Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4341Q956159 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

No último sábado, Roberto decidiu fazer um passeio de ida e volta de bicicleta saindo de sua casa até um parque ecológico próximo. No trajeto de ida, ele manteve uma velocidade média de 20 km/h. Na volta, devido ao cansaço, sua velocidade média foi de 12 km/h. Considerando que ele não fez paradas e percorreu o mesmo caminho na ida e na volta, a duração total do passeio foi de 6 horas. Com base nessas informações, qual a distância total, em quilômetros, percorrida por Roberto nesse dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4342Q956001 | Odontologia, Ergonomia na Prática Odontológica, Esc, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Sobre a realização da manutenção de equipamentos odontológicos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4344Q955938 | Português, Uso dos conectivos, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Da solidão


Sequioso de escrever um poema que exprimisse a maior dor do mundo, Poe chegou, por exclusão, à ideia da morte da mulher amada. Nada lhe pareceu mais definitivamente doloroso. Assim nasceu “O corvo”: o pássaro agoureiro a repetir ao homem sozinho em sua saudade a pungente litania do “nunca mais”.

Será esta a maior das solidões? Realmente, o que pode existir de pior que a impossibilidade de arrancar à morte o seu amado, que fez Orfeu descer aos Infernos em busca de Eurídice e acabou por lhe calar a lira mágica? Distante, separado, prisioneiro, ainda pode aquele que ama alimentar sua paixão com o sentimento de que o objeto amado está vivo. Morto este, só lhe restam dois caminhos: o suicídio, físico ou moral, ou uma fé qualquer. E como tal fé constitui uma possibilidade — que outra coisa é a Divina comédia para Dante senão a morte de Beatriz? — cabe uma consideração também dolorosa: a solidão que a morte da mulher amada deixa não é, porquanto absoluta, a maior solidão.

Qual será maior então? Os grandes momentos de solidão, a de Jó, a de Cristo no Horto, tinham a exaltá-la uma fé. A solidão de Carlitos, naquela incrível imagem em que ele aparece na eterna esquina, no final de Luzes da cidade, tinha a justificá-la o sacrifício feito pela mulher amada. Penso com mais frio n’alma na solidão dos últimos dias do pintor ToulouseLautrec, em seu leito de moribundo, lúcido, fechado em si mesmo, e no duro olhar de ódio que deitou ao pai, segundos antes de morrer, como a culpá-lo de o ter gerado um monstro. Penso com mais frio n’alma ainda na solidão total dos poucos minutos que terão restado ao poeta Hart Crane, quando, no auge da neurastenia, depois de se ter jogado ao mar, numa viagem de regresso do México para os Estados Unidos, viu sobre si mesmo a imensa noite dooceano imenso à sua volta, e ao longe as luzes do navio que se afastava. O que se terão dito o poeta e a eternidade nesses poucos instantes em queele, quem sabe banhado de poesia total, boiou a esmo sobre a negra massa líquida, à espera do abandono?

Solidão inenarrável, quem sabe povoada de beleza... Mas será ela, também, a maior solidão? A solidão do poeta Rilke, quando, na alta escarpa sobre o Adriático, ouviu no vento a música do primeiro verso que desencadeou as Elegias de Duino, será ela a maior solidão?

Não, a maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e de ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes da emoção, as que são o patrimônio de todos e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto da sua fria e desolada torre.


MORAES, V. Da solidão. In: MORAES, V. Para viver um
grande amor. 6ª ed., Sabiá, 1962, p. 182-183. Disponível
em <https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/19895/dasolidao>.
A palavra “porquanto”, empregada em “a solidão que a morte da mulher amada deixa não é, porquanto absoluta, a maior solidão”, tem o mesmo valor semântico que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4345Q955929 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a organização da administração pública e suas funções gerenciais, analise as afirmativas:

I. A função planejamento tem como objetivo definir metas, estratégias e ações organizacionais.
II. A função direção inclui o processo de tomada de decisões e liderança de equipes.
III. A função controle se limita à correção de erros e irregularidades administrativas.
IV. A função organização envolve a estruturação dos recursos disponíveis para a execução das atividades.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4346Q955905 | Português, Proparoxítonas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Os vocábulos “desdém” e “única” recebem o acento gráfico, respectivamente, pela mesma regra de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4347Q955833 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Técnico em Farmácia I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A biossegurança e a segurança no trabalho são pilares essenciais para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre as normas de biossegurança e práticas seguras no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4348Q955750 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Operacional, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Um dos grandes homens da história humana, Jesus de Nazaré, tem uma frase que considero uma das mais importantes, que é: “Quero que tenhais vida, e vida em abundância”. Não é pouca vida, menos vida, subvida, sobrevivência: “Quero que tenhais vida, e vida em abundância”. A beleza da frase é que está no plural: quero que tenhais, em vez de apenas quero que você tenha.


Esse plural é um projeto de Vida coletiva ameaçado pela pior força negativa dos tempos atuais, o apodrecimento da esperança. Muitos homens e mulheres vivem o apodrecimento da esperança: a ideia de que as coisas são como são e não há outro modo de elas serem.


