Questões de Concursos: Ética na Administração Pública

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ética na Administração Pública. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q49101 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

Informar todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público e divulgar a existência de um código de ética são exemplos de deveres do servidor público relacionados

32 Q12083 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos a códigos de ética e conduta.
O código de ética de uma organização de determinado país pode conflitar com os valores e a moral da sociedade de um outro país onde essa organização esteja atuando.

34 Q49099 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

Uma situação que surge quando todas as alternativas de escolha ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das consequências potencialmente negativas, tornando difícil a diferenciação entre o certo e o errado, é um exemplo de dilema

35 Q38136 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Assistente de Serviço Administrativo I, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Entendendo ética como o sistema de regras que governa a ordenação de valores, julgue o item a seguir.

A ética, como sistema de regras e padrões usados para julgar valores adequados ou não adequados em um grupo social, independe de sua formalização para ser respeitada no ambiente organizacional.

36 Q52418 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Os deveres dos servidores públicos civis da União, estabelecidos pela Lei n° 8.112/1990, estão descritos em normas de discriminação de comportamento profissional e normas de discriminação de comportamento funcional. Como exemplo de discriminação de comportamento profissional, pode-se citar:

37 Q32485 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 1.171/1994, na Lei n.º 8.112/1990 e na Lei n.º 8.429/1992, julgue o  próximo  item.

O servidor deve responder em âmbito civil, penal e administrativo pelas irregularidades por ele cometidas durante o exercício de sua função. 

38 Q244326 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

É dever do servidor público ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social.

Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias do texto acima.

A cortesia é uma característica que depende diretamente do nível de instrução do indivíduo.

39 Q45120 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

    Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.

Durante o procedimento de apuração da conduta de Bruno, a comissão de ética deverá garantir-lhe proteção à sua honra e à sua imagem.

40 Q26088 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Analista Jurídico, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.
Quando as decisões morais são baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade, a ética pode diferenciar substantivamente as pessoas em relação às suas características particulares, mediante a explicitação clara de regras de conduta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.