Questões de Concursos Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego

Resolva questões de Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q538207 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Na interseção de duas vias não semaforizada, o comprimento de armazenamento pode ser calculado com base no número médio de veículos que chegam na interseção na hora de pico. Considerando o tempo de espera de dois minutos, para a conversão à esquerda de 100 carros de passeio, por hora, nessa interseção, o comprimento mínimo necessário de armazenamento é, em metros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q533956 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue os próximos itens.

A superfície de rodagem de uma roda ferroviária apresenta, normalmente, determinada inclinação — denominada conicidade — em relação ao plano horizontal, que visa impedir a formação de sulcos por desgaste, facilitando, assim, a circulação das rodas nas curvas e mantendo o veículo em serviço por mais tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q533366 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de georreferenciamento, julgue os próximos itens. Georreferenciar uma área consiste em tornar suas coordenadas conhecidas em determinado sistema de referência.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q534195 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Acerca de terminais de transporte, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q529249 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à engenharia de tráfego, julgue os itens que se seguem. As placas de sinalização vertical são classificadas de acordo com sua função e podem ser de regulamentação, advertência ou indicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q528272 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos componentes do sistema ferroviário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q537472 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

A Velocidade de Fluxo Livre em rodovias de pista simples corresponde a fluxos de até 200 ucp/h e deve ser obtida por pesquisa de campo por meio de uma amostra de pelo menos 100 veículos. Se não for viável a medição da velocidade no campo, adota-se determinado Valor Básico de Velocidade de Fluxo livre - BVFL e ajusta-o pelo fator de ajustamento

I. para veículos pesados.

II. de larguras de faixa e de acostamento.

III. de larguras de faixa.

IV. para o número de acessos.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q530346 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista Técnico, CEGAS CE, UECE

Assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q531883 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização e à administração pública do setor rodoviário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q534608 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Professor, IFTO, 2017

Sobre engenharia de tráfego, é incorreto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q531377 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

A velocidade com que os pedestres atravessam uma via varia de 0,8 m/s a 1,8 m/s. Para fins de projeto, para uma proporção de 40% de idosos (> 65 anos), a velocidade com que os pedestres atravessam uma via em nível é da ordem de, em m/s,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q533750 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.

A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q531701 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

No nível de serviço D, nas rodovias de quatro ou mais faixas de tráfego,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q534174 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à engenharia de tráfego, julgue os itens que se seguem. Enquanto as vias de trânsito rápido são controladas por semáforos e permitem o acesso aos lotes lindeiros, nas vias arteriais não há interseções em nível, e o trânsito de pedestres é realizado em passarelas.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q531965 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Para efeito de análise de capacidade, as rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes. A Classe I compreende:

I. Rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas.

II. Rotas de trabalho diário.

III. Rodovias turísticas e recreacionais, que passam por terreno de topografia acidentada.

IV. Rodovias que servem áreas de desenvolvimento moderado.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q532913 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Para a fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária será admitida a tolerância máxima de X% sobre os limites de pesos regulamentares, para suprir a incerteza de medição do equipamento, conforme legislação metrológica. O valor de X é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q536031 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

No projeto de uma hidrovia, deve ser dada especial atenção à proteção das margens. As alternativas disponíveis para se fazer essa proteção incluem as denominadas proteções diretas, ou revestimentos, que são aplicadas paralelamente à direção do fluxo, ficando em contato direto com o material da margem propriamente dito. Com relação a esse tipo de proteção, julgue os seguintes itens.

As chamadas cortinas atirantadas destinam-se a afastar a corrente das margens a serem protegidas. Essas obras costumam criar condições para a formação de depósitos de sedimentos que tendem a aumentar a proteção com o passar do tempo, de forma a reduzir a necessidade de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.