Início

Questões de Concursos Concurso

Resolva questões de Concurso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9461Q833065 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro, Alternative Concursos, 2021

O profissional de enfermagem deve ter habilidade na realização de cálculos e na mensuração das doses com exatidão para prevenção de erros de administração de medicamentos. Considerando seu conhecimento sobre cálculos, responda: quantas gotas e microgotas por minuto são necessárias, aproximadamente, para correr uma solução glicofisiológica de 500ml em 06 horas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9462Q560669 | Informática, Chrome, Técnico legislativo, Assembléia Legislativa SE, FCC, 2018

O ícone de uma estrela que aparece do lado direito, no interior da linha de endereço do navegador Google Chrome (onde se digita o endereço dos sites que se quer visitar), serve para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9463Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9464Q257258 | Português, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A história mostra que o emprego aumenta quando a produtividade se eleva. Por outro lado, uma empresa que perde produtividade deixa de competir, destruindo empregos. O impacto das inovações sobre o nível de emprego depende também, e muito, da educação. De um modo geral, as novas tecnologias demandam trabalhadores mais qualificados. Mesmo quando o trabalhador perde o emprego, a educação facilita a conquista e a readaptação em um novo posto de trabalho. No Brasil, a força de trabalho tem, em média, 4,5 anos de escolaridade. Isso é insuficiente para a absorção e bom uso das novas tecnologias. O país deu grandes passos no campo quantitativo e hoje 97% das crianças em idade escolar estão matriculadas. Mas, se o sucesso no uso de novas tecnologias está relacionado diretamente com o número de anos que o trabalhador passa na escola, ele depende também da qualidade da educação recebida. Em face da precariedade do ensino, as empresas investem no treinamento de seus funcionários. Mas, normalmente, são selecionados os candidatos a emprego que já têm uma boa educação (de nível médio ou superior), o que aumenta a desigualdade entre quem pôde freqüentar uma boa escola e quem não pôde. Em suma, para se avaliar o impacto da modernização tecnológica não basta registrar a destruição de emprego que geralmente ocorre nos locais onde se adotam novos métodos. É preciso examinar os seus vários efeitos na redução de preços, melhoria de produtividade, expansão da demanda, aumento de investimentos e geração de novos empregos. No mundo atual, não há a menor possibilidade de as empresas competirem e gerarem empregos sem incorporar os avanços tecnológicos. No Brasil, o que mais falta, no momento, é uma educação de boa qualidade.
(Adaptado de O Estado de S.Paulo,dez/2001)

...as empresas investem no treinamento de seus funcionários.
O mesmo complemento exigido pelo verbo assinalado na frase acima está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9465Q256530 | História e Geografia de Rondônia, Ocupação Humana na Amazônia Brasileira, Técnico Judiciário Informática, TJ RO, CESGRANRIO

" ( ... ) Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos, traziam arcos com setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram ( ... )"

Desta forma, Pero Vaz de Caminha descrevia o primeiro encontro entre portugueses e nativos. Ao longo da ocupação e colonização da Amazônia, porém, os conquistadores ibéricos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9466Q256099 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 6a Região, FCC

Observe que há uma relação entre os dois primeiros grupos de letras apresentados abaixo. A mesma relação deve existir entre o terceiro e quarto grupo, que está faltando.

DFGJ : HJLO :: MOPS : ?

Considerando que as letras K, Y e W não pertencem ao alfabeto oficial usado, o grupo de letras que substituiria corretamente o ponto de interrogação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9467Q246311 | Matemática, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Numa prova de 45 questões, cada questão respondida corretamente vale 8 pontos, e 7 pontos são deduzidos a cada questão errada. Uma pessoa faz essa prova e fica com nota zero.


Quantas questões essa pessoa acertou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9468Q173605 | Criminologia, Introdução ao estudo do Direito Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP

Dentre as escolas penais a seguir, aquela na qual se pretendeu inicialmente aplicar ao direito penal os mesmos métodos de observação e investigação que se utilizavam em outras ciências naturais é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9469Q121139 | Informática , Memória, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Um computador projetado com 512 endereços tem possibilidade de armazenar, na memória principal, 512 células (endereçadas desde a posição 0 até a posição 511). Sabendo-se, que para esse computador, cada célula é projetada para armazenar 10 bits (palavras de 10 bits), considere as afirmações a seguir.

