Início

Questões de Concursos Vestibular e ENEM

Resolva questões de Vestibular e ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q54385 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F. M. Triângulo Mineiro) O parlamentarismo, implantado no Brasil em 1961, visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q54304 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F. M. Triângulo Mineiro-MG) Nos campos político e econômico, durante o Segundo Reinado (1840-1889) ocorreram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q934861 | Artes, Impressionismo, ENEM

Como o impressionismo influenciou os demais movimentos que surgiram posteriormente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1424Q933640 | Biografia, Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga se destacou em qual gênero musical brasileiro emergente no final do século XIX?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1425Q933489 | Biografia, Clarice Lispector

Qual dos seguintes temas é uma característica notável na obra de Clarice Lispector?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1426Q932638 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Todos os espaços são geográficos porque determinados pelo movimento da sociedade, da produção. Mas tanto a
paisagem quanto o espaço resultam de movimentos superficiais e de fundo da sociedade, uma realidade de
funcionamento unitário, um mosaico de relações, de formas, funções e sentidos.
SANTOS, M. Metamorfose do Espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo:
EDUSP, 2008, p.67.
O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia e, a partir dele, conceitos e
categorias de análises compõem a relação sociedade-natureza.
Com bases nesses conhecimentos, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
(I) Paisagem
(II) Lugar
(III) Território
(IV) Região
(V) Rede
(A) Caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em
relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com
referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.
(B) Compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do
visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores,
movimentos, odores, sons etc.
(C) Sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós
ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem
aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.
(D) Liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação
e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais,
nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.
(E) É uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida,
homogêneos, seja por um critério físico-natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta
em uma diferenciação de área.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1427Q931184 | Português, Sintaxe, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?
Não. O riso básico – o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas – que nós não somos capazes de perceber – e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.
Disponível em http://globonews.globo.com. Acesso em 31 maio 2012 (adaptado)
A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1428Q930761 | Português, Variação Linguística, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: “O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel”, afirma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: “A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossas avós”. Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a fim de dominar outros códigos.
SILVA JR., M. G.; FONSECA, V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).
Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo.
Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q930038 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Na Bíblia, a criação do mundo é descrita a partir das ordens de um único ser, que é Deus: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz" (Gen., 1:3). Porém, em certos mitos ameríndios, inclusive brasileiros, a criação do mundo é poeticamente apresentada como resultado de um diálogo entre múltiplos espíritos. As linhas a seguir servem como exemplo. Elas narram o surgimento de um desses espíritos criadores (demiurgos): "Tendo florido (em forma humana) / Da sabedoria contida em seu ser de céu / Em virtude de seu saber que se abre em flor, / Soube para si em si mesmo / a essência da essência da essência das belas palavras primeiras".
CESARINO, Pedro de N. Os Poetas. Folha de S. Paulo. 18 jan. 2009: p. 6–7 (adaptado).
A Bíblia trata da criação em linguagem poética. Analogamente, são poéticas as linhas ameríndias acima citadas. Em geral, a poesia abriga diferenças de forma e de conteúdo por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q929682 | Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Carros de motor a álcool ou a gasolina poluem de maneiras diferenciadas. Considere que cada litro de álcool consumido no motor corresponde a retirar 6,5 kg de CO2 (gás carbônico) e injetar na atmosfera 4,7 kg de O2 (gás oxigênio), enquanto cada litro de gasolina consumida no motor retira 2,6 kg de O2 da atmosfera e lança 2,3 kg de CO2. Suponha, ainda, que uma cidade possua uma frota de 20.000 veículos, sendo metade dos veículos movidos a álcool e que cada veículo a gasolina consome, em média, 2.000 litros de gasolina por ano, enquanto cada veículo a álcool consome, em média, 2.800 litros a mais de álcool. De acordo com o texto, o consumo anual de combustível da frota de veículos daquela cidade corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1431Q671729 | História, Aristóteles

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a visão de Aristóteles sobre o papel do cidadão na sociedade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1432Q596776 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
1 Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
4 absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
7 março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
10 palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
13 invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
16 de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In:
O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
O texto encerra importante questão teórica acerca da produção historiográfica ao demonstrar que as narrativas relativas a acontecimentos históricos — a exemplo de revoluções, guerras, golpes de Estado ou outros de qualquer natureza — podem ser distintas e estar vinculadas a diferentes visões de mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1433Q595534 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance.
( ) O pano de fundo histórico da narrativa é a ditadura salazarista, que durou quatro décadas em
Portugal.
( ) O Lar da Feliz Idade presentifica o tema da velhice, em uma sociedade que busca a longevidade,
mas não sabe o que fazer com os velhos.
( ) O romance dialoga com obras de autores portugueses, como Fernando Pessoa e José Saramago.
( ) Antônio Silva constrói a própria narrativa, sugerindo, por vezes, estar escrevendo um livro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1434Q390470 | Português, Crase, Caderno 1, UFMG, UFMG

Ocorre erro de crase em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q54035 | Biografia, Martin Luther King, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Desde o início de sua história, os Estados Unidos da América tiveram quatro de seus presidentes assassinados durante o exercício do cargo. Assinale a alternativa que apresenta o nome de dois deles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q24955 | Química, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.

SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).

Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q934563 | Biologia, Biomas Brasileiros, ENEM

(Unicentro) O bioma localizado na maior parte da região Centro-Oeste é caracterizado pela presença de vegetação de pequenos arbustos. O solo desse bioma é deficiente em nutrientes e possui, ainda, alta saturação de alumínio, o que contribui para a baixa produção de biomassa aérea das plantas, causando o escleromorfismo da vegetação nativa.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o bioma descrito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q933429 | Biografia, Nelson Mandela, Vestibular ENEM, ENEM

Que universidade sul-africana possui um diploma honorário concedido a Nelson Mandela?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1439Q933105 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM

    Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes, cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou impactos consideráveis na vegetação do Pantanal brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-se menos abundante que no passado, além de ocupar áreas mais restritas.

BICUDO, F. Jardineiros da pesada. Ecologia.Pesquisa Fapesp, ed. 231, maio 2015 (adaptado).

O evento descrito com a flora ocorreu em razão da redução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q930208 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Foi em meados da década de 70 que a União Soviética começou a perder o "bonde da história". Ficava evidente, mesmo para os próprios soviéticos, que o império vermelho era uma superpotência apenas pelo poderio militar, pelo arsenal nuclear e pela capacidade de destruição em massa. Devido ao seu baixo dinamismo econômico, a produtividade industrial não acompanhava, nem de longe, os avanços dos países capitalistas desenvolvidos mais competitivos. Seu parque industrial, sucateado, era incapaz de produzir bens de consumo em quantidade e qualidade suficientes para abastecer a própria população. As filas intermináveis eram parte do cotidiano dos soviéticos e o descontentamento se generalizava.
Em outras palavras, na União Soviética,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.