Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


142Q882940 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q897534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Segundo Vidal et al. (2005), assinale a alternativa que contempla as três dimensões da qualidade da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q894220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - O processo de ensino e de aprendizagem das práticas de leitura e escrita, na atualidade, precisa considerar a variedade dos modos de comunicação existentes.
POR ISSO,
II - o professor, além de ensinar as habilidades técnicas para os usos dos diferentes meios de comunicação, deve também mediar o meta-conhecimento, necessário à compreensão integrada e significativa das diferentes mídias e seu funcionamento.
Sobre as asserções é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q895527 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A relação entre educação e sociedade pode ser caracterizada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q910924 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área.

(Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003.)

O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Por ser um problema antigo de nossa educação, é, também, objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da educação e da psicologia da educação. Considerando as principais ideias ou teorias acerca do ensino, destaca-se que, a partir do início da década de setenta, as explicações que até então se centravam sobre as características individuais dos alunos, deslocaram-se para a família e para o ambiente. Dentro dessa perspectiva, encontra-se uma teoria que postula o fracasso escolar ocorrendo devido à privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida. Essa teoria incentivou o desenvolvimento de projetos de educação compensatória no país, contribuindo para o aprofundamento da má qualidade da escola oferecida ao povo, na medida em que justifica um barateamento do ensino que acaba realizando a profecia, segundo a qual, os pobres não têm capacidade suficiente para o sucesso escolar. Sobre o exposto, trata-se da seguinte teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q898147 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Para entender alguns dos aspectos relativos aos conflitos, é possível analisar as reflexões de Chrispino. Tomando-as por base em sua transcrição literal, analise as duas asserções subsequentes e marque a alternativa correta.


I - Um exemplo claro da dificuldade que temos para lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.


II - Daí podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo; a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q895969 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Nasceu no Brasil, desde a década de 20, com o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova no qual os intelectuais brasileiros pregavam uma educação popular para todos. Todavia, somente na década de 60, devido ao processo de industrialização e urbanização, é que o Brasil começou a se preocupar com os altos índices de analfabetismo de jovens e adultos das classes populares em função da necessidade de mão de obra qualificada para o trabalho. Podemos afirmar que o fragmento faz referência à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q903678 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A produção de conhecimento pelos alunos como sujeitos de seu processo de aprendizagem pressupõe metodologias específicas muito diferentes das práticas transmissivas centradas no professor. As metodologias elaboradas nesse aspecto não são tão novas assim, diante do período em que foram propostas, mas continuam com potencial de inovação à medida que, se implantadas de fato, realmente transformam as práticas pedagógicas convencionais e transmissivas, principalmente quando se utilizam de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). (Ferrarini; Saheb; Torres, 2019; Moran, 2018.)
Sobre o uso ineficaz das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas salas de aulas, trata-se de uma DESVANTAGEM, quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q899915 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas. São denominadas de Pequeno Porte porque sua implementação encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivo do professor, não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e/ou técnica. Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação e na temporalidade.
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte. Vol. 6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2000. Adaptado.

Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais.
II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens.
III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela.
IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q900430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Durante muito tempo a escola investiu naquilo que hoje conhecemos como aprendizagem mecânica. Mas o psicólogo estadunidense David Ausubel (1918- 2008) nos mostrou o contrário: que o aluno só assimila de verdade e de forma permanente os conteúdos quando ele os aprende de forma significativa, isto é, com significado (MASINI E MOREIRA. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008). Com base nessa distinção, julgue as características da aprendizagem significativa apresentadas abaixo, assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou F, se forem falsas:

( ) Aprendizagem significativa é um processo educativo pelo qual o aluno se apropria do conhecimento sem a necessidade explícita de compreensão do significado ou do contexto completo e prévio das informações.
( ) Na aprendizagem significativa, as informações são completamente compreendidas e integradas ao conhecimento já adquirido, formando conexões que enriquecem o repertório de conhecimentos dos alunos.
( ) Uma característica fundamental do aprendizado significativo é a capacidade de fazer conexões entre os conceitos aprendidos e as situações reais da vida.
( ) Na aprendizagem significativa, haverá sempre o concurso dos seguintes elementos: relevância pessoal, pensamento crítico, memorização, construção ativa e investimento na cópia.

