Início

Questões de Concursos Concurso

Resolva questões de Concurso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


7641Q47682 | Português, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Texto associado.
                                    Com a força de um trator 

   A primeira mulher a operar máquinas pesadas no Estádio Mané Garrincha conta como superou o preconceito e mudou os rumos de sua carreira

      Eunice da Silva Oliveira teve de aprender cedo a superar desafios. Ficou viúva cedo e precisou sustentar sozinha a filha de 11 meses. Hoje, aos 39 anos, orgulha -se em dizer que Thaís, que tem 18, já está na faculdade, incentivada pelo perfil trabalhador e arrojado da mãe. Características que afloraram novamente em 2011, no canteiro de obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Oito meses depois de ser admitida para serviços de limpeza, Eunice foi promovida. Assumiu a direção de uma empilhadeira e passou a ser a primeira mulher a operar máquinas pesadas na obra. 

      O salário aumentou de 730 para 4.200 reais. Entre as novas atribuições, estavam empilhar e suspender meia tonelada de tijolos por dia. “Nunca tive medo de pegar no pesado", diz. Eunice já tinha carteira de habilitação, mas foi selecionada para a vaga após um curso de condução de veículos pesados de três dias. 

      Reconstruída, a arena Mané Garrincha teve sua capacidade ampliada de 45.000 para 70.800 lugares, obra que custou 1,2 bilhão de reais e levou 1.027 dias para ficar pronta. 

Olhar feminino 

     No começo, ela lutou para se familiarizar com o novo universo. Além da tensão por causa da enorme responsabilidade, Eunice enfrentou algumas piadinhas machistas. “Sempre tinha um que soltava uma graça, "cuidado que é mulher no volante", mas a maioria me dava apoio". Operando uma das empilhadeiras, virou exemplo de superação entre os operários. “ Não acho que é um serviço só para homens e muito menos que deixo de ser feminina", afirma Eunice, que não abria mão do batom antes de iniciar a jornada de trabalho. 

      Com o dinheiro que ganhou na obra da Copa, Eunice quitou suas dívidas, reformou a casa e comprou um carro novo. “E ainda consegui guardar um dinheirinho na poupança", conta. Estimulada pela experiência no Mané Garrincha, Eunice quis permanecer no setor da construção civil. Após a conclusão da arena, fez questão de tirar carteira de habilitação na categoria D para também poder dirigir ônibus, caminhões e outros tipos de tratores. Passou cinco meses desempregada, até ser contratada por uma empresa em Brasília, e hoje segue dirigindo veículos pesados. “As empreiteiras em geral dão preferência aos homens, mas acabei conseguindo por causa da minha experiência no Mané Garrincha". 

      E, mesmo não sendo muito fã de futebol, a operária pretende viver a emoção de assistir a pelo menos um jogo no estádio que ajudou a erguer. “Sempre que passo lá, bate uma saudade daqueles tempos. Foi um trampolim para mim e para muitos amigos que tive o prazer de conhecer". 

Abril na Copa – Edição especial. Placar. São Paulo: Editora Abril, n. 1391, jun. 2014. [Adaptado]
A intenção comunicativa dominante no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7642Q29433 | Português, Arquivista, CODEMIG, FGV

Texto associado.
Texto 2
Democracia refém (José Roberto de Toledo)

Desde 2008, o ibope pergunta à população em idade de votar quão satisfeita ela está com o funcionamento da democracia no Brasil. Os resultados nunca foram brilhantes ainda menos se comparados com países latino-americanos como Uruguai e Argentina, mas jamais haviam sido tão chocantes quanto agora. Só 15% dos brasileiros se dizem “satisfeitos" (14%) ou “muito satisfeitos" (1%) com o jeito que o regime democrático funciona no país. (Estado de São Paulo, 04/09/2015)
O jornalista autor do texto 2 informa que os resultados da pesquisa foram muito chocantes, isso porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7643Q28624 | Português, Analista Legislativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE

Assinale a alternativa que apresenta o vício de linguagem da frase “Ele prendeu o delinquente em sua casa”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7644Q16675 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Considere três amigos, Roberto, Eduardo e Marcos cujas idades, em anos completos, são diferentes entre si.

- Roberto diz: Eduardo é o mais velho entre nós três.
- Marcos diz: Roberto não é o mais novo de nós três.
- Eduardo diz: Marcos é o mais novo entre nós três.

