Início

Questões de Concursos OAB

Resolva questões de OAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4821Q923104 | Direito Constitucional, Responsabilidade e imunidades do Presidente da República, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil, em relação aos crimes de responsabilidade por atos do Presidente da República, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4822Q925935 | Direito Processual do Trabalho, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Brenda aufere um salário mínimo e meio e ajuizou reclamação trabalhista contra o empregador, postulando diversas verbas que entende fazer jus. Na petição inicial, não houve requerimento de gratuidade de justiça nem declaração de miserabilidade jurídica. O pedido foi julgado improcedente, mas, na sentença, o juiz concedeu, de ofício, a gratuidade de justiça. 
Diante da situação e do comando legal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4823Q925692 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Rogério, solteiro, maior e capaz, estando acometido por grave enfermidade, descobre que é pai biológico de Mateus, de dez anos de idade, embora não conste a filiação paterna no registro de nascimento. Diante disso, Rogério decide lavrar testamento público, em que reconhece ser pai de Mateus e deixa para este a totalidade de seus bens. Sobrevindo a morte de Rogério, Renato, maior e capaz, até então o único filho reconhecido por Rogério, é surpreendido com as disposições testamentárias e resolve consultar um advogado a respeito da questão. A partir do fato narrado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4824Q923399 | Direito Processual do Trabalho, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

O prazo para a interposição do recurso de revista é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4825Q922134 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Com relação ao direito à percepção do adicional de insalubridade, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4826Q922394 | Direito Processual Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Em ação de alimentos promovida por Yolanda em face de Aurélio, o Juiz determinou que Aurélio deveria arcar, na condição de futuro pai, com os valores devidos à gestante durante a gravidez, destinados a cobrir as despesas adicionais decorrentes da gestação, fixando para tal a quantia ?x?. A legislação atinente ao tema dá a Aurélio a possibilidade de defesa. Assinale a opção que indica os termos em que a defesa será exercida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4827Q923931 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4828Q924956 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Quincas adentra terreno vazio e, de forma pública, passa a construir ali a sua moradia. Após o exercício ininterrupto da posse por 17 (dezessete) anos, pleiteia judicialmente o reconhecimento da propriedade do bem pela usucapião. Durante o processo, constatou-se que o imóvel estava hipotecado em favor de Jovelino, para o pagamento de numerários devidos por Adib, proprietário do imóvel. 
Com base nos fatos apresentados, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4829Q923679 | Direito Civil, Da Extinção das Obrigações, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à extinção dos contratos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4830Q925219 | Direito do Trabalho, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Plácido, empregado de um restaurante, sem qualquer motivo, passou a agredir verbalmente seu superior, até que, violentamente, quebrou uma mesa e uma cadeira que estavam próximas. Contornada a situação, Plácido foi dispensado e a empresa descontou no seu TRCT os valores do prejuízo com os móveis, que correspondiam a 60% do salário do trabalhador.
 
Sobre o episódio apresentado, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4831Q925229 | Direito Penal, Noções gerais de crimes contra a Administração Pública, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O Presidente da República, diante da nova onda de protestos, decide, por meio de medida provisória, criar um
novo tipo penal para coibir os atos de vandalismo. A medida provisória foi convertida em lei, sem impugnações.
Com base nos dados fornecidos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4832Q865089 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2021

Paulo e Júlia viajaram para Portugal, em novembro de 2019, em comemoração ao aniversário de um ano de casamento. Na cidade de Lisboa, dentro do quarto do hotel, por ciúmes da esposa que teria olhado para terceira pessoa durante o jantar, Paulo veio a agredi-la, causando-lhe lesões leves reconhecidas no laudo próprio. Com a intervenção de funcionários do hotel que ouviram os gritos da vítima, Paulo acabou encaminhado para Delegacia, sendo liberado mediante o pagamento de fiança e autorizado seu retorno ao Brasil.
Paulo, na semana seguinte, retornou para o Brasil, sem que houvesse qualquer ação penal em seu desfavor em Portugal, enquanto Júlia permaneceu em Lisboa. Ciente de que o fato já era do conhecimento das autoridades brasileiras e preocupado com sua situação jurídica no país, Paulo procura você, na condição de advogado(a), para obter sua orientação.
Considerando apenas as informações narradas, você, como advogado(a), deve esclarecer que a lei brasileira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4833Q923212 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

O profissional advogado licenciado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4834Q922471 | Direito Ambiental, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

De acordo com o que estabelece a legisção de combate aos crimes ambientais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4835Q924532 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Roberto e Ana casaram-se, em 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens. Em 2008, Roberto ganhou na
loteria e, com os recursos auferidos, adquiriu um imóvel no Recreio dos Bandeirantes. Em 2014, Roberto foi
agraciado com uma casa em Santa Teresa, fruto da herança de sua tia. Em 2015, Roberto e Ana se separaram.
Tendo em vista o regime de bens do casamento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4836Q926590 | Direito Constitucional, Súmulas e Jurisprudência do STF, CESPE CEBRASPE, 2024

   Três aposentados, Cláudio, Lucas e Pedro, prestaram concurso público e foram aprovados para determinado cargo público no estado do Paraná. Cláudio é aposentado de sociedade de economia mista; Lucas, aposentado de empresa pública; e Pedro, servidor público aposentado do estado do Paraná.

Acerca da situação hipotética precedente, assinale a opção correta, com base na Constituição Federal de 1988. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4837Q923271 | Direito Processual Penal, Lei processual penal no tempo e no espaço, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com o CPP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4838Q922252 | Direito Comercial, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Há ordem de pagamento nos seguintes títulos de crédito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4839Q923023 | Direito do Trabalho, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Sobre a previsão legal das férias anuais, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4840Q922005 | Direito Ambiental, Artigo Capítuloart 225, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O inciso VII do §1º do art. 225 da Constituição da República prevê a proteção da fauna e da flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, enquanto que o §1º do art. 231 do referido texto constitucional estabelece que são terras indígenas as habitadas por eles em caráter permanente e que podem ser utilizadas por esses povos, desde que necessárias ao seu bem-estar e à sua reprodução física e cultural. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.