Questões de Concursos Áreas e Perímetros

Resolva questões de Áreas e Perímetros comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q937811 | Matemática, Áreas e Perímetros, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Diariamente, uma residência consome 20 160 Wh. Essa residência possui 100 células solares retangulares (dispositivos capazes de converter a luz solar em energia elétrica) de dimensões 6 cm x 8 cm. Cada uma das tais células produz, ao longo do dia, 24 Wh por centímetro de diagonal. O proprietário dessa residência quer produzir, por dia, exatamente a mesma quantidade de energia que sua casa consome.

Qual deve ser a ação desse proprietário para que ele atinja o seu objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q872568 | Matemática, Áreas e Perímetros, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Em uma cidade planejada, há um parque em formato de pentágono regular. Os moradores locais decidem fazer uma caminhada ao redor do parque. Se cada lado do pentágono mede 120 metros, qual será a distância total percorrida pelos caminhantes que derem três voltas completas no parque? (Lembrando que pentágono regular é uma figura plana com 5 lados iguais)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q938388 | Matemática, Áreas e Perímetros, PPL, ENEM, INEP, 2017

No centro de uma praça será construída uma estátua que ocupará um terreno quadrado com área de 9 metros quadrados. O executor da obra percebeu que a escala do desenho na planta baixa do projeto é de 1 : 25.

Na planta baixa, a área da figura que representa esse terreno, em centímetro quadrado, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q680289 | Matemática, Áreas e Perímetros, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

A área da região determinada pela interseção das desigualdades y > 3/2x - 3/2, y > - 2/3x + 5 e (x - 3)2 + (y - 3)2 < 9 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q949601 | Matemática, Áreas e Perímetros, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Um agricultor costuma tomar empréstimos de uma empresa financeira, sempre em valores de R$ 5 000,00 sob a modalidade de juros simples, para pagamento após seis meses em uma única parcela, à taxa de 2% ao bimestre.

Entretanto, por se encontrar em um momento com orçamento restrito, solicitou à empresa que o prazo para pagamento fosse ampliado em mais seis meses.

Por desejar manter o mesmo valor obtido com o empréstimo e o mesmo valor total a ser pago no final do prazo, esse agricultor deve solicitar à instituição financeira a aplicação de uma nova taxa de juros bimestral, visto que já é cliente antigo da instituição.

A nova taxa será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q880275 | Matemática, Áreas e Perímetros, Merendeiro a, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Um triângulo de base 6 cm e altura relativa à esta base medindo 8 cm tem área equivalente a 48% da área de um quadrado de lado medindo 10 cm.
II. Um retângulo de altura 20 cm e base 16 cm tem a altura ampliada em 40% e sua base reduzida em 20%. Assim sua área aumentou em 12% em relação ao valor inicial.
III. Um terreno retangular medindo 18 m de largura por 15 m de comprimento terá em seu interior uma casa com dimensões de 8,5 m de largura por 7,2 m de comprimento. Assim a área construída representa mais de 25% da área total.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q877470 | Matemática, Áreas e Perímetros, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

O síndico de um prédio contratou um caminhão-pipa com 10.000 (dez mil) litros de água. Ele vai usar essa água para encher 4 caixas d’água do prédio, cada uma com capacidade total de 3m³.
Nessas condições, é correto afirmar que(,)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q880039 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vigia, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Um terreno localizado no Município de Itapecuru Mirim – MA, está sendo cercado com arame farpado. O terreno possui 480 m2 , e o arame comprado só foi suficiente para cercar quatro quintos da área total do terreno. Assinale a assertiva que apresenta de forma correta a área que está faltando a ser cercada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q877271 | Matemática, Áreas e Perímetros, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Um paisagista está projetando um novo jardim para uma praça. Ele decide criar um jardim em formato de hexágono regular, com cada lado do hexágono medindo 8 metros de comprimento. Qual será a área aproximada ocupada apenas pelo hexágono regular do jardim?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q938984 | Matemática, Áreas e Perímetros, PPL, ENEM, INEP

Uma família deseja realizar um jantar comemorativo de um casamento e dispõe para isso de um salão de festas de um clube, onde a área disponível para acomodação das mesas é de 500 m2. As 100 mesas existentes no salão encontram-se normalmente agrupadas duas a duas, comportando 6 cadeiras. A área de cada mesa é de 1 m2 e o espaço necessário em torno deste agrupamento, para acomodação das cadeiras e para circulação, é de 6 m2. As mesas podem ser dispostas de maneira isolada, comportando 4 pessoas cada. Nessa situação, o espaço necessário para acomodação das cadeiras e para circulação é de 4 m2. O número de convidados previsto para o evento é de 400 pessoas.

Para poder acomodar todos os convidados sentados, com as mesas existentes e dentro da área disponível para acomodação das mesas e cadeiras, como deverão ser organizadas as mesas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q945670 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Considere a função real de variável real ƒ(x) = 3 - 5sen (2x + 4). Os valores de máximo, mínimo e o período de ƒ(x) são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q875528 | Matemática, Áreas e Perímetros, Mestre de Obras, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Maria está redecorando sua sala e precisa calcular a quantidade de piso necessário para cobrir o chão. A sala tem a forma de um retângulo com 5 metros de comprimento e 4 metros de largura. Para garantir que compra a quantidade certa de material, Maria deseja saber a área total da sala em metros quadrados.

Qual é a área total da sala em metros quadrados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q943209 | Matemática, Áreas e Perímetros, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

A medida, em m2 , da área da região interior à circunferência que circunscreve um triângulo equilátero cuja medida do lado é igual a 12 m é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q954492 | Matemática, Áreas e Perímetros, Assistente Técnico de Tesouraria, CFESS, CONSULPAM, 2025

Um terreno circular possui um raio de 14 metros e no centro do terreno foi construído um tanque circular com raio de 7 metros. O restante do terreno será coberto com grama. Sabendo que o custo de plantação da grama é de R$ 25,00 por metro quadrado, assinale CORRETAMENTE qual será o custo total para cobrir o terreno com grama.

(Considere π = 3).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.