Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3961Q917847 | Matemática, Relações Métricas no Triângulo Retângulo, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Um retângulo, cuja proporção entre os lados é 1:2, foi cortado ao longo de uma de suas diagonais, formando dois triângulos retângulos idênticos, que podem ser classificados como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3962Q917769 | Administração Pública, Administração Pública burocrática, Assistente Administrativo RH, CIMPAJEÚ PE, ADM TEC, 2025

Os modelos de administração pública evoluíram ao longo do tempo, para atender diferentes demandas da sociedade e do Estado. Qual das características abaixo é predominantemente associada ao modelo burocrático de administração pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3963Q917334 | Odontologia, Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

A radiologia odontológica é essencial para diagnosticar previamente a corrosão, evitando a consequente perda de dentes e os danos no osso alveolar, gengiva e demais tecidos bucais, por exemplo. Ela também pode identificar dentes a mais ou a menos na arcada, assim como, lesões e fraturas ósseas. Deste modo, a radiografia periapical é indicada para:



I. Auxílio no diagnóstico de alterações patológicas no periodonto de sustentação (trauma oclusal);


II. Conhecimento da anatomia dos dentes, número de raízes e condutos;


III. Observação da existência de cáries e do comprometimento do dente;


IV. Feita por fora da boca, com foco no crânio, maxilar e mandíbula



Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3964Q917199 | Engenharia Civil, Estruturas, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

A respeito do aço, seguem as seguintes informações:

I - O aço é um dos materiais mais empregados na construção civil. Principalmente, devido, à durabilidade e resistência.
II - A resistência mecânica do aço permite que ele suporte grandes tensões e deformações, tornando-o ideal para suportar o peso de edifícios, pontes e outras estruturas.
III - Há diversos tipos de aços. Os principais utilizados no concreto armado são os aços CA 25, CA 50 e CA 60.

A partir das informações é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3965Q917105 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Os conflitos são inerentes ao funcionamento das organizações. Assinale a opção CORRETA em relação às implicações gerenciais dos conflitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3966Q917104 | Arquivologia, Earq brasil, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:

Asserção I - O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), em conformidade com as diretrizes do e-ARQ Brasil, assegura que os documentos sejam sempre armazenados de forma segura, garantindo que não haverá perda ou dano aos documentos.

Porque

Asserção II - Esse sistema permite a digitalização, indexação e armazenamento centralizado de documentos, facilitando sua recuperação e minimizando os riscos de perda ou extravio dos documentos físicos.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3967Q917103 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:

Asserção I - Para a criação de um novo curso de graduação em uma instituição de ensino superior pública, é necessária a previsão de receita específica, em sua Lei Orçamentária Anual (LOA).

Porque

Asserção II - A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece diretrizes para a criação de um novo curso de graduação, exigindo que estas estejam especificadas na LOA e sejam compatíveis com o Plano Plurianual, garantindo o equilíbrio fiscal da instituição.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3968Q917040 | Informática, Microsoft Powerpoint, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os programas editores de apresentações eletrônicas oferecem inúmeros recursos para a construção de apresentações de qualidade e atrativas para o público-alvo. Considerando o Microsoft PowerPoint, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3969Q917034 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre as modalidades de licitações previstas na Lei nº 14.133/2021, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3970Q916838 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Roraima, Técnico Administrativo, TCERR, FGV, 2025

A missão institucional da Administração Pública estabelece direitos e deveres para os servidores, garantindo o cumprimento de regras padronizadas. Para assegurar esses princípios, foi instituído o Regime Jurídico dos Servidores Civis de Roraima (Lei complementar nº 53/2001), que formaliza e regula as normas aplicáveis de maneira objetiva e eficaz.
Avalie se os deveres expressamente previstos na Lei complementar nº 53/2001 incluem:

I. ser assíduo e pontual ao serviço; II. tratar com urbanidade as pessoas; III. cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3971Q915596 | Direito Ambiental, Lei n 6938 1981, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da competência ambiental legislativa e da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), julgue o item que se segue. 

No âmbito do direito ambiental, não subsiste a competência legislativa suplementar. 