I - Esse computador tem a capacidade de armazenar 5.120 kbits.
II - O registrador de dados da memória armazena 10 bits e a barra de dados também permite a passagem de 10 bits simultaneamente.
III - O registrador de endereço de memória e a barra de endereços armazenam, no mínimo, 9 bits para que seja possível o acesso a todas as posições de memória.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9470Q115653 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Segundo o PMBOK, são stakeholders de um projeto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9471Q55399 | Português, Pontuação

Leia o trecho a seguir.

[...] Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... Tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons... De sorte que carece de se escolher: ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida de só religião só. Eu podia ser: padre sacerdote, se não chefe de jagunços; para outras coisas não fui parido.

Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019. [Fragmento].

A respeito dos artifícios linguísticos empregados por Guimarães Rosa no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso das reticências intenciona mostrar a hesitação e as pausas características da linguagem oral.
II. Pela escolha de vocabulário e pela progressão do texto, pode-se afirmar que Rosa pretende representar um registro informal do português brasileiro.
III. Os dois-pontos em “eu só podia ser:” anunciam uma enumeração explicativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9472Q54781 | Biologia, Biogeografia

(VUNESP) Explorando uma faixa estreita do litoral de São Paulo, desenvolve-se um tipo de vegetação, formado de poucas espécies arbóreas, providas de adaptações para enfrentar um solo lodoso, com alto teor salino e carente de oxigênio. O ecossistema descrito corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9473Q51708 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP

Sobre o trauma abdominal, analise as afirmativas abaixo:

I- O problema agudo mais grave da vítima de traumatismo abdominal é a hemorragia.
II- Na suspeita de lesão abdominal, a vítima deverá ser transferida para hospital com recursos suficientes para realização de laparotomia.
III- Nos casos de trauma penetrantes no abdômen, em pacientes hemodinamicamente instáveis devido à hemorragia, deve se manter a pressão sistólica entre 75 e 85mmHg até o controle da hemorragia.

Estão CORRETAS as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9474Q44382 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

A administração sublingual tem significado especial para determinadas drogas, a despeito do fato de que área de superfície disponível seja pequena. 

Com base nessa assertiva, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9475Q42649 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

O JSP é uma tecnologia que permite que o código Java seja embarcado nas páginas web por meio de scriptlets. No entanto, para que esse código possa ser executado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9476Q24411 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, Chesf, CESGRANRIO

O rotor de um gerador síncrono acoplado a uma turbina hidráulica tem 20 polos.

Para que a frequência da tensão gerada seja 60 Hz, a velocidade de rotação, em rpm, do eixo da turbina deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9477Q18660 | Física, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB

Em um experimento de Millikan (determinação da carga do elétron com gotas de óleo), sabe-se que cada gota tem uma massa de 1,60 pg e possui uma carga excedente de quatro elétrons. Suponha que as gotas são mantidas em repouso entre as duas placas horizontais separadas de 1,8 cm. A diferença de potencial entre as placas deve ser, em volts, igual a

Dados: caga elementar e = 1,60x10-19C ;1 pg = 10-12 g ; g = 10m s2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9478Q4393 | Informática, Controlador de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

Que técnica é utilizada em programas de antivírus para detecção de vírus desconhecidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9479Q706560 | Matemática Financeira, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Se Ana antecipasse o pagamento de uma dívida de R$ 3.200,00 teria um desconto simples proporcional (pró-rata) de 4% ao mês. Ana então pagou a dívida 75 dias antes do vencimento. Nessas condições, o valor que Ana pagou pela dívida foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9480Q538768 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

No tocante à Responsabilidade Civil e Criminal em Obras de Engenharia, considere.

I. O profissional que se incumbir de atividades para as quais não possua conhecimento técnico suficiente, mesmo tendo legalmente essas atribuições, quando tal fato for constatado por meio de perícia feita por pessoa física habilitada ou pessoa jurídica, devidamente registrada no CREA, deverá ser imediatamente autuado pelo CREA respectivo, por infração ao Código de Ética Profissional.

II. O profissional que, mesmo podendo prever conseqüências negativas, ou seja, não leva em consideração o que acredita ser fonte de erro, deverá ser autuado pelo CREA respectivo por infração ao Código de Ética Profissional, após constatada a falta mediante perícia feita por pessoa física habilitada ou pessoa jurídica devidamente registrada no CREA.

III. Os atos relativos à não-participação efetiva na autoria do projeto e na execução do empreendimento, caracterizando acobertamento, deverão ser objeto de autuação com possibilidade de aplicação da penalidade de suspensão temporária do exercício profissional.

I, II e III representam, respectivamente, atos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.