Questões de Concursos A Construção do Conhecimento Papel do Educador

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41Q987418 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da coordenação de ações educativas que envolvem alunos, professores, famílias e outros serviços da comunidade escolar, assinale a alternativa que indica qual estratégia é mais eficaz para promover uma integração efetiva e alcançar resultados positivos:
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42Q910363 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação às metodologias ativas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O princípio da personalização diz respeito à adaptação dos processos e práticas aos diferentes ritmos e necessidades de cada pessoa e / ou grupo, a fim de que todos tenham oportunidades.
II. O princípio da colaboração está relacionado ao fato de que a aprendizagem acontece em ambientes sociais complexos e dinâmicos, que congregam interesses e grupos em comum.
III. O princípio da orientação se relaciona com a aprendizagem que ocorre com pessoas ou profissionais mais experientes (professores, tutores, colegas em estágio mais avançado) em questões em que não se consegue chegar individualmente e / ou em grupos de pares.

Estão corretas as afirmativas
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43Q910367 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma das atribuições do cargo de psicopedagogo da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros é ministrar alguns tipos de formação para diretores, supervisores e professores, dentro e fora do ambiente escolar.
Com relação aos tipos de formação profissional, é incorreto afirmar:
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44Q903458 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

A Constituição do Brasil de 1988, em seu Art. 205, reza que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração:
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45Q910370 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação aos pressupostos construtivistas de escolarização, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento é uma representação do mundo externa ao observador, que tem a capacidade de apreender a partir dos processos educacionais.
II. O conhecimento tem uma função adaptativa e que deve ser viável para o mundo da experiência do sujeito cognoscente.
III. No enfoque construtivista, o ser humano, por sua estrutura ou biologia, não tem acesso objetivo à realidade, antes a constrói no convívio com os demais.

Estão corretas as afirmativas
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46Q910891 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Social, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Algumas atitudes contribuem para a comunicação do educando, a disposição interior do educador em relação a ele, a configuração do clima de integração e de aconchego é que caracteriza o acolhimento. No que tange à demonstração de atitudes facilitadoras de acolhimento, assinale a alternativa correta.
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47Q897582 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?
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48Q908854 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo em relação a algumas das diferentes funções assumidas com a transformação no papel do professor na atualidade:

I. A partir da avaliação formativa, do uso do feedback, o professor passa a ter o papel de orientador.

II. Essencial para a aprendizagem, o professor realiza a gestão de relacionamento com o estudante, para que assim ele se sinta à vontade na interação.

III. Cabe ao professor ser o mediador e o facilitador no processo de aprendizagem.

Quais estão corretas?

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49Q994106 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A parceria entre família, escola e comunidade é muito relevante, sendo necessária uma articulação eficaz entre essas duas esferas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. A participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos não deve ser apenas uma imposição da escola, mas sim uma conquista mútua, baseada em confiança e reciprocidade. II. As mudanças na estrutura familiar, como a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, afetaram a dinâmica da educação familiar, exigindo das escolas um papel mais amplo que vai além da simples escolarização. III. A participação dos pais não deve se resumir a comparecer a reuniões escolares, mas também envolve auxiliar nas tarefas de casa, dialogar sobre os acontecimentos escolares e participar ativamente da vida escolar dos filhos.
Assinale a alternativa correta:
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50Q907325 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 24 mai. 2024. [Adaptado]. No texto, a autora assinala uma mudança de paradigma na pedagogia: considerar as línguas, não como entidades separadas, mas, sim, construções e práticas sociais que pertencem a todo o repertório linguístico dos falantes. Dentro desse novo paradigma, o termo “translenguaje” faz referência"> Leia o texto a seguir.

Translenguaje: derribando barreras en el aula de lenguas extranjeras

Es normal que, cuando los docentes utilizan la L1 en el aula, sientan culpa, nervios y vergüenza. Este sentimiento recurrente entre los docentes de lengua extranjera puede llevarlos ocasionalmente a pensar que su dominio del idioma es insuficiente y que sus decisiones en el aula son erradas. Una pedagogía descolonial que realza las prácticas de enseñanza de los profesores de lenguas extranjeras se denomina translenguaje, permitiéndose usar más de un idioma simultáneamente. Esta pedagogía se refiere al uso de todo el repertorio lingüístico de los estudiantes para acompañar el aprendizaje de una lengua. Al tomar como punto de partida una perspectiva interna, la del individuo que aprende, el translenguaje resiste tendencias hegemónicas que intentan mantener a las lenguas separadas y desafía la creencia de que algunas lenguas son superiores a otras. Desde esta perspectiva, se valoriza lo que el aprendiz trae consigo y se entiende que el nuevo recurso lingüístico que está aprendiendo se suma a la totalidad.

DI VIRGILIO, Andrea. Translenguaje: derribando barreras en el aula de lenguas extranjeras. Revista Digital de Políticas Lingüísticas, ano 13, v. 13, nov. 2020. Disponível em:<https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RDPL/article/view/31529>. Acesso em: 24 mai. 2024. [Adaptado].

