Início

Questões de Concursos 2025

Resolva questões de 2025 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q957188 | Legislação de Trânsito, Competência dos órgãos e entidades que compõem o SNT, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A aplicação de multa e o recolhimento do certificado de registro e do certificado de licenciamento anual são incumbências dos órgãos e das entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Tais competências têm caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q956022 | Matemática, Frações e Números Decimais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Um evento artístico foi organizado por um orientador social, para todos os moradores de uma comunidade. Do total de pessoas dessa comunidade, 2/5 eram homens, 3/8 do restante correspondiam ao número de mulheres e 45 eram crianças.
Logo, o número de mulheres dessa comunidade era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q955908 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Observe os três períodos sublinhados nos últimos parágrafos do texto. Qual(is) deles apresenta(m), em sua construção, verbo(s) representativo(s) do modo subjuntivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q955306 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre o balé clássico é correto afirmar:

I - Esse gênero de dança treinava os corpos e mantinha através dos bailarinos tecnicamente perfeitos a visão de corpos intocáveis e portanto puros.
II - O balé clássico contava com a aceitação tanto da política quanto da religião predominante na época pois os movimentos e os enredos clássicos juntamente com a exigência técnica demonstravam possível controle de corpo mecânico.
III - Durante mais de 200 anos o balé clássico manteve sua predominância, refletindo o lento progresso da dança e dos estudos do corpo.
IV - Ao longo da história as ninfas e princesas representadas pelas bailarinas nos palcos eram vistas como verdadeiras deusas do movimento já que seus corpos eram a real representação da perfeição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q953621 | Pedagogia, Piaget, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Segundo Piaget, existem três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico matemático. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve o conhecimento social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q953232 | Gerência de Projetos, Gerenciamento do tempo, Digitador de Programas, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O Google Docs é uma ferramenta amplamente utilizada para criação, edição e colaboração em documentos online. Ele permite que vários usuários trabalhem simultaneamente no mesmo arquivo, com controle de versões e recursos de compartilhamento flexíveis.
Suponha que um digitador precisa criar um relatório e compartilhá-lo com outros colaboradores para revisão, mas deseja permitir que apenas um deles faça edições, enquanto os demais têm acesso somente para leitura.

Com base nas funcionalidades do Google Docs, assinale a alternativa CORRETA sobre como realizar essas tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q952515 | Segurança e Transporte, Radio Operador, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Quando a equipe do SAMU for a primeira instituição a chegar em um local que apresente qualquer acidente onde houver a presença de Produtos Perigosos (PP) confirmada ou suspeita, a central de regulação deve ser informada, e ela precisará tomar a seguinte medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

748Q952072 | Português, Colocação Pronominal, Auxiliar de Cozinha, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as expressões abaixo. Assinale a que foi construída de forma incorreta, em relação à regência verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q945528 | Português, Pronomes pessoais oblíquos, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se ao texto a seguir.

No dia em que o gato falou

Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Esse gato só faltava falar. Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar, não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele, na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas nada!

A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosa natureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo sílabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.

Exatamente no dia 16 de maio de 1958 foi que teve a ideia genial. Quando a ideia iluminou seu cérebro, veio acompanhada da crítica, autocrítica: “Mas, como não me ocorreu isso antes?”, perguntou ela para si própria, muito gentil e senil como sempre, mas agora também autopunitiva. “Como não me ocorreu isso antes?” O papagaio viu no brilho do olhar da dona o seu (dele) terrível destino e tentou escapar. Mas estava preso. Foi morto, depenado e cozinhado em menos de uma hora. Pois o raciocínio da mulher era lógico e científico: se desse ao gato o papagaio como alimentação, não era evidente que o gato começaria a falar? Era? Não era? Veria. O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo ver fracassado o seu intuito, a dama gentil e senil procurou forçá-lo. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateulhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia no estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

A mulher, tremendo de emoção e alegria, chorando e rindo, pôs-se a gritar por sua vez:
— Vejam, vejam, meu gatinho fala! Milagre! Milagre! Fala o meu gatinho!

Mas o gato, fugindo ao seu abraço, saltou para a janela e gritou de novo:

— Foge, madame, que o prédio vai cair! Madame, foge! — e pulou para a rua.

Nesse momento, com um estrondo monstruoso, o prédio inteiro veio abaixo, sepultando a dama gentil e senil em meio aos seus escombros.

O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio, ficou vendo o tumulto diante do desastre e comentou apenas, com um gato mais pobre que passava:

— Veja só que cretina. Passou vida inteira para me fazer falar e, no momento em que falei, não me prestou a mínima atenção.


Moral: O mal do artista é não acreditar na própria criação.


FERNANDES, Millôr. In: Antologia do Pasquim, volume III: 1973-1974. Rio de Janeiro: Desiderata, 2009.
Leia o trecho a seguir.

O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo ver fracassado o seu experimento científico, a dama gentil e senil procurou forçá-lo [1]. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe [2] mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou.

No trecho, os pronomes 1 e 2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

750Q945399 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

"Os movimentos fascistas apresentavam elementos dos movimentos revolucionários, na medida em que continham pessoas que queriam uma transformação fundamental da sociedade, frequentemente, com um lado notadamente anticapitalista e antioligárquico”. Referência: HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o fascismo italiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

751Q920765 | Direito Penal, Lei do Abuso de Autoridade, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do crime de abuso de autoridade e das definições constantes da Lei n.º 13.869/2019, julgue o item subsequente. 