A postura conformada expressa uma determinada atitude e convicção que cria um modelo mental extremamente perigoso. Basta ver nos poucos circos que ainda sobraram com o uso de animais não humanos: do lado de fora, um elefante parado. O elefante não pode ficar guardado numa jaula. Como é que ele fica do lado de fora do circo? Ele não consegue sair dali onde o deixaram. É uma coisa desesperadora. O elefante fica se movimentando pra lá e pra cá, com aquele jeito melancólico e que nos deixa entristecidos. Porque, afinal de contas, é a ausência da liberdade. Ele fica preso numa estaca pequenina, que qualquer criança tira. Por que é que tem um guarda ao lado do elefante? Não é para tomar conta dele, é para tomar conta da criança, para que ela não arranque aquilo.


O elefante, que é capaz de puxar o circo, se for amarrado no mastro central, um bicho de quatro toneladas e meia, o animal mais forte da natureza, não consegue arrancar uma simples estaca. Por quê? Porque ele foi formado daquelejeito. Quando ele era pequeno, alguém amarrou uma corrente na pata dele e a cravou em uma estaca. Ele deu o primeiro tranco e não saiu, deu o segundo e não saiu, nunca mais ele tentou.


Tem gente que funciona como um elefante do lado de fora do circo. São aqueles que acham que não tem jeito e não tentam. Acham que não pode ser feito, então não fazem. Acham que o único jeito de fazer é daquele modo.


(Mario Sergio Cortella, Não se desespere!: provocações filosóficas, Editora Vozes, 2014. Adaptado)

Leia as seguintes frases:

• Não é para tomar conta dele, é para tomar conta da criança, para que ela não arranque aquilo. (3o parágrafo)

• O elefante, que é capaz de puxar o circo, se for amarrado no mastro central… (4o parágrafo)

• Tem gente que funciona como um elefante do lado de fora do circo. (5o parágrafo)

As expressões em destaque estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4349Q955681 | Direito Administrativo, Concurso público, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Maria Luiza prestou concurso público em janeiro de 2022. No que tange às disposições contidas na Lei nº 8.112/90 a validade do concurso por ela prestado pode ocorrer até ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4350Q955675 | Informática, Windows 10, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Em relação ao Windows 7 e ao Windows 10, assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal da "Central de Ações".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4351Q955626 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


As informações do texto deixam evidente que a utilização de ferramentas de inteligência artificial na área da educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4352Q955624 | Eletricidade, Eletrônica Analógica em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um modelo linear simples para um diodo zener é uma fonte de tensão fixa em série com um resistor incremental. Um dado diodo zener apresenta tensão de 10 V em seus terminais quando circula por ele uma corrente de 5 mA. Quando esta corrente aumenta para 15 mA, a tensão em seus terminais vai a 10,2 V. Sendo assim, o valor da resistência incremental no modelo linear para esse diodo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4353Q955592 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Visitador do Programa Criança Feliz, Prefeitura de Belém do Piauí PI, Inovaty, 2025

O Sistema Único da Assistência Social (SUAS), constitui-se no sistema que regula e organiza as ações socioassistenciais em todo território nacional.
Qual modelo de gestão é adotado pelo SUAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4354Q955578 | Administração Pública, Governança e governabilidade, Recepcionista, Prefeitura de Belém do Piauí PI, Inovaty, 2025

A fim de atender de forma mais eficiente a crescente demanda e as obrigações de transparência, a CGU lançou uma nova versão do Portal em 2018. Entre as novidades, podem ser destacadas: formas diversas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, melhor usabilidade, mais recursos gráficos, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis, maior interatividade.
BRASIL. Controladoria Geral da União. Portal da Transparência: o que é e como funciona. Disponível em: < https://portaldatransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona#:~:text= Lançado pela Controladoria-Geral da,à gestão pública do Brasil.>.

São Princípios da Governança Pública Organizacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4355Q955549 | Técnicas em Laboratório, Vidrarias para Laboratórios, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Das alternativas apresentadas abaixo, qual corresponde ao utensílio de porcelana utilizado para o aquecimento de sólidos a altas temperaturas, calcinações e que também pode ser constituído de metal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4356Q955478 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Histológicas e de Microscopia, Microscopista, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

No contexto da biossegurança em laboratórios de microscopia, considere as afirmativas abaixo:

I. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável para minimizar riscos ocupacionais.

II. A desinfecção de bancadas deve ser realizada com hipoclorito de sódio ou álcool 70%, conforme a recomendação para cada tipo de material biológico.

III. O descarte de lâminas contaminadas pode ser feito diretamente no lixo comum, desde que envoltas em material absorvente.

IV. A utilização de cabine de segurança biológica classe II é essencial para manipulação de agentes biológicos com risco de aerossolização.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4357Q955477 | Técnicas em Laboratório, Microscopista, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A biossegurança no laboratório de diagnóstico de malária exige o cumprimento de normas para evitar contaminações e acidentes. Acerca do tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4358Q955461 | Serviço Social, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Visitador do Programa Criança Feliz, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Como é chamada a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4359Q955429 | Português, Pontuação, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com as regras de pontuação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ponto de exclamação (!).

(2) Dois−pontos (:).

(3) Reticências (...).

( ) Descobri onde estava o livro na mochila.

( ) Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, maquiagens

( ) Socorro_

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4360Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.