Questões de Concursos: Ética e Postura do Servidor

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11 Q918902 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

O sigilo profissional é uma responsabilidade crucial para um recepcionista, pois garante a privacidade e a confiança dos clientes e da organização. Avalie as alternativas abaixo sobre a importância do sigilo profissional para o recepcionista:

I.O sigilo profissional permite que o recepcionista compartilhe informações privilegiadas com colegas de outros departamentos, desde que a conversa ocorra fora do ambiente de trabalho.
II.O sigilo profissional é relevante para proteger a privacidade dos clientes e informações confidenciais da empresa, mantendo a confiança dos clientes e a integridade da organização.
III.O sigilo profissional é uma preocupação apenas para as áreas de segurança e recursos humanos, não afetando diretamente a função do recepcionista.

Está correto o que se afirma em:

12 Q920500 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a relação entre imagem profissional e sigilo profissional no contexto do ambiente de trabalho?

13 Q917785 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Monitor Social, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Sobre as normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta:

14 Q876668 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Jundiaí do Sul PR, OBJETIVA, 2024

No que se refere às condutas que são consideradas respeitosas no serviço público, assinalar alternativa CORRETA.

15 Q918912 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a atendimento eficiente e profissional no ambiente de trabalho, especialmente para um Recepcionista apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Manter a calma permite ao recepcionista evitar conflitos e discussões, mesmo quando confrontado com clientes insatisfeitos, e possibilita uma resolução de problemas de forma mais eficiente e ponderada.
(__)A cortesia deve ser utilizada de maneira seletiva, apenas para clientes VIP, enquanto as interações com outros clientes podem ser mais informais.
(__)A dicção deve ser adaptada ao estilo informal do cliente, mesmo que isso comprometa a esclarecer a comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

16 Q879717 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Vigia, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente uma das ações que representa uma prática ética no ambiente profissional.

17 Q913912 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Ingazeira PE, ADMeTEC, 2023

Analise as informações a seguir:


I. No atendimento ao público, movimentar-se de modo inquieto pernas e braços ou, ao falar, inclinar o corpo em direção ao cidadão atendido constitui uma má forma de atendimento, uma vez que sugere descuido com o serviço público.

II. O servidor que, no atendimento ao público, rebate as reclamações do usuário, age com excelência, uma vez que a instituição pública está em primeiro lugar, e as reclamações dos usuários não devem ser consideradas, pois apenas o servidor sabe quais os motivos das contestações.


Marque a alternativa CORRETA:

18 Q955063 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Em um atendimento ao público, o profissional que estiver nessa função encontrará uma diversidade considerável de tipos de clientes, com necessidades, expectativas e personalidades distintas, e identificar e compreender o perfil de cada um no início da assistência pode direcionar a uma prestação de serviço com maior eficácia e qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que representa o tipo de cliente que tem a necessidade de processos simplificados, respostas rápidas e soluções imediatas para os problemas.

19 Q918889 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Sobre os aspectos que envolvem a linguagem, a apresentação pessoal e o comportamento profissional da recepcionista, assinale a alternativa correta:

20 Q920239 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Assiduidade é uma característica valorizada em diversos contextos profissionais e sociais, pois reflete comprometimento, regularidade e dedicação. No ambiente de trabalho, a assiduidade pode ser identificada por diferentes atitudes e comportamentos. Sobre esse conceito, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta:
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