Questões de Concursos Álgebra Linear

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21Q946855 | Matemática, Álgebra Linear, manhã, UDESC, UDESC, 2018

Um dado cúbico, não viciado, possui em cada uma de suas faces e sem repetições, um dos seis primeiros números primos. Após alguns lançamentos deste dado, o produto dos números obtidos na face superior do dado foi 1171170. A quantidade de vezes que o dado foi lançado é igual a:
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22Q948687 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, IFAL, IF AL, 2018

Determine o valor do produto (x - 2y)(2x + 3y), sabendo que 2x² - 6y² = 10 e xy = 4.
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23Q948496 | Matemática, Álgebra Linear, Medicina, FAG, FAG, 2018

Considere i a unidade imaginária dos números complexos. O valor da expressão (i + 1)8 é:
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24Q950939 | Matemática, Álgebra Linear, Segundo Semestre, IFSE, IF SE, 2018

No lançamento simultâneo de dois dados, um branco e um vermelho, a probabilidade de que a soma dos pontos obtidos seja menor que 4 é:
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25Q939098 | Matemática, Álgebra Linear, PPL, ENEM, INEP

Médicos alertam sobre a importância de educar as crianças para terem hábitos alimentares saudáveis. Por exemplo, analisando-se uma bolacha com recheio de chocolate (25 g) e um pé de alface (25 g), observam-se as seguintes quantidades de nutrientes, respectivamente:

• carboidratos: 15 g e 0,5 g;

• proteínas: 1,9 g e 0,5 g.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, qual deve ser o número de pés de alface consumidos para se obter a mesma quantidade de carboidratos de uma bolacha?

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26Q948186 | Matemática, Álgebra Linear, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

Uma farmácia vende em média 1.050 remédios por mês. O preço médio dos medicamentos dessa farmácia é de R$ 80,00. Para aumentar seu faturamento médio, o gerente pretende dar um desconto de R$ 1,00 no preço médio dos medicamentos. Assim, 105 medicamentos serão vendidos a mais por mês. Nesse caso, qual é o preço médio dos medicamentos, em reais, que vai maximizar o faturamento da farmácia?
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27Q686644 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Num triângulo retângulo ABC, as medidas dos catetos b e c são, respectivamente, 20 cm e x cm, e a medida da hipotenusa é 10 cm maior do que o cateto c. Nestas condições, a medida da diagonal de um cubo cuja aresta é igual à quinta parte do cateto c, vale
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28Q949082 | Matemática, Álgebra Linear, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Mônica comprou uma moto e vai pagá-la em seis prestações. A 1a prestação é de R$ 600,00, e cada uma das seguintes é o dobro da anterior.
Qual é a soma dos valores das seis prestações?
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29Q948757 | Matemática, Álgebra Linear, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Dois supermercados diferentes estão dando um desconto no preço do feijão. No supermercado A, o feijão custa R$ 4,00 e, no supermercado B, R$ 4,50. O supermercado A oferece um desconto de 5% para pagamento à vista e, no supermercado B, esse desconto é de 8%. Assim, considerando que você pretende comprar feijão à vista, é mais vantajoso que o faça no supermercado
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30Q949552 | Matemática, Álgebra Linear, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Analise as sentenças abaixo e assinale a única alternativa correta. I)Uma função f: A →B é sobrejetora quando, para qualquer elemento y ϵ B, pode-se encontrar um elemento x ϵ A tal que f(x) = y. Ou seja, f é sobrejetiva quando todo elemento de B é imagem de pelo menos um elemento de A, isto é, quando Im(f)=B. II) A função inversa da função bijetiva de R em R, f(x)= 3x é f (-1) (x)= x/3 . III)A forma trigonométrica do número complexo 3 - i é ℤ= -2 (cos π/2 + i.cos 3 ). IV) Uma matriz quadrada de ordem n em que todos os elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os outros elementos são iguais a zero é chamada de matriz nula. V) Se trocarmos de posição duas linhas ou duas colunas de uma matriz quadrada M, o determinante da nova matriz obtida é o oposto do determinante da matriz anterior.
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31Q948314 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Considerando log(2x + y) = log a2 e log a = 4, então loga [(x + y)2 - x2 ].y-1 é igual a
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32Q946878 | Matemática, Álgebra Linear, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Considere o sistema abaixo:

x + 2y + 3z = 6
2x + 4y + 6z = 10
3x + 6y + 9z = 15

Com relação às soluções do sistema, assinale a alternativa correta:

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33Q947525 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, IFPE, IF PE, 2019

Adriano ganhou um pote de bombons. Ele quer separá-los em sacos com a mesma quantidade de bombons em cada um. Se Adriano colocar quatro bombons em cada saco, ele usará uma certa quantidade de sacos e sobrará um bombom. Se Adriano colocar cinco bombons em cada saco, ele usará quatro sacos a menos e sobrarão três bombons. O pote que Adriano ganhou tem, exatamente, a seguinte quantidade de bombons
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34Q999194 | Matemática, Álgebra Linear, Médico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em uma matriz 3x3 a soma dos números em cada linha e coluna é igual a 6. Assinale a alternativa que apresenta o número que está na posição (2,2).
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35Q948634 | Matemática, Álgebra Linear, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

As equações

y=2x+3 ,

2x+y-5=0, e

x2 + y2 =25

representam no plano cartesiano, respectivamente

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36Q950833 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

Três dúzias de ovos valem 4 dúzias de maçãs, 5 dúzias de maçãs valem 3 dúzias de peras. Sabendo-se que uma dúzia de peras custa R$ 6.00, quanto custará uma dúzia de ovos?
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37Q948454 | Matemática, Álgebra Linear, Medicina, FAG, FAG, 2018

Admitindo que o centro do plano complexo coincida com o centro de um relógio analógico, se o ponteiro dos minutos tiver 4 unidades de comprimento, estará, às 16 horas e 50 minutos, sobre o número complexo
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38Q949439 | Matemática, Álgebra Linear, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Pense em um número complexo no formato a+bi, onde “a” e “b” são números reais e i= √-1 . Multiplique por ele mesmo, subtraia o quádruplo desse mesmo número, obtendo resultado -5. Indique qual é esse número dentre as alternativas abaixo.
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39Q964870 | Matemática, Álgebra Linear, Prova C, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Uma empresa estava patrocinando um evento musical e resolveu presentear alguns de seus melhores clientes com ingressos para o evento. Para cada um dos 30 clientes solteiros, foi enviado um envelope com apenas um ingresso, e, para cada um dos 40 clientes casados, foi enviado um envelope com dois ingressos. Antes de serem enviados por correio, o conjunto de envelopes com dois ingressos foi pesado, dando uma massa total de 5720g, ao passo que a pesagem do conjunto de envelopes com apenas um ingresso indicou uma massa total de 3090g.
Sabendo-se que os cônjuges dos clientes não eram clientes da empresa e que os envelopes, assim como os ingressos, eram idênticos, qual é a massa, em gramas, de cada ingresso?
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40Q939357 | Matemática, Álgebra Linear, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Durante uma festa de colégio, um grupo de alunos organizou uma rifa. Oitenta alunos faltaram à festa e não participaram da rifa. Entre os que compareceram, alguns compraram três bilhetes, 45 compraram 2 bilhetes, e muitos compraram apenas um. O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos, e o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio.

Quantos alunos compraram somente um bilhete?

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