Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4421Q958032 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Área Mecânica, IFRS, FUNDATEC, 2025

O ensaio de impacto é utilizado para determinar a tenacidade de um material. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os ensaios de impacto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4422Q957989 | Engenharia Química e Química Industrial, Processos Industriais, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Determinado profissional de um laboratório de controle de qualidade precisa escolher um equipamento para a obtenção de Água Purificada (AP), considerando que: o processo de purificação tenha baixo impacto ambiental por ser rápido e com gasto de energia reduzido; produza um elevado volume de AP, com desperdício mínimo; e que a AP apresente baixo teor de íons e baixa condutividade e ausência de micro-organismos. O equipamento a ser escolhido pelo profissional é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4423Q957959 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Ambiental, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O Programa Esplanada Sustentável foi lançado com o objetivo de transformar a Esplanada dos Ministérios em um modelo de sustentabilidade, priorizando práticas que visem o uso eficiente dos recursos naturais, a gestão responsável dos resíduos e o incentivo à utilização de energias renováveis. O programa busca integrar práticas ambientais sustentáveis aos espaços públicos e aos serviços prestados à população, além de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental em áreas urbanas. Uma das ações centrais do programa é a implementação de infraestrutura verde, como o aumento de áreas de vegetação nativa, o uso de tecnologias que diminuem o consumo de água e energia, e o incentivo à adoção de boas práticas ambientais tanto no setor público quanto no privado. Com base nesse contexto, assinale, a seguir, o principal objetivo do Programa Esplanada Sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4424Q957910 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Elétrica, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em inspeções de rotinas em instalações elétricas são necessárias medições para atestar os valores das correntes, tensões e potências consumidas nesses circuitos. Para isso, o eletricista utiliza instrumentos como voltímetros, amperímetros e wattímetros. Com base nesse processo, considerando os instrumentos necessários, é correto afirmar que: “a ligação de um _____________ convencional ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo, pois ele realiza o produto das grandezas _____________ e _____________ elétrica, presentes no circuito para fornecer o resultado em _____________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4425Q957690 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Presidente Kennedy ES, SECPLAN, 2025

O guarda municipal Pedro foi indicado para comandar a instituição no município onde atua e procura estabelecer vínculos com os demais órgãos estatais que têm similaridades com sua corporação. Verifica que existem leis que incentivam a colaboração nos vários níveis da federação. Nos termos da Lei nº 13.675/2018, o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) indica a Guarda Municipal como integrante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4426Q957652 | Raciocínio Lógico, Guarda Municipal, Prefeitura de Presidente Kennedy ES, SECPLAN, 2025

Juliano dispõe de 5 livros diferentes de Raciocínio Lógico e de 9 livros diferentes de Matemática. Ele deve escolher 4 desses livros e arrumá-los, lado a lado, em uma prateleira. O número máximo de arrumações distintas que podem ser feitas de modo que o primeiro livro da esquerda seja um livro de Raciocínio Lógico e os demais sejam livros de Matemática é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4427Q957579 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

A craniotomia é uma etapa muito importante em grande parte das necropsias.
Sobre esse procedimento, não é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4428Q957519 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

João e Pedro são gêmeos, sua tia chama-se Madalena e é a única irmã de seu pai, Paulo. A mãe de João e Pedro, Dona Dalva, é filha única. Os pais de Paulo tiveram quatro filhos. João e Pedro gostam de jogar basquete aos domingos com seus amigos. Considerando essas informações, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4429Q957374 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

No contexto de uma odontologia integral e multidisciplinar, a equipe de saúde bucal pode desempenhar um papel ativo na identificação de doenças sistêmicas nos pacientes atendidos.

Com relação ao tema, assinale a opção que apresenta apenas exemplos de condutas semiológicas, testes diagnósticos e exames que podem ser utilizados para triagem e identificação de sinais associados com doenças sistêmicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4430Q957358 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

No estudo do abdome agudo, as incidências básicas incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4431Q957214 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram”. A forma verbal em destaque está flexionada no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4432Q957205 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
Leia o trecho a seguir, extraído do 1º e 2º parágrafos do texto:
"'A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana. A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline', explicou em entrevista à Agência Brasil".
Pelo contexto de uso, é possível inferir que o sujeito do verbo em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4433Q957025 | Arquivologia, Tipologia Documental, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

Os tipos de arquivo utilizados na gestão documental variam conforme a natureza, a finalidade e o ciclo de vida das informações. Identificar corretamente os tipos de arquivo que permitem uma organização eficiente e a preservação adequada dos documentos. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4434Q956714 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Encanador, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder questão.

Vida sem filtro

Em casa, ouvi um barulho de água e encontrei a cozinha inundada. O aparelho de filtrar água estava vazando. Fechei o registro e contatei a assistência técnica, que explicou que o reservatório principal havia rompido devido à pressão excessiva. Bebi água mineral por dois dias até a substituição com um redutor de pressão.

No início, a saída de água tornou-se lenta, mas logo percebi que era uma pausa necessária, aproveitando a lentidão para apreciar a beleza da água. Era como se eu usasse um micro-ondas e tivesse mudado para um forno a gás... Refleti sobre a velocidade de nossos dias e a necessidade de "redutores de pressão" em nossa vida para apreciá-la melhor.

A tecnologia nos proporciona conveniência, mas também nos rouba tempo com sua incessante demanda de atenção. Precisamos encontrar um equilíbrio entre aproveitar suas facilidades sem perder o "reservo" principal: nossas próprias vidas.

Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado

https://cronicaseagudas.com/2024/10/27/vida-sem-filtro/
No trecho "No início, a saída de água tornou-se lenta, mas logo percebi que era uma pausa necessária, aproveitando a lentidão para apreciar a beleza da água", o "que" é um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4435Q956611 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Rio Negro, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a organização dos poderes, com base na Lei Orgânica do Município, assinalar a alternativa que preenche as lacunas CORRETAMENTE.

O Poder Legislativo é exercido pela ______ Municipal, composta de _________ eleitos pelo voto direto e _______ .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4436Q956540 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O conjunto de informações planimétricas, altimétricas e gravimétricas referentes às estações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), utilizadas para referência em atividades de posicionamento e às demais estações estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para correção e verificação de imagens do território, tem o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4437Q956512 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei nº 1318 de 2002, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 1.318/2002 − Estatuto dos Servidores Públicos do Município, a vacância do cargo pode decorrer de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4438Q956476 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Recepcionista em Unidade de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na gestão documental, é importante conhecer os elementos característicos de cada documento. O suporte é um desses elementos e se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4439Q956397 | Administração Pública, Compliance na Administração Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Analise as afirmativas abaixo:

I. O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.
II. O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação.
III. Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais, as possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
IV. Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa e quantitativa.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4440Q956244 | Direitos Humanos, Direitos humanos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Durante uma conferência internacional sobre direitos humanos, um país em desenvolvimento apresenta uma proposta de tratado que visa proteger os direitos dos refugiados e migrantes. No entanto, alguns países desenvolvidos se opõem à proposta, argumentando que ela pode comprometer sua soberania e segurança nacional. O representante do país em desenvolvimento, ao defender a proposta, menciona a necessidade de respeitar os princípios que regem as relações internacionais, especialmente em um contexto de crescente mobilidade humana. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual o princípio que rege as relações internacionais que deverá ser enfatizado pelo representante do país em desenvolvimento para justificar a proposta de tratado sobre os direitos dos refugiados e migrantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.