Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q910924 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área.

(Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003.)

O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Por ser um problema antigo de nossa educação, é, também, objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da educação e da psicologia da educação. Considerando as principais ideias ou teorias acerca do ensino, destaca-se que, a partir do início da década de setenta, as explicações que até então se centravam sobre as características individuais dos alunos, deslocaram-se para a família e para o ambiente. Dentro dessa perspectiva, encontra-se uma teoria que postula o fracasso escolar ocorrendo devido à privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida. Essa teoria incentivou o desenvolvimento de projetos de educação compensatória no país, contribuindo para o aprofundamento da má qualidade da escola oferecida ao povo, na medida em que justifica um barateamento do ensino que acaba realizando a profecia, segundo a qual, os pobres não têm capacidade suficiente para o sucesso escolar. Sobre o exposto, trata-se da seguinte teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q905073 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem desempenham um papel crucial na fundamentação das estratégias de ensino. Ao compreender as diferentes abordagens, desde as teorias do condicionamento até as teorias construtivistas, os educadores têm a oportunidade de adaptar suas metodologias para atender às diversas necessidades de aprendizagem de seus alunos, criando ambientes de aprendizagem estimulantes, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Segundo as teorias do condicionamento, a aprendizagem ocorre exclusivamente por meio da associação de estímulos e respostas, sendo o reforço positivo e negativo as únicas estratégias eficazes para moldar comportamentos.
( ) Na teoria da aprendizagem social de Albert Bandura, destaca-se a importância da observação e imitação de modelos, sendo o processo de aprendizagem influenciado apenas pela percepção de consequências positivas nos comportamentos observados.
( ) A teoria cognitiva de Jean Piaget propõe que a aprendizagem ocorra predominantemente por meio da interação do sujeito com o ambiente, destacando estágios de desenvolvimento nos quais o indivíduo constrói ativamente seu conhecimento.
( ) De acordo com a teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky, a aprendizagem é mediada exclusivamente pela interação social e cultural, sendo a zona de desenvolvimento proximal o único conceito-chave que destaca a diferença entre o que o aluno já é capaz de fazer sozinho e com ajuda.
( ) A teoria da aprendizagem proposta por David Ausubel enfatiza que a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos apresentam uma desconexão total com o conhecimento prévio do aluno.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q898443 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA sobre metodologias ativas de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q898014 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Correntes pedagógicas são diferentes teorias e abordagens que orientam práticas educacionais, cada uma com sua visão sobre o papel do aluno, do professor e do processo de ensino-aprendizagem. Elas refletem conceitos diversos sobre como se dá o desenvolvimento do conhecimento e a formação do indivíduo. Qual das alternativas abaixo melhor descreve a concepção política da corrente pedagógica Escola Nova?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q895973 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Não há como pensar uma __________ do trabalho na escola, no curso, na sala, sem antes pensar no papel que cabe ao __________, nem afirmar que a simples existência de um projeto seja suficiente para que todos o sigam. Podemos dizer que o Projeto Político Pedagógico construído verticalmente fica na superfície da instituição/curso, enquanto a ação humana, presente no trabalho não material dos sujeitos (professor/diretor/aluno) acontece nos seus subterrâneos.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q894189 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Para a educação integral, o sujeito deve ser considerado em sua integralidade, inserido na sociedade sob uma perspectiva cidadã e autônoma, de exercício de plenos direitos.

(Castro, 2021, s/p.)

