Início

Questões de Concursos OAB

Resolva questões de OAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2201Q25889 | Direito Administrativo, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, previsto no art. 175 da CF e regulado pela Lei n.º 8.987/1995, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2202Q924196 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

A incompetência do juízo, tal como prevista no CPC, pode assumir duas feições, de acordo com a natureza do vício e ainda com as consequências advindas de tal reconhecimento. O Código trata, então, da incompetência absoluta e da relativa. A respeito dessas modalidades de incompetência, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2203Q922407 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das fundações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2204Q26417 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB

Os direitos da personalidade são irrenunciáveis e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2205Q25145 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2206Q922938 | Direito Internacional Privado, ELEMENTOS DE CONEXÃO, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Em janeiro de 2003, Martin e Clarisse Green, cidadãos britânicos domiciliados no Rio de Janeiro, casam-se no Consulado-Geral britânico, localizado na Praia do Flamengo. Em meados de 2010, decidem se divorciar. Na ausência de um pacto antenupcial, Clarisse requer, em petição à Vara de Família do Rio de Janeiro, metade dos bens adquiridos pelo casal desde a celebração do matrimônio, alegando que o regime legal vigente no Brasil é o da comunhão parcial de bens. Martin, no entanto, contesta a pretensão de Clarisse, argumentando que o casamento foi realizado no consulado britânico e que, portanto, deve ser aplicado o regime legal de bens vigente no Reino Unido, que lhe é mais favorável. Com base no caso hipotético acima e nos termos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2207Q924735 | Direito Penal, Imputabilidade e Antijuridicidade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Miguel, com 27 anos de idade, pratica conjunção carnal com Maria, jovem saudável com 16 anos de idade, na residência desta, que consente com o ato. Na mesma data e também na mesma residência, a irmã de Maria, de nome Marta, com 18 anos, permite que seu namorado Alexandre quebre todos os porta-retratos que estão com as fotos de seu ex-namorado. O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Miguel pelo crime de estupro. Marta, após o fim da relação, ofereceu queixa pela prática de dano por Alexandre. Os réus contrataram o mesmo advogado, que deverá alegar que não foram praticados crimes, pois, em relação às condutas de Miguel e Alexandre, respectivamente, estamos diante de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2208Q923731 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2209Q923738 | Direito do Trabalho, Estabilidade e Reintegração, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

Empregado dirigente sindical, acusado de haver praticado furto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2210Q924265 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos servidores públicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2211Q25710 | Direito Constitucional, Primeira Fase OAB, OAB

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2212Q921991 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Assinale a alternativa correta:

I. As normas complementares compreendidas na expressão legislação tributária de que trata o Código Tributário Nacional, que versem sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes estão, do ponto de vista da hierarquia, em plano superior às leis, aos tratados e às convenções internacionais?

II. O Código Tributário Nacional estabelece que, salvo disposição em contrário, os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas entram em vigor na data da sua publicação?

III. Em obediência ao princípio da irretroatividade da lei, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou?

IV. As contribuições sociais para a seguridade social somente poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado?
Pode-se responder comSIM:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2213Q25740 | Direito Processual Penal, Primeira Fase OAB, OAB

Em relação às nulidades no Direito Processual Penal, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2214Q926094 | Direito Tributário, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2020

Uma sociedade empresária em recuperação judicial requereu, perante a Secretaria Estadual de Fazenda do Estado X, o parcelamento de suas dívidas tributárias estaduais. O Estado X dispunha de uma lei geral de parcelamento tributário, mas não de uma lei específica para parcelamento de débitos tributários de devedor em recuperação judicial.
Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2215Q26268 | Conhecimentos Específicos OAB, Questões Essenciais Relativas aos Contratos de Emprego, Primeira Fase OAB, OAB, VUNESP

Assinale a opção correta quanto à dispensa arbitrária ou sem justa causa de empregada doméstica gestante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2216Q207059 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Dentre as assertivas atinentes ao instituto da denunciação da lide aponte a que se afigura INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2217Q922584 | Direito Penal, Prescrição, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

A respeito da prescrição, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2218Q26328 | Direito Penal, Primeira Fase OAB, OAB, VUNESP

No que diz respeito ao indulto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2219Q25842 | Direito Constitucional, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

De acordo com dispositivo constitucional vigente, a súmula com efeito vinculante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2220Q24822 | Direito Constitucional, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Isabella promove ação popular em face do Município X, por entender que determinados gastos realizados estariam causando graves prejuízos ao patrimônio público. O pedido veio a ser julgado improcedente, por total carência de provas. Inconformada, Isabella apresenta a mesma ação com fundamento em novos elementos, e, mais uma vez, o pedido vem a ser julgado improcedente por carência de provas. 
 
Nos termos da Constituição Federal e da legislação de regência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.