Início

Questões de Concursos Vestibular e ENEM

Resolva questões de Vestibular e ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q54277 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Quanto aos movimentos liberais ocorridos na Europa no século XIX, pode-se afirmar que a Revolução de 1848
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q54123 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie 99) Uma prova de atletismo é disputada por 9 atletas, dos quais apenas 4 são brasileiros. Os resultados possíveis para a prova, de modo que pelo menos um brasileiro fique numa das três primeiras colocações, são em número de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q935178 | Física, Cinemática, ENEM

(ENEM 2018 PPL) Em uma corrida de dez voltas disputada por dois carros antigos, A e B, o carro A completou as dez voltas antes que o carro B completasse a oitava volta. Sabe-se que durante toda a corrida os dois carros mantiveram velocidades constantes iguais a 18 m/s e 14 m/s. Sabe-se também que o carro B gastaria 288 segundos para completar oito voltas.

A distância, em metro, que o carro B percorreu do início da corrida até o momento em que o carro A completou a décima volta foi mais próxima de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q934833 | Filosofia, Ética e Moral, Vestibular

(Unioeste 2018) A neuroética é uma área de pesquisa interdisciplinar que se concentra nas questões éticas levantadas pelo entendimento cada vez maior acerca do cérebro e de nossa capacidade de monitorá-lo e influenciá-lo bem como examina as questões éticas que emergem do entendimento cada vez mais aprofundado das bases biológicas das ações e das escolhas éticas.

(ROSKIES, ADINA, 2016).

Diante dessa definição do campo da neuroética, marque a alternativa que NÃO apresenta um problema especificamente neuroético

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q930638 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Ninguém vive sem ocupar espaço, sem respirar, sem alimentar–se, sem ter um teto para abrigar–se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana: luz, telefone, televisão, rádio, refrigeração dos alimentos etc. A humanidade não vive sem ocupar espaço, sem utilizar–se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.
RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).
O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q54236 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UEMS) A Reforma religiosa do século XVI, ocorrida na Europa, significou um marco na trajetória da Cristandade. Os principais reformados foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q935427 | História, Idade Moderna, Vestibular

(ENEM PPL 2020) A Inglaterra não só os produzia em condições técnicas mais avançadas do que o resto dos países, como os transportava e distribuía. Tinha, pois, necessidades de mercados, e foi por isso que se esforçou, naquela etapa de sua história, para criá-los e desenvolvê-los. O Tratado de Methuen em 1703 estabelecia a compra dos tecidos ingleses por parte de Portugal, enquanto a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção vinícola dos lusitanos.

SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).

No contexto político-econômico da época, esse tratado teve como consequência para os britânicos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q672291 | Sociologia, Economia e Sociedade

O que é a teoria do derrame ou "trickle down economics"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

929Q24948 | Conhecimentos Gerais, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q933197 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

A meiose I de uma célula 2n=2 é _________, originando _________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q667025 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
    Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem… Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada… O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das coisas do tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas… Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!
    O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções.
    A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete.
BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011.
O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q55498 | Português, Crase

A era das compras

A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.
O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358) 

Ao analisar os hábitos de consumo, o autor do texto avalia esses hábitos de consumo contrapondo os mesmos aos hábitos de consumo que havia em épocas de maior frugalidade.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q25204 | História, História do Brasil, Vestibular UFF, UFF, UFF

A abertura política brasileira, ocorrida em meados da década de 1980, teve início na gestão do general Ernesto Geisel em 1974, levando mais de treze anos para desaguar em um regime democrático, seguindo uma estratégia “lenta, gradual e segura”. A longa duração desse processo pode ser explicada por alguns conflitos, sobretudo aquele entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q933991 | Sociologia, Cidadania

O que é cidadania social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

935Q933023 | Matemática, Geometria Plana, VESTIBULAR UEMG, UEMG, UEMG, 2019

Em um novo projeto de iniciação científica, o estudante de designer João está fabricando uma peça para
exposição, na qual ele utiliza uma placa quadrada de um metal cuja densidade é de 9000Kg/m³, com 5000mm de
lado. Sabe-se que essa chapa tem a espessura de 2,5cm e que inicialmente o profissional recorta um círculo de
diâmetro máximo. Em seguida, ele recorta desse círculo um quadrado de dimensão máxima.
A massa em toneladas desse quadrado recortado é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

936Q25220 | Filosofia, Vestibular UFF, UFF, UFF

Na Idade Média, se considerava que o ser humano podia alcançar a verdade por meio da fé e também por meio da razão. Ao mesmo tempo, o poder religioso (Igreja) e o poder secular (Estado) mantinham relacionamento político tenso e difícil. O filósofo Tomás de Aquino desenvolveu uma concepção destinada a conciliar FÉ e RAZÃO, bem como IGREJA e ESTADO.

De acordo com as idéias desse filósofo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q935729 | Artes, Arte urbana

A arte de rua que transforma elementos da cidade, como bueiros e postes, em parte da obra é conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

938Q934890 | Filosofia, Existencialismo, ENEM

(ENEM 2020) Em A morte de Ivan llitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”.

KAZEZ. J O peso das coisas filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: Tinta Negra. 2004.

O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas.

Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q934799 | Filosofia, Filósofos

(UFSJ) Muitas vezes, somos surpreendidos pela compreensão “naturalista” que os primeiros pensadores da escola jônica tiveram da realidade. Tales de Mileto dizia que “tudo é água”. Essa atitude, que pode parecer mitológica ou científica, possibilitou, segundo Hegel nas suas Preleções sobre a História da Filosofia, o nascimento do pensamento filosófico porque aí começa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q934573 | Biologia, Sistema Respiratório, ENEM

(Uneal) Todas as células do corpo humano respiram, isto é, realizam a respiração celular. Nesse processo que ocorre no interior das mitocôndrias, substâncias orgânicas reagem com o oxigênio e liberam energia. Para que o oxigênio chegue às células, ele precisa, primeiramente, ser captado do meio externo e, depois, ser transportado pelo sangue até as células. A troca de gases, que inclui a entrada do oxigênio no sangue, ocorre em qual dos órgãos a seguir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.