Início

Questões de Concursos A Construção do Conhecimento Papel do Educador

Resolva questões de A Construção do Conhecimento Papel do Educador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q954702 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da cultura profissional, Nóvoa (2009) afirma que ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se em uma profissão e aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. Conforme o autor, são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q900065 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interação entre a família e a escola é essencial para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I. A escola deve considerar a criança como um indivíduo com necessidades específicas.
II. A família deve ser a única responsável pela educação da criança, cabendo a escola a responsabilidade pelo ensino didático.
III. A construção do conhecimento ocorre pela interação do indivíduo com o meio.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q899153 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A Constituição Federal de 1988 apresenta regras fundamentais para organizar a educação, ressaltando o compromisso do estado e da família no seu Art. 205: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. À luz da legislação, compreende-se a necessidade de haver uma aproximação entre a escola e a família, com o objetivo de planejar ações importantes para o pleno desenvolvimento humano, na sua integralidade, buscando formação para a cidadania e para o trabalho ao longo de sua vida. Sobre o pedagogo, sob a sua práxis enquanto um mediador do diálogo entre a escola e a família, uma vez que nas suas atribuições há possibilidades de aproximar professores, pais e funcionários, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aponta erros como forma de estreitar a presença dos pais e tê-los como parceiros e corresponsáveis pelo sucesso dos filhos, consequentemente, faz da escola um ambiente educacional mais coeso e eficaz.
( ) Mantém uma abordagem unidimensional e não personalizada para todas as famílias e alunos, de forma igualitária, de modo que a escola seja um ambiente educacional mais harmonioso.
( ) Estabelece canais de comunicação claros e regulares entre a escola e as famílias, criando newsletters, grupos de mensagens ou aplicativos escolares, devendo acontecer através de um diálogo aberto e sempre no sentido de trocar informações importantes para o desenvolvimento do aluno.
( ) Ouve e troca informações pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem, para que o pleno e integral desenvolvimento do ser humano seja o foco principal, sempre respeitando o outro, implementando estratégias de apoio singularizadas para atender às necessidades individuais dos alunos e promover o seu desenvolvimento.
( ) Incentiva a participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio do estreitamento das relações entre as escolas e as famílias, organizando workshops e sessões de treinamento para pais, abordando temas como apoio ao aprendizado em casa e estratégias para reforçar habilidades adquiridas na escola.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q951972 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Para desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso de um aluno portador de deficiência, recentemente integrado a uma turma regular, ao currículo e a interação no grupo, é necessário que o monitor de apoio e o professor regente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q902654 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] abrangência de ideias fundamentais torna a disciplina mais compreensível; a colocação da informação dentro de um referencial significativo torna o conteúdo menos sujeito ao esquecimento; a sistematização das ideias essenciais favorece a adequada transferência da aprendizagem; o relacionamento dos conhecimentos anteriores com as novas aquisições diminui a distância entre o conhecimento avançado e o conhecimento elementar.

(HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011., p. 98-99.)

A interdependência entre métodos, objetivos e conteúdo é essencial, pois um só funciona plenamente em relação ao outro. Com base nas informações, é correto afirmar que os componentes do processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q903695 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A relação que se estabelece entre os professores e os saberes que o praticam é essencial para a manutenção da atividade docente, além da configuração da identidade profissional. Nessa perspectiva, práticas educativas são ferramentas necessárias para se diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos. (Leonel; Silva; Costa, 2019, p. 2.)

Assinale a afirmativa que corresponde adequadamente ao que se espera do trabalho docente na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q897582 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q994106 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A parceria entre família, escola e comunidade é muito relevante, sendo necessária uma articulação eficaz entre essas duas esferas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. A participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos não deve ser apenas uma imposição da escola, mas sim uma conquista mútua, baseada em confiança e reciprocidade. II. As mudanças na estrutura familiar, como a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, afetaram a dinâmica da educação familiar, exigindo das escolas um papel mais amplo que vai além da simples escolarização. III. A participação dos pais não deve se resumir a comparecer a reuniões escolares, mas também envolve auxiliar nas tarefas de casa, dialogar sobre os acontecimentos escolares e participar ativamente da vida escolar dos filhos.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q907331 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 10


Formação do leitor na EPT


A formação do Clube de Leituras, que se reúne, de forma remota, uma vez por semana para conversar sobre os sentidos encontrados nos textos literários compartilhados, e fruto das indicações dos próprios participantes, mostrou-se uma maneira produtiva e afinada de aproximar jovens e literatura no contexto escolar, sugerindo ser este o caminho a ser trilhado rumo à formação de leitores, qual seja: aquele em que a escola concede atenção, respeito e espaço para as obras, autores e temáticas do universo de interesse dos alunos. Abdicar em algum momento da imposição de títulos, muitas vezes orientados pelo foco no estudo de gêneros e de traços distintivos das escolas literárias pode, de forma assertiva, promover um melhor aproveitamento do ensino de literatura.

