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Questões de Concursos Áreas e Perímetros

Resolva questões de Áreas e Perímetros comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q56605 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Ao descrever a cena de um crime, um agente mencionou que o corpo foi localizado em um terreno plano e que o ponto do erreno correspondente à posição da cabeça da vítima estava a 2,5 m de um poste de iluminação, a 3,2 m de uma placa de trânsito e a 4,1 m de um semáforo vertical, no interior da região triangular determinada pelo poste, pela placa de trânsito e pelo semáforo. Com base nessa situação, julgue o item seguinte.

O perímetro do triângulo determinado pelo poste, pela placa de trânsito e pelo semáforo é inferior a 20 m.
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12Q56603 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Uma sala retangular medindo 18 m × 30 m deverá servir para pequenos eventos. O projeto dessa sala inicialmente previa a sua divisão em quadrados de mesmo tamanho e de área máxima, de modo que, em cada um desses quadrados, fosse colocada uma mesa redonda com cadeiras à sua volta. A respeito desse projeto, julgue o item que se segue. 

Se toda a sala for dividida em quadrados iguais e de área máxima, então serão menos de 17 quadrados e cada um deles terá área superior a 35 m2 .
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13Q56602 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

As medidas de um terreno retangular, em metros, são X e Y. A área é o produto dessas medidas e sabe‐se que  X + Y = 60 m. Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

Se 2X = Y, então a área do terreno é maior que 7 hectômetros quadrados. 
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14Q56604 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Considere que o cálculo do espaço ideal de uma sala de aula seja feito com base na quantidade máxima de alunos que ocupará esse espaço e que o espaço ideal para cada aluno seja estimado em 2,5 m2 . Nessa situação, se as aulas de todas as turmas do 7.º ano, cada uma em seu respectivo período, forem ministradas em uma mesma sala, então, uma sala retangular medindo 9 m × 10 m tem o espaço ideal para essas turmas.
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15Q56608 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Considere que as retas r e s sejam paralelas e que a distância entre elas é de 2 cm; que, na reta r, sejam marcados 4 pontos, de forma que a distância de qualquer um deles ao mais próximo seja de 5 cm; que, na reta s, sejam marcados 5 pontos, de forma que a distância de qualquer um deles ao mais próximo seja de 3 cm. Com base nessas informações e considerando, ainda, as áreas dos triângulos de vértices nos pontos marcados nas retas r e s, é correto afirmar que a menor área é igual a 5 cm2 .
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16Q56606 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Ao descrever a cena de um crime, um agente mencionou que o corpo foi localizado em um terreno plano e que o ponto do terreno correspondente à posição da cabeça da vítima estava a 2,5 m de um poste de iluminação, a 3,2 m de uma placa de trânsito e a 4,1 m de um semáforo vertical, no interior da região triangular determinada pelo poste, pela placa de trânsito e pelo semáforo. Com base nessa situação, julgue o item seguinte.

A distância entre o poste de iluminação e a placa de trânsito é superior a 6 m.
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17Q56609 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Considere que as retas r e s sejam paralelas e que a distância entre elas é de 2 cm; que, na reta r, sejam marcados 4 pontos, de forma que a distância de qualquer um deles ao mais próximo seja de 5 cm; que, na reta s, sejam marcados 5 pontos, de forma que a distância de qualquer um deles ao mais próximo seja de 3 cm. Com base nessas informações e considerando, ainda, as áreas dos triângulos de vértices nos pontos marcados nas retas r e s, é correto afirmar que a maior área é igual a 15 cm2 .
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18Q56610 | Matemática, Áreas e Perímetros, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de um reservatório de gás que tem a forma de uma esfera de 10 m de raio.