  1. ✂️
  2. ✂️

3972Q915577 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Auxiliar de Serviços de Saúde, Prefeitura de Herval D`Oeste SC, Wisdom Cursos e Treinamentos, 2025

Os objetivos do cuidado integral aos usuários com Diabetes Mellitus são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3973Q1083265 | Informática, Editor de Textos, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No Microsoft Word 365, em sua configuração-padrão, há algumas opções de formatação disponíveis no cabeçalho da guia “Página Inicial”, como as formatações negrito e itálico.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma opção de formatação também disponível nesse mesmo contexto, a partir de um botão específico para esse fim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3974Q1074566 | Informática, Sistema Operacional, Controlador Interno, Câmara de Porto Belo SC, FURB, 2025

Sobre o sistema de arquivo do Windows, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3975Q1074438 | Informática, Teclas de Atalho, Digitador, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

As teclas de função são elementos essenciais para agilizar operações durante a digitação. Sobre suas características e utilizações, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3976Q1074206 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho a seguir, da obra “Investigações Filosóficas”:

§23. Quantas espécies de frases existem? Afirmação, pergunta e comando, talvez? — Há inúmeras de tais espécies: inúmeras espécies diferentes de emprego daquilo que chamamos de “signo”, “palavras”, “frases”. E essa pluralidade não é nada fixa, um dado para sempre; mas novos tipos de linguagem, novos jogos de linguagem, como poderíamos dizer, nascem e outros envelhecem e são esquecidos. (Uma imagem aproximada disso podem nos dar as modificações da matemática) [...]. O termo “jogo de linguagem” deve aqui salientar que o falar da linguagem é uma parte de uma atividade ou de uma forma de vida. Imagine a multiplicidade de jogos de linguagem por meio destes exemplos e outros: Comandar, e agir segundo comandos; Descrever um objeto conforme aparência ou conforme medidas; Produzir um objeto segundo uma descrição (desenho); Relatar um acontecimento; Conjecturar sobre o acontecimento; Expor uma hipótese e prová-la; Apresentar os resultados de um experimento por meio de tabelas e diagramas; Inventar uma história, ler; Representar teatro; Cantar uma cantiga de roda; Resolver enigmas; Fazer uma anedota, contar; Resolver um exemplo de cálculo aplicado; Traduzir de uma língua para outra; Pedir, agradecer, maldizer, saudar, orar.
É interessante comparar a multiplicidade das ferramentas da linguagem e seus modos de emprego, a multiplicidade das espécies de palavras e frases com aquilo que os lógicos disseram sobre a estrutura da linguagem (e também o autor do Tractatus Logico-Philosophicus)(Wittgenstein, 1979).

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a transição filosófica de Wittgenstein do “Tractatus Logico-Philosophicus” para as “Investigações Filosóficas”, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ideia de jogos de linguagem substitui a concepção de linguagem como representação lógica do mundo, afirmando a pluralidade dos usos linguísticos como parte integrante das formas de vida humanas.
( ) O conceito de linguagem nas “Investigações Filosóficas” continua subordinado ao ideal de uma estrutura formal universal, sendo os jogos de linguagem instâncias derivadas dessa estrutura lógica.
( ) A crítica ao essencialismo na segunda fase de Wittgenstein implica a rejeição da busca por definições unívocas dos termos filosóficos, valorizando em seu lugar a descrição dos modos de uso nas práticas concretas.
( ) Ao abandonar a busca por fundamentos últimos da linguagem, Wittgenstein estabelece uma nova metafísica da linguagem baseada em jogos ontológicos fixos, que garantem o sentido como produto de uma gramática transcendental.
( ) A noção de que “o significado de uma palavra é seu uso na linguagem” representa uma ruptura com a tentativa anterior de fixar o sentido por meio da correspondência lógica entre proposições e estados de coisas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3977Q1074026 | Geografia, Urbanização, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre o vínculo entre industrialização e urbanização no Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3978Q1072357 | Legislação Federal, Lei N 12 527 de 2011, Operador de Sistema, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3979Q1072334 | Segurança e Transporte, Segurança Veicular, Condutor II, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Dispositivos auxiliares são recursos físicos de diferentes cores, tamanhos e formatos, colocados nas vias e em obstáculos que estejam interferindo no fluxo de veículos. Dentre eles, há os dispositivos delimitadores, estes que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3980Q1072220 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Ainda sobre o poder de polícia, assinale a alternativa que não apresenta uma das fases (também conhecida como ciclo de polícia) da atividade de polícia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.