A estratégia de abordar o trato com a literatura partindo dos interesses dos estudantes colabora com o que há de mais fundamental na formação de um leitor: a construção do hábito. O exercício regular de qualquer tipo de atividade adquire potência na construção de uma memória proposicional. Isso se dá também no que se refere à leitura. Mesmo considerando a realidade dos sujeitos que não costumam vivenciar experiências de leitura no seio familiar – como primeira instância na produção de valores culturais –, outras instâncias também podem exercer esse papel de produção de valores culturais socializadores, é o caso da escola e da mídia.


LINS, Laikui Cardoso; PINTO, João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 149- 174, 2020. Disponível em:<http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60229>. Acesso em: 26 mai. 2024.
Laikui C. Lins e João R. Pinto, com vistas à formação integral, apresentaram uma experiência que objetivou construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho. O Clube de Leituras mencionado no fragmento foi criado para alunos do Instituto Federal Baiano no início da pandemia do Coronavírus e, segundo é exposto no primeiro parágrafo, mostrou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q910930 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] a importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política.

(Saviani, 2001, p. 88.)

Devemos notar que o objetivo do ensino não é o conteúdo do ensino. Não é o fato histórico, o espaço geográfico, a proposição matemática ou a lei da física que constitui o objetivo do ato educativo. Eles são os mediadores do conhecimento e da competência do educando para compreender o mundo.

(Rodrigues, 1992, p. 80.)

São consideradas funções sociais da escola, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q898941 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O papel do professor na formação ética e cidadã dos estudantes vai além do ensino de conteúdos curriculares e envolve a construção de valores e a promoção da consciência crítica. Com base nessa perspectiva, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q901291 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

De acordo com a concepção de Ubiratan D'Ambrosio (1985), como a Etnomatemática desafia as noções tradicionais de universalidade da matemática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q888682 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa que aborda o conceito do professor utilizado na educação infantil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q955105 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação ao compromisso ético do educador, é CORRETO apontar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q987407 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao realizar a observação do comportamento e temperamento dos educandos, um educador nota que um aluno demonstra comportamentos agressivos e dificuldades de interação social. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual das seguintes abordagens é mais apropriada para lidar com essa situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q987408 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao explorar e desenvolver as aptidões e preferências dos alunos, assinale a alternativa que indica qual abordagem é mais eficaz para garantir um ambiente educacional que promova o crescimento individual e coletivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q897359 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

No que se refere às teorias pós-críticas do currículo, destacam-se a importância das diferentes formas culturais e a oposição às estruturas ideológicas que privilegiam culturas tradicionais dominantes. Para essa concepção de currículo, é papel da escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q984671 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O portfólio é uma das formas de registro da prática pedagógica. Em relação ao portfólio, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) São entendidos como seleção de registros, como documentação de um projeto, de um grupo, incluindo relatos de atividades, falas e produções das crianças, descrição de etapas de um trabalho e fotografias.
( ) Representam a construção de memória, de história, tornando possível, ainda, o intercâmbio de experiências e a divulgação de um trabalho.
( ) Contribuem para a valorização da experiência e dos saberes dela decorrentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q901569 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Letras/Português e Inglês, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

Os conceitos de mediação e interação são fundamentais para compreensão das obras de quais pensadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q910370 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação aos pressupostos construtivistas de escolarização, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento é uma representação do mundo externa ao observador, que tem a capacidade de apreender a partir dos processos educacionais.
II. O conhecimento tem uma função adaptativa e que deve ser viável para o mundo da experiência do sujeito cognoscente.
III. No enfoque construtivista, o ser humano, por sua estrutura ou biologia, não tem acesso objetivo à realidade, antes a constrói no convívio com os demais.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.