia e a outra para a Europa.
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3370Q953866 | Direito Constitucional, Organização PolíticoAdministrativa do Estado, Agente Administrativo I, Prefeitura de Paraisópolis MG, EVO Concursos, 2025

A Lei Orgânica Municipal poderá ser emendada mediante proposta:
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3371Q953773 | Biomedicina, Coleta e Transporte de Amostras Clínicas, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Um aspecto muito importante para o isolamento e identificação de bactérias de importância clínica é o procedimento de coleta do material clínico. O material clínico deve ser representativo do local onde ocorre o processo infeccioso, e na obtenção da amostra clínica deve-se utilizar técnicas que evitem ou minimizem a contaminação com bactérias saprófitas que não estejam envolvidas na infecção. Considerando os procedimentos de coleta, qual(ais) da(s) afirmativa(s) abaixo está(ão) correta(s)?

I - A coleta de urina, para realização de urocultura, por punção supra púbica é um método invasivo, mas que evita a contaminação da urina com bactérias saprófitas da genitália humana.
II - A coleta de sangue para a hemocultura deve ser feita por punção venosa. O sangue deve ser coletado com anticoagulante, imediatamente centrifugado e semeado diretamente em meios de cultura sólidos.
III - A coleta de líquor (líquido cefalorraquidiano) deve ser feita de forma asséptica por punção lombar. O líquor nunca deve ser mantido em geladeira antes da semeadura nos meios de cultura.

Assinale a opção que contempla a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
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3372Q953740 | Física, MCU, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Um piloto de Fórmula 1 passa com 240 km/h em curva fechada, que corresponde a 1/4 de circunferência de 20 metros de raio. A massa do piloto e do carro é de 80kg e 760 kg, respectivamente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I. A magnitude da força centrífuga sentida pelo piloto é de 1,8×104 N.
II. O piloto sente uma força centrípeta na direção do centro da curva.
III. O piloto sente uma força centrífuga na direção oposta ao centro da curva.

A partir do experimento é CORRETO concluir o que se afirma em:
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3373Q953716 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Técnico Laboratório – Eletromecânica, UFCG, UFCG, 2025

A conversão eletromecânica de energia é um conceito fundamental nos sistemas que transformam energia elétrica em mecânica, ou vice-versa, sendo amplamente utilizada em motores e geradores. Além disso, a eficiência e a densidade de energia armazenada nos campos elétricos e magnéticos são aspectos relevantes no projeto de máquinas elétricas. Considerando esses princípios, analise as seguintes afirmações:

I - A conversão eletromecânica de energia ocorre quando um dispositivo eletromecânico converte energia elétrica ou mecânica em energia térmica.
II - Em máquinas elétricas, os campos magnéticos apresentam maior densidade de energia por unidade de volume em comparação com os campos elétricos.
III - Motores elétricos transformam energia elétrica em energia mecânica, enquanto geradores realizam o processo inverso, convertendo energia mecânica em energia elétrica.

Com base na análise das afirmações, é CORRETO o que se afirma em:
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3374Q953657 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Monitor de Cultura do Movimento, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

A Educação Física no meio escolar tem o objetivo de, exceto:
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3375Q953496 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.

PORQUE

II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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3376Q953441 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Técnico Judiciário, TJ RO, Consulplan, 2025

A igualdade e a discriminação pairam sob o binômio inclusão-exclusão. Enquanto a igualdade pressupõe formas de inclusão social, a discriminação implica violenta exclusão e intolerância à diferença e diversidade. Assim, a proibição da exclusão, em si mesma, não resulta automaticamente na inclusão. Logo, não é suficiente proibir a exclusão, quando o que se pretende é garantir a igualdade de fato, com a efetiva inclusão social de grupos que sofreram e sofrem um consistente padrão de violência e discriminação. Nesse contexto, surge a ideia das ações afirmativas. As ações afirmativas constituem medidas especiais e temporárias, que, buscando remediar um passado discriminatório, objetivam acelerar o processo de igualdade, com o alcance da igualdade substantiva por parte de grupos socialmente vulneráveis, como as minorias étnicas e raciais, dentre outros. Enquanto políticas compensatórias adotadas para aliviar e remediar as condições resultantes de um passado discriminatório, as ações afirmativas objetivam transformar a igualdade formal em igualdade material e substantiva, assegurando a diversidade e a pluralidade social. Devem ser compreendidas não somente pelo prisma retrospectivo – no sentido de aliviar a carga de um passado discriminatório –, mas também prospectivo – no sentido de fomentar a transformação social, criando uma nova realidade. Constituem medidas concretas que viabilizam o direito à igualdade, com a crença de que a igualdade deve se moldar no respeito à diferença e à diversidade. Através delas transita-se da igualdade formal para a igualdade material e substantiva.
(PIOVESAN, Flavia. Temas de Direitos Humanos. 13ª Edição 2025. 13th ed. Rio de Janeiro: SRV, 2024.)

Com base no texto anterior, assinale a alternativa que NÃO contém um exemplo de ação afirmativa.
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3377Q953370 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Cuidador de Idoso, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em observância aos princípios que regem a Política Nacional do Idoso, assinale a alternativa que traz um erro conceitual.
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3378Q953368 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Cuidador de Idoso, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o Estatuto da Pessoa Idosa, de acordo com seu artigo 3º, observa-se que
“é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”
Nesse sentido, a garantia de prioridade, em concordância literal com o referido estatuto, compreende:

I – Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
II – Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
III – Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à pessoa idosa.
IV – Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio da pessoa idosa com as demais gerações.
V – Priorização do atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento em todas as situações ao atendimento asilar.

Está de acordo com o instrumento legal:
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3379Q953348 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao analisar os objetivos e funções da creche pautados por meio do Referencial curricular nacional para a educação infantil, observa-se a importância do direito das crianças a brincar como forma particular de:

I – expressão
II – pensamento
III – interação
IV – comunicação infantil

Assim, é verdadeiro o que se afirma em:
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3380Q953271 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Monitor de Transporte e Pátio, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Os dispositivos de retenção, como os cintos de segurança e cadeirinhas infantis, são obrigatórios para garantir a segurança dos alunos no transporte escolar. A correta utilização desses equipamentos é fundamental para a proteção contra lesões graves em caso de acidente. No entanto, é importante entender as nuances relacionadas ao uso de cada dispositivo e à responsabilidade de todos os envolvidos no processo.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso correto de cintos de segurança e dispositivos de retenção no transporte escolar.
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