Início

Questões de Concursos Concurso

Resolva questões de Concurso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6761Q478406 | Farmácia, Farmacognosia, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS) tem a finalidade subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva, relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Nesse contexto, é de fundamental importância o conhecimento do profissional farmacêutico sobre as espécies de plantas medicinais e seus efeitos farmacológicos. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo, considerando verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta, com a sequência de cima para baixo:

( ) O tanino é substância que apresenta capacidade de formar complexos reversíveis ou irreversíveis com proteínas.

( ) A calêndula é utilizada em afecções dermatológicas e com finalidade cicatrizante, essa atividade é devido à presença de alcaloides nas flores da planta.

( ) Extrato à base de antraquinonas é utilizado como laxante e um dos mecanismos de ação está relacionado à estimulação direta da contração da musculatura lisa do intestino, aumentando a motilidade intestinal.

( ) As plantas contendo saponinas possuem atividade anti-inflamatória, antitumoral e antioxidante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6762Q434824 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Promotor de Justiça Substituto, MPE AP, FCC

Em abril de 2012, ao decidir sobre o pedido formulado na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria e nos termos do voto do Relator, julgou procedente a ação “para declarar a inconstitucionalidade da interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo é conduta tipificada nos artigos 124, 126, 128, incisos I e II, todos do Código Penal” (conforme ata de julgamento respectiva, publicada no Diário Oficial da União).

Nesse caso, o STF procedeu à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6763Q332375 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018

Papai Noel existe. Na noite de Natal, passou por um determinado condomínio com 5 casas e deixou 1 presente para cada criança que lá estava. Foi deixando os presentes na seguinte ordem:

• na 1ª casa deixou 3 presentes;

• na 2ª casa não se sabe quantos presentes foram deixados;

• na 3ª casa deixou 2 presentes;

• na 4ª casa deixou a metade dos presentes que carregava ao entrar nela;

• na 5ª casa deixou 3 presentes, e acabaram todos os presentes que ele carregava ao entrar no condomínio.

Sabendo que ele chegou ao condomínio com 11 presentes, quantas crianças estavam na 2ª casa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6764Q332189 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista Judiciário, TRT 1a, FEC

Em um escritório de advocacia, 8 advogados analisavam 24 ações em 15 dias. Alguns advogados foram aprovados em um concurso público e deixaram esse escritório, que passou a dispor de apenas 3 advogados. Se nenhum outro advogado for admitido e os que restaram mantiverem o mesmo ritmo de trabalho, a quantidade de dias que eles necessitarão para analisar 27 ações será de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6765Q320339 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6766Q252157 | Informática, Arquitetura de processadores RISC, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Em relação à arquitetura, a CPU é representada pelo microprocessador, sendo responsável pela principal função dos microcomputadores, que é o processamento dos dados. Conceitualmente, a CPU é constituída de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6767Q223189 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

"A dança é a arte mais antiga que o homem experimentou. " (Paul Bourcier) A este respeito, analise as afirmativas a seguir.

I.Baseado em registros feitos pelo homem por meio de desenhos de figuras humanas encontradas nas paredes e nos tetos das cavernas no Paleolítico, pode.se perceber que o homem primitivo já dançava.
II.Para os gregos, a dança era de essência religiosa. A dança dionisíaca era, a princípio, dança sagrada, tornou.se uma cerimônia litúrgica agrária, depois ato teatral e dissolveu.se em diversão.
III. A dança na Idade Média é apenas divertimento e evoluindo nesse contexto, irá se transformar em dança.espetáculo, a única que o mundo ocidental conhece hoje.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6768Q216680 | Matemática, Oficial de Produção, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Três melancias de massas diferentes foram pesadas duas a duas em uma balança que mostrou medidas de 13 kg, 17 kg e 20 kg. A medida, em kg, que essa balança mostrará se as três melancias forem pesadas juntas será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6769Q201752 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Os programas de planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel e o BrOffice Calc podem executar, entre outras, a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6770Q177042 | Direito Ambiental, Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais, Delegado de Polícia, Polícia Civil CE, VUNESP

Assinale a alternativa correta, no que tange à Educação Ambiental no Ensino Formal, em conformidade com o estabelecido pela Lei no 9.795/99.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6772Q153439 | Relações Públicas, Analista Judiciário Relações Públicas, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na comunicação social, as reuniões como: aula, círculo de estudos, curso, dramatização, estudo de caso, grupo de verbalização e observação, jogos de empresa, oficina e workshop são chamadas de reuniões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6773Q117291 | Sistemas Operacionais , Sistemas Operacionais, Analista de Segurança, MEC, FGV

Nos sistemas operacionais, o escalonamento de processos consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6774Q54858 | Português, Encontro Vocálico e Consonantais

LIBERDADE

Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade/ abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.
Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá- la, combater e certamente morrer por ela.
Ser livre como diria o famoso conselheiro, é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado, é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.) Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes. Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!
Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da liberdade nas mãos!
São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...

(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: Crônicas)

Em relação à divisão silábica, marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6775Q38654 | Português, Técnico Judiciário, TRE SE, FCC

Cada um no seu tablet: conheça o perfil das crianças brasileiras na web

Há tempos a internet não é lugar frequentado apenas por adultos. As crianças aprendem a navegar na web antes mesmo de amarrar os cadarços. Um levantamento da AVG Technologies comprova que 57% dos pequenos de até 5 anos sabem usar aplicativos em smartphones, mas só 14% são capazes de dar um laço nos cordões dos sapatos.
Além de ter acesso a dispositivos eletrônicos cada vez mais cedo, o público infantil tem uma tendência ao uso privativo da internet. As informações são do relatório mais recente da ICT Kids Online Brazil. O estudo foi realizado com pessoas de 9 a 16 anos, e indica que meninos e meninas acessam a rede principalmente de casa. E o Brasil é onde as crianças mais acessam a internet por dispositivos móveis, como smartphones e tablets − um terço delas estão conectadas.
Apesar do amplo acesso à web dentro de casa, a realidade não é a mesma no ambiente escolar. A pesquisa chama a atenção para o pouco uso da rede nas escolas brasileiras.

(Adaptado de: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/09/04/interna_tecnologia,497349/cada-um-no-seutablet-conheca-o-perfil-das-criancas-brasileiras-na-we.shtml. Acessado em: 05.09.2015)

A frase redigida corretamente e em conformidade com as informações do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6776Q38636 | Pedagogia, Professor, IFSP

I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.

Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a cima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6777Q31434 | Contabilidade Geral, Contabilidade Geral, Técnico de Contabilidade, CREMERJ, FDC

A Empresa Planalto Ltda. contratou, em 01/06/2009, um seguro contra incêndio pelo prazo de 12 meses, pagando à seguradora o prêmio no valor de R$ 30.000, em 10 parcelas iguais e sucessivas a cada dia 30. Em 31/12/2009, o montante apropriado das despesas com seguros foi igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6778Q8752 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Juiz substituto, TJ RJ, VUNESP

No tocante aos direitos fundamentais da criança e do adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6779Q5233 | Informática, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

Com um mercado cada vez mais competitivo, a informação passou a ser tratada como uma importante fonte de vantagem competitiva e, por essa razão, é crescente a preocupação das grandes corporações com sua confidencialidade e segurança. Diversas práticas têm sido adotadas com esse objetivo, com EXCEÇÃO de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6780Q793492 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Auditor de Sistema de Saúde, Prefeitura de Itaúna MG

São características da ética profissional, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.