Sabendo que apenas um dos amigos não disse a verdade, a lista dos amigos, em ordem crescente das respectivas idades, ê
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7645Q6799 | Português, Almoxarife, Prefeitura de Silvânia GO, NOROESTE

Texto associado.
Leia o texto para responder as questões de 1 a 5.

                A barca da tartaruga

Caiu chuva tão forte, tão forte, que durou dias e
noites¹. A água subiu, saltou dos rios, encobriu
os campos, a matas e, por fim, os montes². Não
se via árvore, bicho, uma ave que fosse3. Todos
haviam fugido ou sido levados pela enchente4.
A tartaruga, não5. Ela não foi boba6. Não fugiu
para o monte como fizeram os outros7.
O que fez foi estar sossegada em cima de uma
árvore caída na floresta8. Levou para lá as suas
coisas e comida para muitos dias9. A água
chegou e foi levando o tronco e a tartaruga em
cima do tronco10. E lá iam, de um lado pra o
outro, o tronco sobre a água e a tartaruga sobre
o tronco11.

DONATO, Hernâni. Contos dos meninos índios. São Paulo:
Melhoramentos, 2005. p. 85.
Por quantas orações é formado o segundo período?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7646Q682382 | Inglês, Profissional para Assuntos Administrativos, UNICAMP, VUNESP, 2019

No trecho do primeiro parágrafo – make the public sector more business-like as well as to improve the efficiency –, a expressão destacada indica  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7647Q391925 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 2, RFB, ESAF

Tratando-se de poder de polícia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execução material, por meio de intensidade da medida maior que a necessária para a compulsão do obrigado ou pela extensão da medida ser maior que a necessária para a obtenção dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impõe-se observar, especialmente, o seguinte princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7648Q340862 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Se ?todo engenheiro é bom em matemática? e ?algum engenheiro é físico?, conclui-se corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7649Q338569 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Saneamento Ambiental I, SABESP SP, FCC

Um investidor comprou um terreno retangular cujos lados medem 250 m e 60 m. Para ser vendido, esse terreno será dividido em 12 lotes iguais. Sendo assim, a área de cada lote, em metros quadrados, será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7650Q331710 | Matemática, Geometria Analítica, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Sobre um mapa de uma região, foi aplicado um sistema de coordenadas cartesianas, em que cada segmento de medida unitária, nesse sistema, correspondia a 1,5 quilômetros reais e, nesse sistema, duas praças foram identificadas com as coordenadas (1, –3) e (4, 1).

A distância real, em linha reta, em quilômetros, entre essas praças é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7651Q320328 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Em seu livro “Por amor e por força, rotinas na educação infantil”, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7652Q317437 | Administração Geral, Liderança, Administrador, ELETROBRÁS, NCE

Os gerentes desempenham papéis usualmente divididos em três categorias: interpessoais, processamento de informações e decisão. É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7653Q249025 | Mecânica, Técnico de Manutenção Júnior Mecânica, Petrobras, CESGRANRIO

Ao microconstituinte metaestável de uma liga Fe-C correspondente a uma estrutura eutetoide, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7654Q204961 | Matemática, Probabilidade, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Em uma determinada agência bancária, para um cliente que chega entre 15 h e 16 h, a probabilidade de que o tempo de espera na fila para ser atendido seja menor ou igual a 15 min é de 80%.
Considerando que quatro clientes tenham chegado na agência entre 15 h e 16 h, qual a probabilidade de que exatamente três desses clientes esperem mais de 15 min na fila?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7655Q120412 | Informática , Sistemas Distribuídos, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre o processamento paralelo e distribuído, assinale a afirmação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7656Q107548 | Gestão de Pessoas, Diagnóstico organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7657Q58324 | Enfermagem, Medicação Subcutânea

Homem, 52 anos, diabético, está internado na Clínica Médica e deve receber 20UI de Insulina NPH. Na instituição, está disponível Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deverá ser utilizada seringa de 3mL, quantos mL deverão ser administrados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7658Q22757 | Conhecimentos Específicos, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Sobre as alterações post mortem na carne dos animais de abate, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7659Q15076 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Civil, UFES, UFES

No sistema decimal, a quantidade de números inteiros positivos com 4 algarismos e que têm pelo menos um algarismo ímpar é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7660Q4658 | Técnicas de Vendas e Negociação, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios e aos custos da compra e uso de produtos e serviços é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.