Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q920678 | Direitos Humanos, Direitos Humanos e Cidadania, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Nos termos da Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, são direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

I. Ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

II. Ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.

III. Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.

Quais estão corretos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q920664 | Matemática, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Uma indústria utiliza 12 máquinas para produzir 200 coletes a prova de bala por dia. Mantendo a mesma proporção, se essa indústria utilizasse 36 máquinas, quantos coletes a prova de bala poderiam ser produzidos por dia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q920576 | Português, Funções morfossintáticas da palavra QUE, Aplicação Manutenção e Apoio Técnico, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

Inimigos P'ra Cachorro

Há alguns dias, senti indignação ao ver uma entrevista na TV onde um veterinário admitiu inutilizar as cordas vocais dos cachorros, atendendo pedidos de proprietários. Ele justificou esse procedimento como "normal" e "rotineiro", algo difícil de aceitar. A dona do cãozinho do caso parecia não se importar, afirmando que o comportamento do animal não mudou.

A motivação para tal ato era que os vizinhos reclamavam dos latidos do cachorro, especialmente à noite. Porém, essa justificativa não é aceitável. É uma atitude egoísta mutilar o animal para resolver um problema assim.

Adoro animais e dou-lhes profundo respeito. Proibir cães por convenção do condomínio é aceitável, mas mutilar um animal não é. No dicionário, a palavra "animal" pode se referir também a pessoas cruéis e insensíveis, o que parece se aplicar a humanos que cometem essas barbaridades.

Segundo meus amigos Ivan e Fátima de São Vicente, uma campanha para silenciar cães está em curso. Protestaram à TV Globo e à Sociedade Protetora de Animais, alinhando-se na luta contra essa crueldade. Tristemente, essa ignorância e essa maldade equivalente estão enraizadas em parte da nossa sociedade.

Francisco Simões - Texto Adaptado

https://www.casadacultura.org/Literatura/Cronicas/gr01/Inimigos_pra_c achorro_francisco_simoes.htm
No trecho do texto: "A dona do cãozinho do caso parecia não se importar, afirmando que o comportamento do animal não mudou.", a palavra "que" exerce qual função gramatical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q919684 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Agente Administrativo, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Uma máquina produz 300 peças em 5 horas, operando com 3 trabalhadores. Se aumentarmos para 4 trabalhadores, quantas peças serão produzidas em 8 horas, considerando que a produção é diretamente proporcional ao número de trabalhadores e ao tempo de funcionamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q917279 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Qual das alternativas abaixo apresenta um dos cinco campos de experiência definidos pela BNCC para a Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q916850 | Administração Pública, Governança e governabilidade, Técnico Administrativo, TCERR, FGV, 2025

O conceito de governança corporativa está relacionado à necessidade de mitigar conflitos e alinhar interesses divergentes entre proprietários e administradores no contexto das organizações e, na Administração Pública, entre a sociedade e os agentes políticos.
O conceito teórico elaborado para descrever esse conflito entre o principal e o gestor é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q915678 | Atendimento Bancário, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2025

Um importante aspecto do planejamento tático no segmento bancário é o mix de marketing, composto por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q915661 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Se, no contrato de compra e venda do aparelho elétrico assinado por Leonardo, constar cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, a indenização deverá ser fixada segundo as limitações estabelecidas nessa cláusula.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q1044880 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Especialidade Direito, PGM RJ, FGV, 2025

Nas 24 gavetas de um arquivo, estão guardadas 83 pastas. Algumas gavetas contêm 5 pastas cada uma, outras contêm 7 pastas cada uma e as demais estão vazias.

O número máximo de gavetas vazias é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q1035457 | Português, Morfologia, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

Leia a frase de uma escritora inglesa, a seguir.

Viajar é a ruína de toda felicidade! Não se consegue mais olhar para um edifício aqui depois de ter visto a Itália.

Sobre a sua significação ou estruturação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1008464 | Direito Administrativo, Oficial de Justiça Avaliador Federal Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Em processo administrativo disciplinar foi identificado que João, servidor público federal ocupante de cargo de provimento efetivo, tem uma inassiduidade habitual, o que vinha causando prejuízo ao regular funcionamento da atividade desenvolvida pela Administração Pública Direta em prol da coletividade.
Sobre a sanção a ser aplicada a João, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei nº 8.112/1990), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q957082 | Administração Geral, Organizações, Agente Administrativo, Câmara de Princesa SC, AMEOSC, 2025

A aplicação de O&M é fundamental para empresas que desejam se tornar mais competitivas, pois melhora a qualidade dos serviços, reduz desperdícios e facilita a adaptação a mudanças no mercado. Além disso, no setor público, O&M contribui para uma gestão mais eficiente e transparente, beneficiando tanto os servidores quanto os cidadãos. Avalie as afirmações a seguir sobre os principais aspectos de O&M:

I. Estuda como as atividades são realizadas dentro da organização, identificando gargalos e oportunidades de melhoria.

II. Cria procedimento operacionais padrões (POP) para garantir consistência e qualidade na execução das tarefas.

III. Melhora a alocação de recursos humanos, financeiros e materiais para otimizar o desempenho organizacional.

Diante dessas afirmações, está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q952482 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Educador Social, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Em um jogo de futebol, um adolescente sofreu uma queda e apresentou suspeita de fratura no braço. Segundo os princípios básicos de primeiros socorros, é indicado que o socorrista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q920222 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Há erro de concordância em qual das alternativas abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q919945 | Português, Formação das Palavras Composição, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Texto associado.
Sempre que eu contrariava Luzia desobedecendo a suas ordens, contestando quase tudo com respostas agressivas, ela me dizia que eu era tão ruim que minha vinda ao mundo pôs um fim à vida da mãe. “Deu fim à nossa mãe”, era a sentença cruel, lançada para me atingir e evocar as complicações que se seguiram ao meu nascimento. Minha mãe se acamou, deprimida. “Nossa mãe se foi de melancolia”, era o que se contava em casa. Nunca soube ao certo o que Luzia sentia por mim, graças ao que nos aconteceu. Por ter sido a responsável por minha criação ainda muito jovem, dizia que ninguém quis se casar com ela por causa dessa obrigação. Nenhum homem iria aguentar minhas malcriações. Sua mágoa era duradoura. Caí feito um fardo sobre suas costas depois da morte da mãe e da partida dos nossos irmãos. Eu era mais uma atribulação para Luzia, além de todas as outras: cuidar da casa, do pai, da roupa da igreja, e ter que se esquivar dos humores do povo da Tapera.
Diferente da mãe e das mulheres da aldeia, Luzia, a irmã mais velha, parecia não ter se interessado pela arte do barro, nem mesmo pelo roçado. Dizia que lavoura era trabalho para homem. Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu, que não foi feita para ficar sob o sol catando mariscos, e que se pudesse moraria na cidade grande. Desde cedo passei a seguir seus passos. Às terças e sextas-feiras Luzia andava até o mosteiro, recolhia cortinas, toalhas e estolas, e formava uma imensa trouxa. Equilibrava tudo sobre a cabeça com uma rodilha feita de peça menor, podia ser uma fronha de travesseiro ou uma toalha pequena. Cada entrada no mosteiro era precedida de reprimendas a mim: “Você não pode tocar em nada”, “Não fale alto, nem corra pelo pátio”, “Peça a bênção aos padres quando se dirigirem a você. Seja agradecido se lhe ofertarem algo”. E, claro, só poderia receber qualquer coisa se tivesse seu consentimento. Eu não fazia mais gestos de assentimento às suas recomendações. Planejava como contrariar as regras, em especial aquela que dizia que deveria olhar sempre para o chão e andar como se fosse invisível para não incomodar as orações. Tanta advertência não era por acaso, Luzia confessou num rompante de desabafo: queria manter seu ganha-pão como lavadeira do mosteiro e conseguir uma vaga para que eu estudasse na escola da igreja.
Nessa altura, meu irmão Joaquim tinha retornado de um tempo longo morando na capital. Ele levava uma vida errante, mas quando jovem aparecia vez ou outra para ajudar seu Valter nos carregamentos do saveiro Dadivoso, com sacas de grãos e caixas de verduras. Saíam às quintas-feiras em direção à Feira de São Joaquim e não tinham dia certo para regressar. Foi um tempo em que manejei os saveiros na imaginação, nas brincadeiras de menino, enquanto admirava o Dadivoso e outras embarcações navegando o Paraguaçu em direção à baía. Quando meu irmão começou a trabalhar com seu Valter, eu o seguia até o rio para observar o carregamento das sacas de farinha, dos barris de azeite de dendê e das caixas de inhame e aipim. Guardava a esperança de que me considerassem pronto para trabalhar. Sonhava ir embora de casa, não precisar mais olhar a carranca de Luzia me dizendo que eu era um fardo. Meus irmãos deixaram a Tapera antes mesmo de me conhecerem. Da maioria deles não havia fotografia nem recordação. Eu fiquei só com Luzia e meu pai. Como não havia quem cuidasse de mim na sua ausência, precisei seguir seus passos muito cedo, a todo canto, até que ela me considerasse pronto para ficar sozinho.

(VIEIRA JUNIOR, Itamar. Salvar o fogo. 2. ed. São Paulo: Todavia, 2023. p. 17-18. Fragmento.)
As palavras “malcriações” (1º§) e “ganha-pão” (2º§) são formadas por, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q919756 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Inspeção Municipal, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Quando as ações sanitárias de controle, realizadas pela vigilância sanitária, estão relacionadas a doenças, agravos e agentes nocivos ao homem, elas podem ser avaliadas por meio de indicadores epidemiológicos. Suponha que em uma cidade, no mês de agosto, observou-se a ocorrência de 3 novos casos/dia de uma determinada doença transmitida por alimento (DTA). Isso é um exemplo de indicador epidemiológico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q918624 | Direito Ambiental, Lei de Crimes Ambientais, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Para aplicação e gradação da penalidade, a autoridade competente observará:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.