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Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que:

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122Q901926 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à sala de aula invertida, analise as assertivas abaixo:

I. É uma estratégia ativa e um modelo fixo, que complexifica a gestão do tempo do professor.
II. O conhecimento básico fica a cargo do aluno – com curadoria do professor – e os estágios mais avançados têm interferência do professor e também um forte componente grupal.
III. Bergmann e Sams foram os primeiros divulgadores de algumas técnicas da aula invertida, principalmente utilizando o vídeo como material para estudo prévio, com a vantagem de que cada aluno pode assisti-lo no seu ritmo.

Quais estão corretas?
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123Q895527 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A relação entre educação e sociedade pode ser caracterizada como:
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124Q902485 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A Didática da Escola Nova ou Didática Ativa é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como o sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimento e experiências.”

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed. Cortez, São Paulo, 1994 pág. 65.)

Quanto ao objetivo do processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:
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125Q895870 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Não é considerado um dos principais desafios para a garantia do acesso e permanência dos estudantes na educação básica no Brasil:
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126Q909720 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

Considerando o Documento Curricular de Goiás (DCGO), nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a abordagem pedagógica que prioriza os estilos de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A individualização do ensino, baseada nos estilos de aprendizagem, sugere que o professor adapte seu método de ensino de forma a atender exclusivamente às preferências de aprendizagem de cada aluno, promovendo uma personalização extrema.

II. No contexto dos estilos de aprendizagem, é essencial reconhecer que os alunos possuem preferências distintas em relação às formas de abordagem da matemática, como visual, auditiva ou cinestésica, e adaptar as estratégias pedagógicas de acordo.

III. A teoria dos estilos de aprendizagem é considerada obsoleta na atualidade, sendo substituída por abordagens mais modernas que não levam em consideração as preferências individuais dos alunos.

IV. O DCGO nos Anos Finais do Ensino Fundamental enfatiza a priorização exclusiva dos estilos de aprendizagem na abordagem da matemática, em detrimento de outras estratégias pedagógicas e métodos de ensino mais eficazes.

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127Q904931 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

As Metodologias Ativas consistem em abordagens de ensino que devem estar enquadradas no contexto curricularcontemporâneo. Considerando o conceito de metodologias ativas na educação básica, analise as sentenças.
I. As metodologias ativas priorizam o protagonismo do aluno, ao incentivar a participação no processo de aprendizagem. II. As práticas ativas mesclam as atividades das abordagens tradicionais de ensino e desconsideram as emergentes. III. O professor desempenha um papelsecundário nas metodologias ativas, e sua prática não se configura tãonecessária para haver a aprendizagem, pois o papel do estudante é primário. IV. Nas metodologias ativas, o uso de tecnologias digitais é associado a outrasmetodologias que valorizem o alunono centro do processo de aprendizagem.

Estão CORRETAS somente as afirmativas constantes na alternativa:
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128Q895972 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre as funções do orientador(a) ou educador(a) social, indique a alternativa INCORRETA.
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129Q896759 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

John Dewey (1859-1952), filósofo e educador norte-americano, teve uma influência significativa sobre a pedagogia moderna e o debate sobre a educação para a democracia.


Assinale a alternativa correta sobre a contribuição de Dewey para a educação brasileira.

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130Q894016 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O professor competente é aquele com capacidade para gestar uma formação básica adequada, instaurando o ambiente do aprender a aprender, do saber pensar e do questionar criativamente. Atua como um mediador essencial no processo de ensino-aprendizagem, conduzindo os alunos na construção de um conhecimento significativo e duradouro. Para isso, seleciona conteúdos relevantes, para serem desenvolvidos com os alunos, que precisam estar relacionados com a realidade e incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos e vivos, de modo que eles possam assimilá-los ativa e conscientemente. Neste contexto, dizemos que os conteúdos:
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131Q900430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Durante muito tempo a escola investiu naquilo que hoje conhecemos como aprendizagem mecânica. Mas o psicólogo estadunidense David Ausubel (1918- 2008) nos mostrou o contrário: que o aluno só assimila de verdade e de forma permanente os conteúdos quando ele os aprende de forma significativa, isto é, com significado (MASINI E MOREIRA. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008). Com base nessa distinção, julgue as características da aprendizagem significativa apresentadas abaixo, assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou F, se forem falsas:

( ) Aprendizagem significativa é um processo educativo pelo qual o aluno se apropria do conhecimento sem a necessidade explícita de compreensão do significado ou do contexto completo e prévio das informações.
( ) Na aprendizagem significativa, as informações são completamente compreendidas e integradas ao conhecimento já adquirido, formando conexões que enriquecem o repertório de conhecimentos dos alunos.
( ) Uma característica fundamental do aprendizado significativo é a capacidade de fazer conexões entre os conceitos aprendidos e as situações reais da vida.
( ) Na aprendizagem significativa, haverá sempre o concurso dos seguintes elementos: relevância pessoal, pensamento crítico, memorização, construção ativa e investimento na cópia.