No texto, a autora assinala uma mudança de paradigma na pedagogia: considerar as línguas, não como entidades separadas, mas, sim, construções e práticas sociais que pertencem a todo o repertório linguístico dos falantes. Dentro desse novo paradigma, o termo “translenguaje” faz referência
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51Q909118 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Os projetos de trabalho são uma abordagem pedagógica que consiste em atividades interdisciplinares e contextualizadas, nas quais os estudantes exploram temas de interesse com orientação do professor. Essa metodologia promove a construção de conhecimento de forma mais significativa, incentivando a pesquisa, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Além disso, os projetos podem ser adaptados a diferentes níveis de ensino e disciplinas, tornando-se uma ferramenta versátil para o desenvolvimento de competências. Essa abordagem, baseada na construção ativa do conhecimento, tem se mostrado eficaz na promoção de uma aprendizagem mais envolvente e duradoura, preparando os alunos para desafios complexos da sociedade atual. São pontos que caracterizam um projeto de trabalho, EXCETO:

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52Q987967 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual é a importância e o papel fundamental desempenhado pela família na integração social e educacional das crianças, considerando os diversos aspectos que contribuem para o seu desenvolvimento integral, incluindo valores éticos, habilidades sociais, comportamentos positivos e apoio emocional?
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53Q880703 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação como instrução e o ensino. Nesse panorama, compõe-se de ramos de estudos próprios. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos ramos de estudos próprios da Pedagogia.
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54Q894017 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os contextos educativos são ambientes multifacetados nos quais ocorrem processos de ensino e aprendizagem. Esses contextos englobam não apenas as salas de aula tradicionais, mas também uma variedade de espaços e situações em que ocorrem interações educativas, como escolas, universidades, centros de aprendizagem, ambientes de educação não formal e até mesmo o lar. Particularmente, nas escolas, os indicadores para a ação pedagógica assumem um papel fundamental na avaliação e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os indicadores:


I. Fornecem informações relevantes sobre o desempenho dos alunos, auxiliando o professor na identificação de dificuldades e na personalização do ensino.


II. Estão circunscritos nos instrumentos utilizados para mensurar o desempenho dos alunos em avaliações quantitativas, como testes e provas.


III. São indicados para avaliar o desempenho de professores com muita cautela, pois se trata de um processo subjetivo e complexo que não pode ser quantificado.


IV. De contexto, como as condições socioeconômicas dos alunos e a cultura da comunidade, devem ser considerados pelo professor, mas não interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Está correto o que se afirma apenas em
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55Q897346 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 24 set. 2024.A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade"> Leia o texto a seguir.
Para o neoliberalismo, o parâmetro de funcionamento da sociedade é a própria organização “empresarial”, tomada como modelo racional de organização, apagando a historicidade das “instituições”, transformando-as em miniorganizações empresariais de prestação de serviços – saúde, educação, segurança, previdência etc.
Disponível em: <https://youtu.be/QDDVZsU2AvU>. Acesso em: 24 set. 2024.

A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade
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56Q907331 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 10


Formação do leitor na EPT


A formação do Clube de Leituras, que se reúne, de forma remota, uma vez por semana para conversar sobre os sentidos encontrados nos textos literários compartilhados, e fruto das indicações dos próprios participantes, mostrou-se uma maneira produtiva e afinada de aproximar jovens e literatura no contexto escolar, sugerindo ser este o caminho a ser trilhado rumo à formação de leitores, qual seja: aquele em que a escola concede atenção, respeito e espaço para as obras, autores e temáticas do universo de interesse dos alunos. Abdicar em algum momento da imposição de títulos, muitas vezes orientados pelo foco no estudo de gêneros e de traços distintivos das escolas literárias pode, de forma assertiva, promover um melhor aproveitamento do ensino de literatura.

A estratégia de abordar o trato com a literatura partindo dos interesses dos estudantes colabora com o que há de mais fundamental na formação de um leitor: a construção do hábito. O exercício regular de qualquer tipo de atividade adquire potência na construção de uma memória proposicional. Isso se dá também no que se refere à leitura. Mesmo considerando a realidade dos sujeitos que não costumam vivenciar experiências de leitura no seio familiar – como primeira instância na produção de valores culturais –, outras instâncias também podem exercer esse papel de produção de valores culturais socializadores, é o caso da escola e da mídia.


LINS, Laikui Cardoso; PINTO, João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 149- 174, 2020. Disponível em:<http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60229>. Acesso em: 26 mai. 2024.
Laikui C. Lins e João R. Pinto, com vistas à formação integral, apresentaram uma experiência que objetivou construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho. O Clube de Leituras mencionado no fragmento foi criado para alunos do Instituto Federal Baiano no início da pandemia do Coronavírus e, segundo é exposto no primeiro parágrafo, mostrou
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57Q909125 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

No contexto educacional, a escolha das estratégias de ensino é fundamental, pois reflete a visão que o professor possui sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A escolha das estratégias de ensino está intrinsecamente ligada à filosofia educacional do professor e à sua visão sobre como os alunos aprendem de maneira mais eficaz, impactando o engajamento dos alunos e o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto e, observadas as diferenças entre construtivismo e sociointeracionismo, um professor com uma abordagem genuinamente construtivista, planejaria sua aula de “introdução ao ensino de frações”, optando pela seguinte organização didática:

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58Q910662 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Mizukami (2014) em sua obra Ensino: as abordagens do processo, apresenta diferentes abordagens que se constituem historicamente no processo de ensino aprendizagem. Qual das abordagens abaixo, NÃO é abordada por Mizukami?
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59Q897352 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Tendo em vista o contexto social e histórico, a tendência pedagógica denominada “Pedagogia da alternância” está adequada à
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60Q897354 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A escola, como instituição social, estabelece um vínculo ambíguo com a sociedade. É parte dela e, por isso, trabalha para ela, ao mesmo tempo em que deve inventar, transformar, inovar. Assim, a vida escolar deve estar articulada com a vida social, de modo que a escola
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