Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q56872 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

De acordo com Libâneo (2013, p.25), “(...) ___________ é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos”.

Complete CORRETAMENTE a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q56865 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada.

Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q56860 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte. 

A educação popular é um processo no qual o educador tem o papel de atribuir consciência ao educando. 
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q56873 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami (1986. p. 112) apresenta a seguinte afirmação:

“De uma forma bastante genérica, igualmente, pode-se considerar que tanto o ______________ , quanto o __________ e __________ mesmo o em alguns de seus aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são, de certo modo, solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino _________ ”.

Em sequência, as palavras que CORRETAMENTE completam a frase acima são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q56871 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q56868 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

1. Gramática de uso.
2. Gramática reflexiva.
3. Gramática teórica.
4. Gramática normativa.  

( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q56854 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q56855 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q56862 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q56861 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.