Um reservatório esférico que tem raio igual à metade do raio do reservatório original terá área de superfície igual à metade da área da superfície do reservatório original.
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19Q939678 | Matemática, Áreas e Perímetros, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A hipotenusa do triângulo retângulo de catetos (4 + √5) cm e (4 - √5) cm é igual ao lado de um quadrado de área x cm². Determine o valor de x.
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20Q950999 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Uma empresa de manutenção recomenda que o produto algicida seja misturado na piscina na seguinte proporção: 5 ml de algicida para cada 1.000 litros de água da piscina. Uma piscina tem a forma de um paralelepípedo com as seguintes dimensões: 2,5 metros de largura, 5 metros de largura e 1,2 metros de profundidade. Considerando que essa piscina esteja completamente cheia d’agua, a quantidade do produto algicida que deve ser misturado na piscina será de:
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21Q879050 | Matemática, Áreas e Perímetros, Motorista de Ambulância, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Dentro de uma área retangular de 12 metros de comprimento e 9 metros de largura, Pedro pretende reservar uma área quadrada de dimensões iguais a x para a instalação de um poço artesiano. Chamamos de área útil para a construção a área do terreno que não é ocupada pelo poço artesiano, isto é, área total menos a área de instalação do poço artesiano. Logo, a expressão que representa a área útil de construção é
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22Q946885 | Matemática, Áreas e Perímetros, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Um espelho semi-esférico, de raio 20 cm, forma uma imagem de uma haste colocada perpendicularmente ao eixo do espelho. A imagem é direita, e seu tamanho é 25% do tamanho da haste.

Qual é a distância da haste ao vértice do espelho, em cm?

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24Q879782 | Matemática, Áreas e Perímetros, Curso de Formação de Aquaviários, MARINHA, Marinha, 2024

Um navio precisa carregar caixas cúbicas em seu convés. Se a área da base de uma dessas caixas é de 2.500 dm2, qual é o perímetro da base da caixa?
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25Q938978 | Matemática, Áreas e Perímetros, PPL, ENEM, INEP

Em um terreno, deseja-se instalar uma piscina com formato de um bloco retangular de altura 1 m e base de dimensões 20 m x 10 m. Nas faces laterais e no fundo desta piscina será aplicado um líquido para a impermeabilização. Esse líquido deve ser aplicado na razão de 1 L para cada 1 m2 de área a ser impermeabilizada. O fornecedor A vende cada lata de impermeabilizante de 10 L por R$ 100,00, e o B vende cada lata de 15 L por R$ 145,00.

Determine a quantidade de latas de impermeabilizante que deve ser comprada e o fornecedor a ser escolhido, de modo a se obter o menor custo.

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26Q948282 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2017

Numa prova de Matemática, 80% dos alunos da turma A foram aprovados, sendo que 48% dos alunos aprovados são mulheres. Se um aluno da turma é selecionado ao acaso, a probabilidade deste aluno ser mulher, considerando que esteja aprovado é
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27Q939627 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

O Brasil desmatou 11% de sua área de florestas entre 1985 e 2017 – ao todo, a área equivale a 2,6 estados de São Paulo. Desse total, 61,5% foram perdas de floresta na Amazônia. Os dados foram coletados com ajuda de imagens de satélite e mostram também uma redução de 18% no Cerrado, de 11% no Pantanal e de 9,5% na Caatinga. O Pampa e a Mata Atlântica foram os únicos dos seis biomas brasileiros que viram sua área de florestas aumentarem neste período de 32 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/04/28/amazonia-perdeu-18percent-da-area-de-floresta-em-tres-decadas-mostra-analise-deimagens-de-satelite.ghtml. Acesso em: 23 abr. 2019.
Sabendo-se que o estado de São Paulo possui área total aproximada de 250.000 km2 , pode-se concluir que, no período de 1985 a 2017, houve desmatamento em uma área de, aproximadamente:
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29Q949430 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em um plano cartesiano estão alocados os pontos A(4, 1), B(1, 3), C(0, 1) e D(2, 0). Assinale a alternativa que contempla as coordenadas do ponto de intersecção entre a reta G, que passa pelos pontos A e B e a reta H, que passa pelos pontos C e D.
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30Q946853 | Matemática, Áreas e Perímetros, manhã, PUC RJ, PUC RJ, 2018

The option in which the expression in boldface conveys an idea of condition is
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