Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4121Q1027737 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Em um leilão de antiguidades, 9 esculturas estão expostas em uma fila, organizadas em ordem crescente de valor da esquerda para a direita. O preço de cada escultura é R$ 45,00 a mais do que a escultura imediatamente anterior. Da esquerda para a direita, sabe-se que a terceira escultura tem um valor que representa 1/3 do valor da oitava escultura. Dessa forma, qual o valor da escultura mais cara?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4122Q1027419 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Especialidade Agente Administrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.

P é equivalente à proposição “Se o juiz anulou a prova e soltou o acusado, então o investigador não cumpriu o procedimento ou identificou o suspeito errado.”.

  1. ✂️
  2. ✂️

4123Q1024392 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025

No ensino de Inglês conforme a BNCC, quais tipos de gêneros textuais devem ser trabalhado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4124Q1024322 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Área 06 e 24 Português Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Swan (2005) points out that putting a prefix at the beginning of a word changes its meaning without changing its basic structure. Prefixes are an essential tool in English for creating new words and adding nuance to existing ones. They enhance the accuracy and clarity of communication.
Which of the following words contains a prefix that means "opposite of"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4126Q1022465 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

According to Alves (et al., 2020), considering teaching pronunciation in English as a Foreign Language class, mark T for True statements and F for False ones.

( ) Learners have more difficulty learning sounds that are phonetically closer, because they tend not to perceive them as different.
( ) The goal of learning pronunciation is to teach learners to speak like native speakers.
( ) It is important to highlight specific differences in the vowel systems of the native language and the target language in order to avoid intelligibility problems in communication.
( ) Students need resources to be able to understand speakers with different profiles, as well as to make their speech more intelligible.

The correct sequence of True and False statements, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4127Q1022299 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Qual dos seguintes elementos está diretamente relacionado ao estudo das expressões idiomáticas em língua inglesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4128Q1020043 | Inglês, Orações Condicionais Conditional Clauses, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question.


Stephen R. Covey (2017) once explained the importance of priorities by using an experience he had in a business class. He stated that a professor stood in front of a group of students and set a large canning jar in front of them. He filled it to the top with rocks and asked the students if it was full. They responded yes. Then he took out a bucket of sand and filled the jar again, and students watched as the sand poured inside the spaces between the large rocks. The professor asked again if the jar was full. This time students hesitated, and with good reason. The professor proceeded to fill the jar with a pitcher of water, after which he asked the students to explain the purpose behind this visual demonstration. After several incorrect responses, (including something along the lines of. There is always room for more stuff in your life), the professor gave his answer, which amounts to this: Unless you put the rocks in first, they will never fit into the jar.


This story demonstrates the principle of prioritizing, of knowing what matters most and what matters least, and that what matters most must be placed in the first position. No doubt, this is a very relevant way to analyze your own ecosystem1 .


As you move forward in developing a lifestyle that incorporates language learning, you must constantly reflect on whether or not you have prioritized your tasks well. If you imagine your ecosystem as the canning jar, and your language tasks as items that fill up the jar, you can see how making the right decisions will increase your chances of not only enjoying the learning process but making it more successful. Always remember that it is not just “doing a lot of language stuff” that will bring you success but rather that by putting priorities in their place, language learning can happen on its own. Let’s talk about how to prioritize language learning tasks by using the metaphor of the canning jar itself and discuss two concepts: fixed and fluid.


(Dixon, Shane. The language learner guidebook: powerful tools to help you conquer any language. [S.l.]: Wayzgoose, 2018. Adaptado)


1 A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom through a diverse system of tasks and incentives.
In the sentence “Unless you put the rocks in first, they will never fit into the jar”, what grammatical function does “unless” serve, and what does it imply about the structure of priorities?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4129Q1020018 | Alemão, Aspectos Linguísticos Sprachliche Aspekte, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

A alternativa que contém apenas advérbios e/ou adjetivos irregulares no grau comparativo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4130Q1019968 | Espanhol, Flexão do Nome Flexíon de Las Palabras, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El sufijo “umbre” es un morfema que permite formar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4131Q1019960 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Un ejemplo de Complemento Agente es el que se puede encontrar contenido en el enunciado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4132Q1019950 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Lea el siguiente texto y responda la cuestione.

La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.


Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.


Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.


(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf)

El pronombre “lo” que aparece en la secuencia “lo pueden ser” (párrafo 3) hace referencia a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4133Q1019676 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Ensino Médio, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto 15A1-I

De acuerdo con el diccionario electrónico de la Real Academia Española, etimológicamente el término método proviene del latín Methodus, significando que se define como «un camino para lograr unos fines determinados» (Sánchez, 2000: 28). En educación, el método corresponde a la forma en que una situación de enseñanza-aprendizaje es conducida, de modo que el alumno pueda efectivamente aprender la materia que es objeto de estudio.

