Questões de Concursos A Construção do Conhecimento Papel do Educador

Resolva questões de A Construção do Conhecimento Papel do Educador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q905989 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é enfatizado como responsabilidade do educando no processo de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q905990 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Como a sociedade contribui para a construção do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q900615 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o texto, qual é o papel do pedagogo na sociedade contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q905991 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é o papel do educador em relação à reflexão dos educandos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q905992 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é um dos desafios propostos ao educando na construção do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q909065 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

As instituições que levam a educação 5.0 consigo são capazes de desenvolver nos seus alunos, além dos conhecimentos técnicos, competências que incluem:

I. Fluidez na comunicação.

II. Tolerância às adversidades.

III. Trabalho colaborativo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q895754 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A promoção de uma visão holística e contextualizada do conhecimento nas disciplinas é defendida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q900618 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Identifique os aspectos centrais que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio dos processos de educação não formal, considerando suas especificidades e os impactos que esse tipo de educação pode ter na formação dos sujeitos ao longo de suas trajetórias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q910602 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o processo de autonomia do aluno (a)/sujeito com comprometimento no desenvolvimento intelectual, podemos afirmar como alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q900619 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

São cinco campos de atuação do pedagogo social vinculados aos quatro pilares da educação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.
( ) Conscientização dos sujeitos quanto ao seu papel como cidadãos, desenvolvimento de habilidades para o trabalho, aprendizagem voltada para a solução de problemas cotidianos e comunitários, ensino de conteúdos formais em ambientes não escolares e educação desenvolvida pela mídia.
( ) Foco exclusivo no ensino de conteúdos formais em ambientes escolares, sem ênfase na cidadania ou no desenvolvimento de habilidades para o trabalho.
( ) Desenvolvimento de habilidades direcionadas ao trabalho, mas sem a inclusão de conteúdos formais ou conscientização sobre cidadania.
( ) Atuação apenas em ambientes escolares, com foco em conteúdos formais e sem envolvimento com práticas voltadas para a solução de problemas comunitários.
( ) A educação assistencialista limita-se ao ensino de valores sociais, sem envolver o desenvolvimento de habilidades ou a conscientização dos sujeitos como cidadãos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q987404 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao considerar estratégias para auxiliar os educandos na adaptação ao ambiente escolar, assinale a alternativa que indica qual das seguintes abordagens é menos eficaz para promover a integração e bem-estar dos estudantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q987406 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando métodos para habituar os alunos a viver e conviver no ambiente escolar, assinale a alternativa que indica a estratégia mais eficaz para promover uma integração saudável e positiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q987407 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao realizar a observação do comportamento e temperamento dos educandos, um educador nota que um aluno demonstra comportamentos agressivos e dificuldades de interação social. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual das seguintes abordagens é mais apropriada para lidar com essa situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q902927 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O registro e a troca de experiências no cotidiano da sala de aula são práticas fundamentais para o desenvolvimento profissional dos professores e para a construção de uma prática pedagógica reflexiva e colaborativa. Considerando essas práticas no contexto da Educação Básica, qual das afirmações a seguir exemplifica uma abordagem eficaz para o registro e a troca de experiências entre professores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q903695 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A relação que se estabelece entre os professores e os saberes que o praticam é essencial para a manutenção da atividade docente, além da configuração da identidade profissional. Nessa perspectiva, práticas educativas são ferramentas necessárias para se diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos. (Leonel; Silva; Costa, 2019, p. 2.)

Assinale a afirmativa que corresponde adequadamente ao que se espera do trabalho docente na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q987408 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao explorar e desenvolver as aptidões e preferências dos alunos, assinale a alternativa que indica qual abordagem é mais eficaz para garantir um ambiente educacional que promova o crescimento individual e coletivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q901137 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“As fontes para a obtenção de respostas e de conhecimentos sobre o mundo vão desde o ambiente doméstico e a cultura regional, até a mídia e a cultura de massas. Portanto, as crianças chegam à escola tendo um repertório de representações e explicações da realidade. É importante que tais representações encontrem na sala de aula um lugar para manifestação, pois, além de constituírem importante fator no processo de aprendizagem, poderão ser ampliadas, transformadas e sistematizadas com a mediação do professor”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 45)

Em relação a citação acima, analise as afirmativas abaixo:

I. É papel da escola e do professor estimular os alunos a perguntarem e a buscarem respostas sobre a vida humana, sobre os ambientes e recursos tecnológicos que fazem parte do cotidiano ou que estejam distantes no tempo e no espaço.

II. As crianças pequenas compreendem e vivem a realidade natural e social do mesmo modo dos adultos.

III. Fora ou dentro da escola, as crianças emprestam magia, vontade e vida aos objetos e às coisas da natureza ao elaborar suas explicações sobre o mundo.

IV. Por volta de oito anos as crianças passam a exibir um modo mais subjetivo e menos racional de explicar os acontecimentos e as coisas do mundo.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q902932 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O papel do educador é essencial no processo de ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola. Esse papel vai além da mera transmissão de conteúdos, envolve práticas pedagógicas e estratégias de acolhimento que consideram as diversas dimensões da vida dos alunos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve uma prática pedagógica que contribui significativamente para o ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q907288 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O educando assume a corresponsabilidade pelo ato de aprender, interagindo ativamente com o processo, já que nesse processo é exigido dele ações e construções mentais amplas, tais como: leitura, pesquisa, comparação de hipóteses, classificação, interpretação, crítica, busca de suposições, construção de sínteses e ampliação de fatos e princípios a novas situações, planejamento de projetos, análise, reanálise e tomadas de decisões. Nessa perspectiva de entendimento, compreende-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q910360 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O trabalho da pedagoga no contexto escolar é sempre multifocal. Além da atenção aos processos pedagógicos e didáticos, é preciso estar atenta também aos aspectos sociais, de modo a garantir uma educação pública socialmente referenciada.
No que se refere aos aspectos escola e sociedade, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo Pimenta (1988), o orientador educacional contribuirá efetivamente para a democratização da escola se redefinir as bases teóricas de sua atuação, voltando-as para uma teoria da educação que responda às necessidades da população da escola pública.
II. Para Thin (2006), no que concerne às relações entre as famílias populares e a escola, o discurso que mais frequentemente é encontrado nos ambientes educacionais é o discurso normativo, que tende a insistir naquilo que, do ponto de vista da instituição escolar, é percebido como déficit da ação dos pais no que tange à escola, ou seja, como déficits educacionais.
III. Pereira (2003), ao realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de violência escolar, afirma que é aquela que acontece no interior da escola e que aponta uma reação contra a instituição escola, podendo se manifestar sob a forma de depredações do patrimônio, roubos, furtos e também ameaças aos professores e / ou nos atos de vandalismo.
IV. Vilasboas (1998) argumenta que aceitar que pais e estudantes interfiram em espaços pedagógicos requer que a escola reveja normas, valores, atitudes e estruturas de poder que definem as relações sociais e que já estão postas pela sociedade.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.