Está correta a sequência indicada em:
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132Q905308 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Qual é o nome da corrente que busca tomar como modelo para a aprendizagem matemática escolar, as aprendizagens ocorridas no cotidiano escolar? Sob ótica da orientação teórico-metodológica dessa corrente, a educação estaria considerando o social quando adotasse como referência principal o conhecimento construído no cotidiano do grupo cultural ao qual pertenceria o aluno. Trata-se, portanto, da
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133Q896643 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

A aplicação de metodologias ativas no ensino pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Sobre essas metodologias, analise as assertivas abaixo:

I. As metodologias ativas incentivam o protagonismo do aluno, estimulando-o a buscar soluções de forma colaborativa.
II. Nessas metodologias, o professor assume o papel de facilitador, oferecendo suporte ao invés de centralizar a transmissão de conteúdo.
III. O ensino ativo é recomendado apenas para o ensino superior, por sua complexidade.

A respeito das assertivas, pode-se afirmar que:
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134Q881074 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

No contexto do pensamento pedagógico brasileiro, é importante mencionar alguns dos principais teóricos e correntes que influenciaram a educação no Brasil ao longo do tempo. Dentre eles, temos alguns teóricos que se destacam, como é o caso de Anísio Teixeira. Sobre o pensamento de Anísio Teixeira para a educação, podemos afirmar que:
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135Q895969 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Nasceu no Brasil, desde a década de 20, com o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova no qual os intelectuais brasileiros pregavam uma educação popular para todos. Todavia, somente na década de 60, devido ao processo de industrialização e urbanização, é que o Brasil começou a se preocupar com os altos índices de analfabetismo de jovens e adultos das classes populares em função da necessidade de mão de obra qualificada para o trabalho. Podemos afirmar que o fragmento faz referência à
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136Q901954 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada, assinale a alternativa INCORRETA.

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137Q868184 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

As concepções de aprendizagem tentam explicar como o ser produz o conhecimento.

“Aluno e professor são os sujeitos da aprendizagem e do conhecimento no processo educativo, que é uma prática relevante para a construção do desenvolvimento de uma sociedade” (Correa, 2015).

Assinalar a alternativa que indica a concepção de aprendizagem referida na citação.
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138Q893023 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de ensino e de aprendizagem não convencionais na educação. De acordo com o autor, as abordagens devem estar definidas de acordo com as respectivas etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:

1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a integração da experiência com aplicação, da indução na resolução de problemas, da criatividade e da discussão de novas situações.
2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o "COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria à prática, dentro de um contexto.
3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que solucionam o(s) problema(s) exposto(s).
4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor deve usar estratégia de selecionar e arranjar os estímulos ambientais, para que a realidade possa ser caracterizada e percebida.

A sequência correta em que ocorre esse processo é:
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139Q904290 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino. Nesta direção, o professor estrutura as aulas fazendo uso de sequências didáticas que contemple:


I- Elementos de preparação e introdução do objeto de conhecimento.


II- Tratamento didático da matéria nova.


III- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades.


IV- Controle e avaliação dos resultados.


É CORRETO o que se afirma em:

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140Q910924 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área.

(Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003.)

O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Por ser um problema antigo de nossa educação, é, também, objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da educação e da psicologia da educação. Considerando as principais ideias ou teorias acerca do ensino, destaca-se que, a partir do início da década de setenta, as explicações que até então se centravam sobre as características individuais dos alunos, deslocaram-se para a família e para o ambiente. Dentro dessa perspectiva, encontra-se uma teoria que postula o fracasso escolar ocorrendo devido à privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida. Essa teoria incentivou o desenvolvimento de projetos de educação compensatória no país, contribuindo para o aprofundamento da má qualidade da escola oferecida ao povo, na medida em que justifica um barateamento do ensino que acaba realizando a profecia, segundo a qual, os pobres não têm capacidade suficiente para o sucesso escolar. Sobre o exposto, trata-se da seguinte teoria:
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