Por otra parte, en el marco de la enseñanza de lenguas extranjeras, Richards y Rodgers (2003) entienden por método un conjunto sistemático de prácticas docentes fundadas en una determinada teoría del lenguaje y del aprendizaje de idiomas. Para Sánchez (2000), el método es un conjunto integrado por: a) una base teórica que deriva de convicciones y creencias coherentes capaces de empujar a actuar de una u otra manera; b) un elenco de elementos lingüísticos seleccionados de acuerdo con la base teórica anterior, que constituirían los objetivos de enseñanza de aprendizaje; y c) un conjunto de técnicas adecuadas para lograr los objetivos propuestos.

Un método se relaciona en el plano teórico con un enfoque. Este registra las teorías acerca de la naturaleza de la lengua y la naturaleza del aprendizaje de una lengua, de las cuales emanan las prácticas y los principios sobre la enseñanza de idiomas.

Tanto las teorías acerca de la lengua, como sobre el aprendizaje, que subyacen en un método cualquiera, suelen exteriorizarse incluyendo diversos aspectos de los cursos de lenguas extranjeras, como: la programación del curso; los objetivos del curso; el papel del profesor; el papel del alumno; el uso de la lengua materna de los estudiantes; los contenidos de la enseñanza; las destrezas lingüísticas; los recursos y materiales; y las actividades que se llevan a cabo en clase y fuera de ella.

El concepto de método.
Internet:<docente.ifrn.edu.br> (con adaptaciones).

Con base en el texto 15A1-I, juzgue lo próximo ítem.

Los vocablos «como» y «suelen» (cuarto párrafo) podrían intercambiarse por cuanto y tienen sin que por ello la oración sufra cambios en su significado.

  1. ✂️
  2. ✂️

4134Q1018651 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Especialidade Advogado, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante a fase de análise das propostas para a contratação de uma empresa especializada na elaboração de estudos hidrológicos para uma nova adutora de água, a equipe de licitação da CAESB identificou que a empresa Alpha, uma das empresas proponentes, tem entre seus sócios um engenheiro que participou da elaboração do projeto básico da referida licitação.

Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar, de acordo com o Regulamento de Licitações e Contratos da CAESB (RILC), que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4135Q1018497 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Área Administração de Banco de Dados, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Em determinado setor de um banco, trabalham 80 funcionários: 35 na área de consórcio de imóveis, 25 na área de consórcio de automóveis e 20 na área de consórcio de motocicletas.

A probabilidade de serem escolhidos, de forma aleatória, dois funcionários entre os 80 referidos no texto CB1A3-I, de tal modo que um seja da área de consórcio de automóveis e o outro seja da área de consórcios de motocicletas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4136Q1018449 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de inteligência artificial (IA), julgue o seguinte item.

No processamento de linguagem natural, os modelos baseados em arquitetura transformer superaram as RNN e LSTM principalmente pela capacidade de tais modelos processarem sequências mais longas com menor custo computacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

4137Q1018257 | Governança de TI, Planejamento Estratégico de Ti Peti, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Acerca de governança de TIC, julgue o próximo item.
A análise SWOT aplicada à TIC é utilizada para identificar exclusivamente as ameaças externas que podem impactar negativamente os serviços de tecnologia da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

4138Q1017623 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Área de Atuação 6 Engenharia de Produção e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Determinada empresa oferece serviços de internet banda larga e tem como meta atingir, no mínimo, 98% de disponibilidade. Para isso, utiliza o índice de disponibilidade da rede de internet (%) como indicador.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4139Q1017091 | Engenharia Agronômica Agronomia, Extensão Rural, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à comunicação para a transferência de tecnologia de produção agropecuária.

Em um país com grande desigualdade social no meio rural, para a transferência de tecnologia, o ideal é que se combinem os vários meios de comunicação de massa até o nível das cartilhas ou manuais, visto que há partes do meio rural brasileiro sem cobertura de Internet e que as tradições de usos do rádio e de manuais não desapareceram.

  1. ✂️
  2. ✂️

4140Q1016627 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que o bem-estar humano e o sistema econômico são fortemente dependentes do capital natural e dos serviços resultantes do funcionamento dos ecossistemas, julgue o próximo item, pertinente a esse assunto.

A manutenção da biodiversidade e a água potável são exemplos de serviços de suporte.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.