Início

Questões de Concursos Émile Durkheim e os Fatos Sociais

Resolva questões de Émile Durkheim e os Fatos Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q945220 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Quando desempenho minha tarefa de irmão, de marido ou de cidadão, quando executo os compromissos que assumi, eu cumpro deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Ainda que eles estejam de acordo com os meus sentimentos próprios e que eu sinta interiormente a realidade deles, tal realidade não deixa de ser objetiva, pois não fui eu que os fiz, mas os recebi pela educação. Eis aí, portanto, maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais.

(Adaptado de: DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2014.)


Émile Durkheim é um dos fundadores da Sociologia e analisa a relação entre indivíduo e sociedade. A partir do texto, podemos afirmar que os modos de agir, de pensar e de sentir, em uma sociedade, são definidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q951316 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.

A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q679026 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Olhe, p. ex., os jogos de tabuleiro com seus variegados parentescos. Passe agora para os jogos de cartas: aqui você encontra muitas correspondências com aquela primeira classe, mas muitos traços comuns desapareceram, outros se apresentam. Se passarmos agora para os jogos de bola, veremos que certas coisas comuns são mantidas, ao passo que muitas se perdem. – Prestam-se todos eles ao ‘entretenimento’? Compare o xadrez com o ludo. Ou há, por toda parte, ganhar e perder, ou uma concorrência dos jogadores? Pense nas paciências. Nos jogos de bola há de ganhar ou perder; mas, se uma criança atira a bola contra a parede e a agarra novamente, neste caso este traço desapareceu. Veja que papel desempenham habilidade e sorte. E quão diferente é habilidade no jogo de xadrez e habilidade no jogo de tênis. Pense agora nas brincadeiras de roda: aqui encontra o elemento do entretenimento, mas quantos outros traços característicos desaparecem!
Fonte: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005. §66

Na citação acima, dentro do contexto da explicação da noção de “jogos de linguagem”, Wittgenstein apresenta diversos exemplos de jogos para, a partir dos mesmos, extrair uma característica que é comum a todos eles.

Sobre o que caracteriza os jogos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q944363 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

Em um estudo de pesquisa sociológica dos mais importantes na história das Ciências Sociais, Émile Durkheim analisou os índices de suicídio em diferentes segmentos da população na Europa do século XIX. Para ele, a soma total de suicídios em uma dada sociedade e em dado período de tempo é um fato social ou um fenômeno sociológico, e não psicológico. De outra forma, existem causas sociais para esse trágico ato humano, e tais causas estão, assim, na sociedade, e não no indivíduo. Durkheim, nesse estudo, demonstrou que o envolvimento dos indivíduos nos meios sociais a que pertencem ou o nível de integração moral em que estão com a sociedade afeta a variação desse índice. No mundo moderno, Durkheim classificou dois tipos de suicídio mais comuns: o Egoísta e o Anômico. O primeiro se caracteriza pelo isolamento social dos indivíduos, e o segundo, pela crescente ausência de referências morais para as pessoas.
Acerca das causas sociológicas que contribuem para a manutenção da taxa de suicídios, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q950026 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O odor característico de peixe é proveniente das aminas existentes no seu corpo, principalmente a trimetilamina, (CH3)3N.


Em relação a esse composto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q903171 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Na obra As Consequências da Modernidade (1991), Antony Giddens explora as visões de sociólogos clássicos como Durkheim, Marx e Weber sobre a modernidade. Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com as perspectivas desses autores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q903165 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

De acordo com pensamento de Durkheim discutido em Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), a predominância de certas normas do Direito é um indicador da presença de um ou de outro tipo de solidariedade, por isso, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q943804 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar–lhe sua existência absoluta para dar–lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O ponto de vista de Rousseau em relação ao homem no estado de natureza expresso no texto, diz que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q937965 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q903163 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Considerando as ideias contidas na obra Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), assinale a alternativa CORRETA sobre o pensamento de Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q950270 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, manhã, UFC, INEP, 2018

Os filósofos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer, refletindo sobre o que hoje conhecemos como cultura de massa, afirmam o seguinte: “O que é novo é que os elementos irreconciliáveis da cultura, da arte e da distração se reduzem mediante sua subordinação ao fim de uma única fórmula falsa: a totalidade da indústria cultural. Ela consiste na repetição. O fato de que suas inovações características não passem de aperfeiçoamentos da produção em massa não é exterior ao sistema. É com razão que o interesse de inúmeros consumidores se prende à técnica, não aos conteúdos teimosamente repetidos, ocos e já em parte abandonados.” Fonte: ADORNO, T. – HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 112.
No fragmento, a crítica dos autores à indústria cultural salienta alguns elementos essenciais da cultura contemporânea. Partindo da leitura, assinale a opção que NÃO corresponde às críticas à indústria cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q943028 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o método aplicado no estudo dos fatos sociais, por Durkheim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q949994 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Karl Marx foi um dos maiores pensadores de sua época. Sua análise crítica foi marcada pela investigação das relações capitalistas e pela formação e relação das classes sociais. Assinale a assertiva que melhor explica as transformações sociais, conforme da teoria dele.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q943029 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.