Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q901942 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

São consideradas despesas de manutenção e desenvolvimento de ensino:

I. Obras de infraestrutura, exceto as que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar.
II. Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos.
III. Programas de alimentação e de assistência médico-odontológicas.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q899900 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma professora está utilizando a metodologia de sala de aula invertida para ensinar geometria aos seus alunos do 5º ano. Ela disponibiliza vídeos explicativos para que os alunos assistam em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e resolução de problemas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A metodologia de sala de aula invertida pode aumentar o engajamento dos alunos ao permitir que eles aprendam no seu próprio ritmo.


(__) A utilização de vídeos explicativos é recomendada apenas para o ensino de geometria para alunos do ensino médio por tratarem de assuntos complexos.


(__) As atividades práticas em sala de aula são essenciais para consolidar o aprendizado dos conceitos geométricos.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q905790 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia os textos abaixo:

Texto 1

“No que diz respeito à educação básica de jovens e adultos no Brasil, pode-se afirmar que predominam iniciativas individuais ou de grupos isolados, acarretando descontinuidades, contradições e descaso dos órgãos responsáveis (Moura, 2005). Por outro lado, a cada dia, aumenta a demanda social por políticas públicas perenes nessa esfera. Tais políticas devem pautar o desenvolvimento de ações baseadas em princípios epistemológicos que resultem em um corpo teórico bem estabelecido e que respeite as dimensões sociais, econômicas, culturais, cognitivas e afetivas do jovem e do adulto em situação de aprendizagem escolar (Cabello, 1998).” (Moura e Henrique, 2012, p. 115).

Texto 2

A história da educação de jovens e adultos no Brasil é marcada pela luta de diferentes segmentos sociais pela construção de políticas públicas eficazes e específicas para essa modalidade de ensino. No âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA foi instituído em 2005 para que as instituições federais de educação profissional ofertassem cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e cursos técnicos de nível médio para a população jovem e adulta. (IFSP, 2024)

Após a leitura dos textos, analisando o que indicam os autores, entre os desafios enfrentados pelo PROEJA, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q905792 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, os excertos abaixo:

“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digamo que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”

Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”

Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.

A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q910918 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O bullying, comportamento agressivo, ofensivo e repetitivo, é realizado por uma pessoa ou grupo contra outro(s) e tem por intenção a humilhação e até mesmo o “machucar” em uma relação desigual de poder. Está entrelaçado com transtornos mentais e consequências graves na vida adulta das vítimas e dos agressores.

(BARBOSA; SOARES; PEREIRA, 2017.)

Quanto ao bullying no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q910922 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
O fragmento de texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o com atenção.


Os diferentes momentos culturais e políticos da sociedade brasileira influenciaram a criação de tendências pedagógicas, com contribuições oriundas de movimentos sociais e tendências filosóficas que ajudaram a formar a prática pedagógica no país. Autores brasileiros como Freire (1976), Saviani (2013), Luckesi (1991), Libâneo (1989) e Gadotti (1993) dedicam parte de suas vidas promovendo e aprimorando estudos que contribuem no avanço da educação, desenvolvendo teorias que nos oferecem bases e suportes para práticas pedagógicas. Na formação de professores, é primordial o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas que darão alicerce teórico à prática pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico.


(Disponível em: https://site.layers.education/guias-tendencias-educacionais-2024/. Acesso em: junho de 2024.)
Sobre as Pedagogias Progressistas, é possível inferir que elas se manifestam pelas tendências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q900430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Durante muito tempo a escola investiu naquilo que hoje conhecemos como aprendizagem mecânica. Mas o psicólogo estadunidense David Ausubel (1918- 2008) nos mostrou o contrário: que o aluno só assimila de verdade e de forma permanente os conteúdos quando ele os aprende de forma significativa, isto é, com significado (MASINI E MOREIRA. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008). Com base nessa distinção, julgue as características da aprendizagem significativa apresentadas abaixo, assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou F, se forem falsas:

( ) Aprendizagem significativa é um processo educativo pelo qual o aluno se apropria do conhecimento sem a necessidade explícita de compreensão do significado ou do contexto completo e prévio das informações.
( ) Na aprendizagem significativa, as informações são completamente compreendidas e integradas ao conhecimento já adquirido, formando conexões que enriquecem o repertório de conhecimentos dos alunos.
( ) Uma característica fundamental do aprendizado significativo é a capacidade de fazer conexões entre os conceitos aprendidos e as situações reais da vida.
( ) Na aprendizagem significativa, haverá sempre o concurso dos seguintes elementos: relevância pessoal, pensamento crítico, memorização, construção ativa e investimento na cópia.

Está correta a sequência indicada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q905310 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Sobre as propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e povos da floresta julgue as afirmações a seguir e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Devem reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
II. Devem valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
III. Devem prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q886661 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Educacional, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Sabe-se que em seu início, especialmente no Brasil, as creches e maternais tinham objetivo assistencialista com as crianças. Assim, seu enfoque era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.