Início

Questões de Concursos Vestibular e ENEM

Resolva questões de Vestibular e ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q931545 | Química, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Uma equação química é uma equação matemática no sentido de representar uma igualdade: todos os átomos e suas quantidades que aparecem nos reagentes também devem constar nos produtos. Considerando uma equação química e sua correspondente constante de equilíbrio, pode-se afirmar corretamente que, multiplicando-se todos os seus coeficientes por 2, a constante de equilíbrio associada a esta nova equação será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q935416 | História, Reforma Protestante, ENEM

(Cesgranrio) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

1. o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.

2. a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.

3. a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

4. a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q935094 | Artes, Arte Indígena, ENEM

Leia o fragmento a seguir.

O uso da palavra arte para designar manifestações estéticas de sociedades arqueológicas é visto com reserva pelos arqueólogos, porque se sabe que as sociedades indígenas não consideram seus objetos de uso cotidiano, festivo ou cerimonial como obras de arte. Por isso, denominações como “arte indígena” ou “etnoarte” têm sido usadas para diferenciar a arte dos povos indígenas da arte da sociedade ocidental. Mas talvez essa distinção não seja tão necessária. Costuma-se entender que a arte na sociedade ocidental incentiva a criatividade (como algo contrário à tradição), mas na verdade também os ocidentais produzem a arte para o público e, nesse sentido, são de alguma forma também sujeitos à aceitação social de suas produções estéticas. (Denise P. Schaan, "A arte da cerâmica marajoara: encontros entre o passado e o presente" in Habitus, V. 5, n. 1, 2007, p. 99.)

A partir do texto, assinale a opção que interpreta corretamente o sentido das manifestações artísticas nas sociedades indígenas e ocidentais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q54141 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Vestibular, Vestibular

(UFRGS) Na biblioteca de uma universidade, há uma sala que contém apenas livros de Matemática e livros de Física. O número de livros de Matemática é o dobro do número de Física. São dirigidos ao ensino Médio 4% dos livros de Matemática e 4% dos livros de Física. Escolhendo ao acaso um dos livros dirigidos ao Ensino Médio, a probabilidade de que ele seja de Matemática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q933207 | Física, Processos de Eletrização

(UNESP 2014) Um bastão de vidro e um bastão de ebonite (borracha vulcanizada) são atritados com um pano de lã. O bastão de vidro adquire carga positiva e o bastão de ebonite adquire carga negativa. Isso ocorre porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q933200 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

O tubo polínico é uma importante estrutura no processo evolutivo dos vegetais, garantindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q930181 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam–se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...
QUINTANA, Mário. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001, p. 104.
O poema sugere que o leitor é parte fundamental no processo de construção de sentido da poesia. O verso que melhor expressa essa ideia é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q390473 | Português, Crase, Caderno 1, UFMG, UFMG

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Quando, ...... dois dias, disse......ela que ia ...... Europa para concluir meus estudos, pôs-se ...... chorar.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q933276 | Química, Distribuição Eletrônica

(UNIFESP) Os elétrons da última camada do átomo de um elemento X estão distribuídos segundo a configuração 5s²5p³. O número atômico de X é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q930398 | Inglês, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

The record industry
The record industry is undoubtedly in crisis, with labels laying off employees in continuation. This is because CD sales are plummeting as youngsters prefer to download their music from the Internet, usually free of charge.
And yet it´s not all gloom and doom. Some labels are in fact thriving. Putumayo World Music, for example, is growing, thanks to its catalogue of ethnic compilation albums, featuring work by largely unknown artists from around the planet.
Putumayo, which takes its name from a valley in Colombia, was founded in New York in 1993. It began life as an alternative clothing company, but soon decided to concentrate on music. Indeed its growth appears to have coincided with that of world music as a genre.
Speak Up. Ano XXIII, nº 275 (fragmento).
A indústria fonográfica passou por várias mudanças no século XX e, como consequência, as empresas enfrentaram crises. Entre as causas, o texto da revista Speak Up aponta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q933112 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM

O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que diz respeito à defesa do meio ambiente. Uma de suas recomendações é a redução da utilização de substâncias propelentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono), em aerossóis e aparelhos de refrigeração.

