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Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4521Q915591 | Direito Ambiental, Lei n 6938 1981, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e às unidades de conservação (UC) instituídas pela União, julgue o item seguinte. 

As UC podem ser objeto de concessão de serviços públicos, desde que demonstrado o não cabimento de chamamento público de instituições para a exploração de atividades relacionadas ao uso público das áreas protegidas.

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4522Q915565 | Informática, Mozilla Firefox, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Durante a navegação, o comando para imprimir uma página no navegador é frequentemente utilizado. Qual combinação de teclas é padrão para abrir a janela de impressão em navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox, em português?
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4523Q1078765 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Assistente Administrativo, CRC SP, Quadrix, 2025

Organizar as informações ajuda a recuperá‑las quando necessário. A partir dessa informação, julgue o item seguinte.

Programas de compressão de arquivos, como WinRAR ou 7‑Zip, ajudam a reduzir o tamanho de documentos jurídicos para o envio por e‑mail ou para o upload em sistemas.

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4525Q1074538 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Gestão, AgSUS, FGV, 2025

Observe o seguinte trecho de Diderot, em seu “Discurso sobre a poesia dramática” e indique a alternativa correta sobre sua significação ou estruturação:

“A função de um autor é uma função bastante inútil: é a de um homem que se acha em condições de dar lições ao público leitor. E a função do crítico? É mais inútil ainda: é a de um homem que se acha em condições de dar lições àquele que se acha em condições de dá-las ao público”.
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4526Q1074442 | Informática, Teclas de Atalho, Digitador, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A tecla Tab possui diversas funcionalidades que auxiliam na formatação e navegação durante a digitação. Sobre suas principais utilidades, é correto afirmar que:
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4529Q1074091 | Português, Pontuação, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

(Autor desconhecido)

https://mentepensante.com.br/a-fabula-do-porco-espinho/#google_vignette. Adaptado.
Assinale a alternativa cuja reescrita de um fragmento do texto esteja incorreta segundo as regras gramaticais de Pontuação da Língua Portuguesa.
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4530Q1073748 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Lajeado RS, FUNDATEC, 2025

O teatro no período Bizantino foi marcado por dois estilos recitativos com temas bíblicos, quais sejam:
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4531Q1072367 | Direito Constitucional, Soberania Nacional , CESPE CEBRASPE, 2025

Sobre as águas brasileiras, o Brasil exerce total soberania no que se refere ao transporte nacional ou internacional aquaviário, não sendo obrigado a obedecer normas que não tenham sido incorporadas ao direito brasileiro.

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4532Q1072212 | Legislação dos Municípios do Estado da Bahia, Legislação do Município de Conceição do Coité, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Conceição do Coité, está correto afirmar:
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4533Q1070629 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Primeira Fase, OAB, FGV, 2025

Cláudia comprou um apartamento e contratou o arquiteto Lúcio para elaborar o projeto de redecoração. Pelo contrato celebrado, Lúcio deverá entregar o projeto a Cláudia no prazo de 30 dias, contados da assinatura do instrumento. Em caso de mora, Lúcio fica obrigado a pagar multa diária a Cláudia.

Considerando essa hipótese, assinale a afirmativa correta.
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4534Q1070615 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Primeira Fase, OAB, FGV, 2025

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de determinado ente federativo, encaminhado ao Poder Legislativo pelo Poder Executivo, prevê apenas o orçamento fiscal do referido ente.
Na mensagem de encaminhamento do projeto de LOA, está esclarecido que o orçamento de investimentos das empresas em que o ente, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, bem como o orçamento da seguridade social do ente, será encaminhado individualmente por meio de outros projetos.

Diante desse cenário, sobre esse procedimento assinale a afirmativa correta.
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4535Q1070180 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Aristóteles adota uma concepção de realidade segundo a qual o que existe é a substância individual, que podemos considerar aqui como o indivíduo material concreto. Este seria o constituinte último da realidade, o que evitaria o paradoxo da relação, ou da regressão infinita, enfrentado pela ontologia platônica (Marcondes, 2010. Adaptado).
O paradoxo da relação surge porque Platão
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4536Q1070113 | Filosofia, A Política, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere o excerto a seguir.

“[...] numa primeira fase o invasor instala sua dominação, estabelece firmemente sua autoridade. O grupo social submetido econômica e militarmente é desumanizado segundo um método polidimensional. Exploração, torturas, pilhagens, racismo, assassinatos coletivos, opressão racional se revezam em diferentes níveis para literalmente fazer do autóctone um objeto nas mãos da nação ocupante.”
(FANON; Frantz. Por uma revolução africana: textos políticos. Tradução de Carlos Alberto de Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2021, p. 74).

Esse excerto da obra de Frantz Fanon faz referência ao estágio de exercício do poder colonial conhecido como
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4537Q1068729 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Imbernón (2017) apresenta como ferramenta de formação docente o modelo indagativo ou de pesquisa. Esse modelo requer, basicamente, que o professor
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4538Q1068665 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Especialidade Magistério em Inglês, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question.


Based on theoretical, experimental, and experiential knowledge, teachers and teacher educators have expressed their dissatisfaction with method in different ways. Studies clearly demonstrate that, even as the methodological band played on, practicing teachers have been marching to a different drum.

In this sense, the post method condition is established as a timely response. It signifies interrelated attributes. First and foremost, it signifies a search for an alternative to method rather than an alternative method. While alternative methods are primarily products of top-down processes, alternatives to method are mainly products of bottom-up processes. In practical terms, this means that we need to refigure the relationship between the theorizer and the practitioner of language teaching. If the concept of method authorizes theorizers to centralize pedagogic decision-making, the postmethod condition enables practitioners to generate location-specific, classroom-oriented innovative strategies.

Secondly, the postmethod condition signifies teacher autonomy. The conventional concept of method “overlooks the fund of experience and tacit knowledge about teaching which the teachers already have by virtue of their lives as students” (Freeman, 1991). The postmethod condition, however, recognizes the teachers’ potential to know not only how to teach but also how to act autonomously within the academic and administrative constraints imposed by institutions, curricula, and textbooks. It also promotes the ability of teachers to know how to develop a critical approach in order to self-observe, self-analyze, and self-evaluate their own teaching practice with a view to effecting desired changes.


(B. Kumaravadivelu, Beyond Methods: Macrostrategies for language
teaching. Haven and London: Yale University Press. 2003. Adaptado)
The end of the first paragraph “even as the methodological band played on, practicing teachers have been marching to a different drum” transported to second language teaching, means that, although methods have frequently been in use, practicing teachers have
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4539Q1067191 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Paramoti CE, Fundação CETREDE, 2025

Sobre expediente funcional e organizacional em repartições municipais, marque a que contraria práticas de gestão.
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4540Q1067187 | Administração Pública, Governabilidade, Assistente Social, Prefeitura de Paramoti CE, Fundação CETREDE, 2025

Qual prática de gestão pública relacionada a seguir, está alinhada ao desenvolvimento sustentável?
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