Questões de Concursos Ética Jornalística

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21Q1055081 | Jornalismo, Ética Jornalística, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Os profissionais da área da Comunicação aprendem que o maior valor de seu trabalho é a credibilidade; se o público não mais acreditar no que veiculam, não há razão para que existam. A credibilidade conduz à ética, que prima pelo(a):
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22Q1055102 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

De acordo com os critérios de noticiabilidade e características de uma pauta jornalística, analise as afirmativas a seguir.
I. A noticiabilidade de um fato está ligada aos seus fatores éticos, circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais que viabilizam a transformação desse fato em informação jornalística. II. O ineditismo, a improbabilidade, a utilidade, o apelo, a empatia, o conflito, a proeminência e a oportunidade são características necessárias em um fato, para que ele se torne noticiável. III. A pauta para internet, na maioria das vezes, é um roteiro direto e objetivo, ordena, mais do que sugere, alinha, mais do que motiva e obriga, mais do que solicita, aos redatores dos sites o cumprimento de ações para se chegar às matérias. IV. A reunião de pauta, na verdade, é uma das etapas da seleção de conteúdo do que vai ser noticiado. São estipulados os profissionais que participarão e as formas como irão acontecer esses importantes encontros na rotina das redações.
Estão corretas as afirmativas
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23Q975003 | Jornalismo, Ética Jornalística, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A editora responsável pela publicação de um jornal de circulação nacional veiculou matéria jornalística na qual atribuiu levianamente a um cidadão a autoria pelo crime de furto de veículo. A Constituição Federal e os Códigos Penal e Civil passaram a ser usados como base a partir da revogação da Lei de Imprensa, em 2009. A Lei de Imprensa, editada em 1967, por sua vez, previa em situações semelhantes a exposta acima:
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