Cada rede ou sistema de ensino, a partir da BNCC, deve elaborar seu currículo, respeitando os seus princípios. A educação integral é uma importante premissa da BNCC. De acordo com tal premissa, assinale a afirmativa correta para o currículo que garante o desenvolvimento de uma formação integral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q903670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Na década de 1990, grande parte das preocupações e atitudes mundiais estava voltada para a construção de perspectivas, tendo em vista a ansiedade gerada pela chegada de um novo século. O campo educacional não se afastou desse comportamento. Políticas de alfabetização e de aumento da escolaridade, em vários países, pretendiam contribuir para que as metas da Conferência Mundial de Educação de 1990, em Jomtien, Educação para Todos, fossem alcançadas. Ao mesmo tempo, estratégias internacionais eram concebidas para se estabelecer um tipo de educação capaz de moldar crianças e jovens que se tornariam os adultos de uma nova era. (Rizo, 2010.)
Sobre o exposto e com base nos pilares delineados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para a educação do século XXI, pode-se considerar que tais competências incluem, de forma não exclusiva, a capacidade do estudante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q889670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Sobre o uso de portfólios de aprendizagem, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q894795 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Avalie o que, segundo Cury (2015), são causas da indisciplina.

I - Falta de interesse nas aulas. II - Dificuldade de dosar as ações contra a indisciplina. III - Violência gerada por violência sofrida. IV - Traumas da infância.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q905313 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

No clássico Política Educacional (Shiroma, Moraes e Evangelista, 2011, p. 98-99), as autoras revelaram a intenção do governo de Fernando Henrique Cardoso de criar um programa de financiamento por mérito baseado nos resultados das avaliações e de distribuição de bônus-educação, com entrega dos tickets educação para as famílias. Segundo elas este foi “um exemplo claro do interesse do Estado em estabelecer um mercado educacional favorecendo a transferência de recursos públicos para os estabelecimentos privados. Em vez de financiar escolas públicas, o governo entregaria às famílias ‘tickets educação’ para que escolhessem a escola, pública ou privada, de seus filhos. Em tese, as melhores escolas receberiam as maiores levas de alunos e contariam com recursos para atendê-las. [...] O processo de seleção dos melhores é sutil, a marginalização é dissimulada, um verdadeiro ‘apartheid educacional’, [...] apartheid que, operando uma seleção ‘nada natural’, define que pode ou não cruzar o portal do shopping educacional”.
A descrição acima representa a proposta da política neoliberal em seu nível mais elevado de privatização das escolas públicas. Qual conceito sintetiza tal política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q911520 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q898265 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

O trabalho pedagógico com professor mediador irá literalmente revolucionar as dinâmicas em sala de aula. Sendo capaz de facilitar o diálogo e provocar o estreitamento dos laços, tudo isso como forma de estratégias para a aprendizagem. Associe algumas estratégias de mediação pedagógica com seu respectivo impacto na construção do conhecimento:

Coluna 1

I.Propor desafios ao aluno.
II.Estimular o trabalho em grupo.
III.Usar recursos visuais interativos.
IV.Promover a autoavaliação.

Coluna 2

A.Desenvolvimento da autonomia e reflexão crítica.
B.Integração de diferentes perspectivas e cooperação.
C.Ampliação da compreensão por meio da experiência visual.
D.Engajamento no processo de resolução de problemas.

Assinale a alternativa com sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q895968 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Como é conhecida a proposta de qualificar as pessoas nas suas comunidades, culturas e sociedades, para serem capazes, conscientemente, de decidirem seu conhecimento, sua vida, seu trabalho, sua ação política e seu espaço social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q897764 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Um dos conceitos centrais da Teoria Histórico-Cultural é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q895975 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a Educação Social, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q882940 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q896090 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

Aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas:

I - com pessoas que trazem informações para o processo de aprendizagem (outros alunos, professores, artistas, especialistas).
II - com obras de arte (acervos, mostras, apresentações, espetáculos).
III - com motivações próprias e do entorno natural.
IV - com fontes de informação e comunicação (reproduções, textos, vídeos, gravações, rádio, televisão, discos, Internet).
V - com os próprios trabalhos e os dos colegas.

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q903259 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais. Dentre as opções apresentadas a seguir, assinale a que contém somente temas e/ou conteúdos transversais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q902493 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Libâneo (1994) afirma que, como toda a profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.

(LIBÂNEO, J. C. Didática. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.)

O comprometimento do professor na formação dos alunos no campo ético-social abrange:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.