Ainda que o agente público seja condenado criminalmente por um crime de abuso de autoridade, ele poderá, também, ser responsabilizado civil e administrativamente pela mesma conduta. 

  1. ✂️
  2. ✂️

752Q920739 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando o modelo constitucional de repartição das competências e dos bens dos entes federados, julgue o próximo item, a respeito da organização do Estado.

Os estados podem legislar de forma concorrente sobre direito tributário.

  1. ✂️
  2. ✂️

753Q920655 | Específico Brigada Militar RS, Legislação Específica, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Segundo a Lei Complementar nº 10.992/1997, para a promoção ao posto de Major, o ocupante do posto de Capitão deverá ter prestado serviços em órgão de execução por um período, consecutivo ou não, de, no mínimo, três anos e ter concluído, com aprovação, o Curso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q920653 | Específico Brigada Militar RS, Legislação Específica, Soldado Primeira Classe, Bombeiro Militar RS Brigada, FUNDATEC, 2025

Segundo a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, a segurança pública de dever do Estado é exercida pelos seguintes órgãos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q920604 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), é correto afirmar que se trata de 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q920585 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta a respeito de filiação partidária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q920547 | Português, Colocação Pronominal, Técnico em Tecnologia da Informação TI, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Rasgando pedaços do passado

Por medo, relutei!
Para me fortalecer, desatinei!
Hoje sentei e revirei as caixas do meu passado.
Amontoadas na estante do esquecimento.
Empoeiradas com o olhar pesado.
Relembrando páginas de outrora neste momento
Percebo a história da minha vida.
Cada página rasgada dói na alma.
É um pouco de mim que se vai.
São as asas de um sonho que agora cai.
Os trejeitos de uma época bem resolvida.
Serão lixo? Ou era um antigo e maquilado carma?
Ao revirar as folhas guardadas dos meus 13 anos...
... tive uma agradável surpresa!
Uma carta que deixei para mim...
... e que com o tempo esquecera.
Parecia que estava conversando com aquele menino
sereno.
Aquele menino que hoje invejo...
Em pranto, resolvi queimar esse passado...
... que tanto me fez feliz e que ainda me atormenta!
Mas a nostalgia apareceu e com um tapa de luva me
acertou.
Então guardei aquelas folhas iminentes ao fim.
Sentei no meu orgulho.
Mergulhei nas facetas de outro eu.
Escrevi uma carta!
Para quem sabe, daqui dez anos, ainda me lembre de
que fugir do passado...
... é matar uma parte de mim mesmo!
Rian Lopes


https://cronicas-curtas.blogspot.com/search?updated-max=2016-02-23T06:52:00-08:00&max-results=15
No trecho "Para quem sabe, daqui dez anos, ainda me lembre de que fugir do passado...", a colocação do pronome "me" está correta. Sobre a colocação pronominal, analise as alternativas e escolha a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

758Q920544 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Rasgando pedaços do passado

Por medo, relutei!
Para me fortalecer, desatinei!
Hoje sentei e revirei as caixas do meu passado.
Amontoadas na estante do esquecimento.
Empoeiradas com o olhar pesado.
Relembrando páginas de outrora neste momento
Percebo a história da minha vida.
Cada página rasgada dói na alma.
É um pouco de mim que se vai.
São as asas de um sonho que agora cai.
Os trejeitos de uma época bem resolvida.
Serão lixo? Ou era um antigo e maquilado carma?
Ao revirar as folhas guardadas dos meus 13 anos...
... tive uma agradável surpresa!
Uma carta que deixei para mim...
... e que com o tempo esquecera.
Parecia que estava conversando com aquele menino
sereno.
Aquele menino que hoje invejo...
Em pranto, resolvi queimar esse passado...
... que tanto me fez feliz e que ainda me atormenta!
Mas a nostalgia apareceu e com um tapa de luva me
acertou.
Então guardei aquelas folhas iminentes ao fim.
Sentei no meu orgulho.
Mergulhei nas facetas de outro eu.
Escrevi uma carta!
Para quem sabe, daqui dez anos, ainda me lembre de
que fugir do passado...
... é matar uma parte de mim mesmo!
Rian Lopes


https://cronicas-curtas.blogspot.com/search?updated-max=2016-02-23T06:52:00-08:00&max-results=15
Sobre o processo de revisitar memórias no texto, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q919713 | Direito Administrativo, Conceito e Classificação, Agente Administrativo, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Marque a alternativa correta sobre o controle da Administração Pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q919681 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente Administrativo, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia o trecho abaixo, observando as palavras em destaque.
Poucos adultos podem afirmar que tiveram uma infância completamente livre de desafios ou experiências difíceis. Esses eventos, mesmo que ocorram em uma fase inicial da vida, frequentemente deixam marcas profundas na psique, com impactos que reverberam na vida adulta.
Traumas como abuso sexual ou psicológico, exposição à violência física, negligência emocional ou testemunho de conflitos intensos entre os pais são exemplos de experiências que podem afetar o desenvolvimento social e emocional de uma criança. Mesmo situações que podem parecer menos severas, como privação de brincadeiras ou o impacto emocional de um divórcio, têm potencial para moldar padrões de comportamento futuros. O QUE acontece na infância não fica na infância. Estado de Minas, 24 de dezembro de 2024.
Disponível em: https://www.em.com.br/saude/2024/12/7019260-o-que-acontece-na-infancia-nao-fica-na-infancia.html. Acesso em: 23 jan. 2025. Adaptado.

Considerando-se o contexto em que ocorrem, pode-se afirmar que as palavras grifadas nesse trecho são respectivamente sinônimas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.