A Constituição Federal de 1988 apresenta regras fundamentais para organizar a educação, ressaltando o compromisso do
estado e da família no seu Art. 205: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada
com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e
sua qualificação para o trabalho”. À luz da legislação, compreende-se a necessidade de haver uma aproximação entre a escola
e a família, com o objetivo de planejar ações importantes para o pleno desenvolvimento humano, na sua integralidade,
buscando formação para a cidadania e para o trabalho ao longo de sua vida. Sobre o pedagogo, sob a sua práxis enquanto
um mediador do diálogo entre a escola e a família, uma vez que nas suas atribuições há possibilidades de aproximar
professores, pais e funcionários, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Aponta erros como forma de estreitar a presença dos pais e tê-los como parceiros e corresponsáveis pelo sucesso dos
filhos, consequentemente, faz da escola um ambiente educacional mais coeso e eficaz.
( ) Mantém uma abordagem unidimensional e não personalizada para todas as famílias e alunos, de forma igualitária, de
modo que a escola seja um ambiente educacional mais harmonioso.
( ) Estabelece canais de comunicação claros e regulares entre a escola e as famílias, criando newsletters , grupos de mensagens
ou aplicativos escolares, devendo acontecer através de um diálogo aberto e sempre no sentido de trocar informações
importantes para o desenvolvimento do aluno.
( ) Ouve e troca informações pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem, para que o pleno e integral desenvolvimento
do ser humano seja o foco principal, sempre respeitando o outro, implementando estratégias de apoio singularizadas para
atender às necessidades individuais dos alunos e promover o seu desenvolvimento.
( ) Incentiva a participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio do estreitamento das
relações entre as escolas e as famílias, organizando workshops e sessões de treinamento para pais, abordando temas como
apoio ao aprendizado em casa e estratégias para reforçar habilidades adquiridas na escola.
A sequência está correta em
✂️ a) V, F, V, F, F. ✂️ b) V, V, F, V, F. ✂️ c) F, F, V, V, V. ✂️ d) F, V, F, F, V.