Essa recomendação visa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q933822 | Música, Elementos Básicos da Música

O que é a forma em música?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q666724 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
    Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra num desses meus badulaques. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” — do verbo “varrer”. De fato, trata-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário, aquela que tem, no topo, a fotografia de uma “varroa”(sic!) (você não sabe o que é uma “varroa”?) para corrigir me do meu erro. E confesso: ele está certo. O certo é “varrição” e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim porque nunca os vi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário com a “varroa” no topo. Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção” quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.
ALVES, R. Mais badulaques. São Paulo: Parábola, 2004 (fragmento).
De acordo com o texto, após receber a carta de um amigo “que se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário” sinalizando um erro de grafia, o autor reconhece
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q54071 | Matemática, Razão e Proporção, Vestibular ENEM, ENEM

Se (3, x, 14, …) e (6, 8, y, …) forem grandezas diretamente proporcionais, então o valor de x + y é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q25084 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Cordel resiste à tecnologia gráfica

O Cariri mantém uma das mais ricas tradições da cultura popular. É a literatura de cordel, que atravessa os séculos sem ser destruída pela avalanche de modernidade que invade o sertão lírico e telúrico. Na contramão do progresso, que informatizou a indústria gráfica, a Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelistas do Crato conservam, em suas oficinas, velhas máquinas para impressão dos seus cordéis.
A chapa para impressão do cordel é feita à mão, letra por letra, um trabalho artesanal que dura cerca de uma hora para confecção de uma página. Em seguida, a chapa é levada para a impressora, também manual, para imprimir. A manutenção desse sistema antigo de impressão faz parte da filosofia do trabalho. A outra etapa é a confecção da xilogravura para a capa do cordel.
As xilogravuras são ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira. A origem da xilogravura nordestina até hoje é ignorada. Acredita-se que os missionários portugueses tenham ensinado sua técnica aos índios, como uma atividade extra-catequese, partindo do princípio religioso que defende a necessidade de ocupar as mãos para que a mente não fique livre, sujeita aos maus pensamentos, ao pecado. A xilogravura antecedeu ao clichê, placa fotomecanicamente gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, que era utilizada nos jornais impressos em rotoplanas.

VICELMO, A. Disponível em: www.onordeste.com. Acesso em: 24 fev. 2013 (adaptado).

A estratégia gráfica constituída pela união entre as técnicas da impressão manual e da confecção da xilogravura na produção de folhetos de cordel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q54224 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(U. Santa Ursula-RJ) O Renascimento é considerado por muitos historiadores como um marco na revolução intelectual do Ocidente. Ocorreu primeiro na Itália e pode ser caracterizado por modificações nas artes em geral e em alguns conceitos anteriormente aceitos como imutáveis. Assinale o mais correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q933315 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Vestibular UNESP, UNESP

Para mimetizar um tecido e obter uma estrutura para enxertos em humanos, um grupo de pesquisadores utilizou a espongina, composta por colágeno, e a biossílica das espículas provenientes de um invertebrado. A associação da parte orgânica com a parte inorgânica resultou em um compósito com propriedades muito similares às do tecido humano.

(Karina Ninni. https://agencia.fapesp.br, 10.09.2020. Adaptado.)

O filo a que pertence o invertebrado mencionado e um órgão humano que poderá receber o enxerto são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q932897 | Português, Morfologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:
I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”. 
II. “Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”. 
III. “para o fim de tudo que foi grande”. 
IV. “para melhor servirnos”.
A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q930080 | Espanhol, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

El Camino de la lengua nos lleva hasta el siglo X, época en la que aparecen las Glosas Emilianenses en el monasterio de Suso en San Millán (La Rioja).
Las Glosas Emilianenses están consideradas como el testimonio escrito más antiguo del castellano. Paso a paso y pueblo a pueblo, el viajero llegará al siglo XV para asistir al nacimiento de la primera Gramática de la Lengua Castellana, la de Nebrija. Más tarde, escritores como Miguel de Cervantes, Calderón de la Barca, Miguel de Unamuno, Santa Teresa de Jesús o el contemporáneo Miguel Delibes irán apareciendo a lo largo del itinerario. Pero la literatura no es el único atractivo de este viaje que acaba de comenzar.
Nuestra ruta está llena de palacios, conventos, teatros y restaurantes. La riqueza gastronómica de esta región es algo que el viajero debe tener muy en cuenta.
Revista Punto y Coma. Espanha, n°9, nov./dez. 2007.
O "Camino de la lengua", um percurso para turistas na Espanha, conduz o viajante por um roteiro que, além da temática original sobre a língua e a literatura espanholas, envolve também os aspectos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q935143 | Artes, Arte Abstrata, ENEM

“A ‘nova arte’, a abstração, provou ser um meio potente para a expressão de uma grande diversidade de experiências e ideias.” (Gooding) Em relação à arte abstrata, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.