Está correta a sequência indicada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q905816 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao trabalhar uma notícia com as crianças dos anos iniciais, além das características relativas ao próprio gênero que devem ser destacadas, também é de extrema importância explorar os conhecimentos notacionais presentes em textos jornalísticos, o que se resume em analisar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q905824 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para trabalhar com as crianças do 1º ano algumas situações de convívio em diferentes lugares, uma professora propôs as seguintes atividades:

I. Descrever, por meio de imagens, desenhos, características observadas de seus lugares de vivência;
II. Comparar de forma oral e/ou desenhada semelhanças e diferenças de usos do espaço público.
III. Discutir e elaborar, coletivamente, as regras de convívio da turma, montando um painel dos combinados.
IV. Produzir cartazes coletivos para conservação dos diferentes espaços públicos.

As atividades que se encaixam nas situações de convívio em diferentes locais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q911471 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir:

I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses aminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado.

II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum.

III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular.

IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q905073 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem desempenham um papel crucial na fundamentação das estratégias de ensino. Ao compreender as diferentes abordagens, desde as teorias do condicionamento até as teorias construtivistas, os educadores têm a oportunidade de adaptar suas metodologias para atender às diversas necessidades de aprendizagem de seus alunos, criando ambientes de aprendizagem estimulantes, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Segundo as teorias do condicionamento, a aprendizagem ocorre exclusivamente por meio da associação de estímulos e respostas, sendo o reforço positivo e negativo as únicas estratégias eficazes para moldar comportamentos.
( ) Na teoria da aprendizagem social de Albert Bandura, destaca-se a importância da observação e imitação de modelos, sendo o processo de aprendizagem influenciado apenas pela percepção de consequências positivas nos comportamentos observados.
( ) A teoria cognitiva de Jean Piaget propõe que a aprendizagem ocorra predominantemente por meio da interação do sujeito com o ambiente, destacando estágios de desenvolvimento nos quais o indivíduo constrói ativamente seu conhecimento.
( ) De acordo com a teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky, a aprendizagem é mediada exclusivamente pela interação social e cultural, sendo a zona de desenvolvimento proximal o único conceito-chave que destaca a diferença entre o que o aluno já é capaz de fazer sozinho e com ajuda.
( ) A teoria da aprendizagem proposta por David Ausubel enfatiza que a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos apresentam uma desconexão total com o conhecimento prévio do aluno.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q902274 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Educação e Aprendizagem Mediadas (EAM), analise as assertivas a seguir:

I. A EAM envolve a aprendizagem que ocorre com a intervenção de um mediador humano que seleciona, interpreta e amplia os objetos de conhecimento para o aprendiz.
II. Na EAM, o aprendiz interage diretamente com o objeto de conhecimento, sem a presença de um mediador humano.
III. A EAM se diferencia da aprendizagem direta por incluir um mediador que facilita o processo de aquisição de conhecimento.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q904128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No campo da didática, diversos conceitos são fundamentais para a compreensão e aplicação eficaz das práticas de ensino. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q901572 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Letras/Português e Inglês, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

A metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos tem a capacidade de estimular nos alunos o(a), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q904931 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

As Metodologias Ativas consistem em abordagens de ensino que devem estar enquadradas no contexto curricularcontemporâneo. Considerando o conceito de metodologias ativas na educação básica, analise as sentenças.
I. As metodologias ativas priorizam o protagonismo do aluno, ao incentivar a participação no processo de aprendizagem. II. As práticas ativas mesclam as atividades das abordagens tradicionais de ensino e desconsideram as emergentes. III. O professor desempenha um papelsecundário nas metodologias ativas, e sua prática não se configura tãonecessária para haver a aprendizagem, pois o papel do estudante é primário. IV. Nas metodologias ativas, o uso de tecnologias digitais é associado a outrasmetodologias que valorizem o alunono centro do processo de aprendizagem.

Estão CORRETAS somente as afirmativas constantes na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.