Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q909226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Os obstáculos patológicos da aprendizagem, descritos nos estudos de Jorge Visca, são três, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q906689 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Assinale a alternativa que representa o campo teórico da Educação que tem como pressuposto a busca da orientação de adultos no processo de aprendizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q988612 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto da educação de idosos, é essencial compreender os desafios específicos dessa faixa etária.
Qual alternativa descreve uma prática pedagógica que considera as necessidades de aprendizagem desse grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q899816 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Apoio Educacional, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A teorização da atividade-guia concebida no âmbito da psicologia histórico-cultural representa uma orientação consistente para ser tomada a serviço de um trabalho pedagógico voltado para a conquista do salto ontológico em cada indivíduo singular. Uma dessas atividades-guia, quando dominante, deve estar a serviço da apropriação da cultura e do desenvolvimento psíquico, cabendo ao professor não só ampliar o conhecimento de mundo da criança de modo que forneça matéria-prima para o faz de conta, mas enriquecer a atividade lúdica e promover sua complexificação. A atividade-guia em questão “relaciona-se com a literatura fundamentalmente pela cultura oral.O livro infantil como objetivo social que socializa a linguagem literária para a criança se apresenta inicialmente como relação da criança com a cultura escrita, a qual passa necessariamente pela mediação do adulto. A criança lê o texto com a voz emprestada do adulto e, portanto, os conteúdos literários a que a criança tem acesso ocorrem inicialmente em decorrência da relação do adulto com o livro infantil” (ABRANTES, 2013, p. 163-164). Esta atividade-guia é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q895242 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os procedimentos criados pelas instituições de educação infantil para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças devem ter como meta, de acordo com Parecer CNE/CEB nº 20/2009: servir de instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

(Ribeiro, 2018, p. 224.)

De acordo com a avaliação da aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q900637 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Língua Portuguesa e Literatura Letras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Texto associado.

Considere o texto abaixo para responder à questão.


A Didática e a formação profissional do professor


“(...) Entre os conteúdos básicos da Didática figuram os objetivos e tarefas do ensino na nossa sociedade. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira.


LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. p.28

Com base nessa concepção há um trabalho pedagógico-didático a se efetivar dentro da escola que se expressa nas opções a seguir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q988469 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre identidades e configuração do processo educativo, analise as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q907329 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 8


La competencia digital en la formación del profesorado

El desarrollo de la competencia digital en la enseñanza obligatoria es clave para que los jóvenes puedan incorporarse a la vida adulta de manera satisfactoria y sean capaz de desarrollar un aprendizaje permanente a lo largo de la vida. Así que, es natural que el profesor también desarrolle su competencia digital porque es él el que tiene la labor de enseñar y/o ayudar a los estudiantes. Sabemos que las tecnologías avanzan, poseen múltiples aplicaciones, cambian constantemente, se innovan a menudo y muchas veces lo que aprendemos sobre las tecnologías en las universidades ya está obsoleto en el mundo del trabajo. Las tecnologías no necesitan estar en el centro de las prácticas docentes ni tampoco ser el único objetivo, pero, en el caso específico de Brasil, la BNCC/2017 (posee objetivos semejantes a lo propuesto en el Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores - DigCompEdu en relación a los usos de las tecnologías) obliga a los profesores no sólo a usarlas, sino también a enseñar a sus alumnos a emplearlas en las distintas áreas del aprendizaje, a utilizar los distintos lenguajes digitales, a solucionar problemas y a crear soluciones tecnológicas como ciudadanos críticos y como productores de contenidos, entre otros usos.


LOPES LEAL, Vânia Aparecida; LORENZO BERGILLOS, Francisco J. La competencia digital de profesores en formación inicial de lengua española y la BNCC. LínguaTec, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 125-144, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5855>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
A aquisição da competência digital durante o ensino obrigatório é indicada, no parágrafo, como uma necessidade para, posteriormente, a adequada inserção do egresso na vida adulta. Para que isso aconteça, Lopes Leal e Lorenzo Bergillos consideram que é normal que os docentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q899915 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas. São denominadas de Pequeno Porte porque sua implementação encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivo do professor, não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e/ou técnica. Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação e na temporalidade.
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte. Vol. 6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2000. Adaptado.

Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais.
II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens.
III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela.
IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q903263 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A crise climática e a degradação ambiental, dentre outros problemas advindos da exploração indevida dos recursos naturais, contribuem para a crise socioambiental que vivenciamos atualmente. Nesse sentido, a educação e as propostas pedagógicas, desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, para ampliação do conhecimento científico e estudo da natureza podem potencializar mudanças sociais importantes no meio em que se vive.

Tendo em vista estratégias pedagógicas de desenvolvimento da educação para a sustentabilidade ambiental que podem ser desenvolvidas nas escolas, considere os seguintes itens:

I. feira de ciências; II. hortas comunitárias; III. projetos científicos; IV. reciclagem e compostagem; V. reaproveitamento de água.

Corresponde a estratégia pedagógica para a sustentabilidade ambiental o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q906406 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Historicamente a orientação tinha um papel complementar na escola; preocupava-se mais com as questões de cunho psicológico, chegando mesmo a ser vista numa abordagem terapêutica. Hoje pretendemos uma orientação mais crítica, pedagógica, que promova a vez e a voz aos alunos, que insira a questão do trabalho em todas as atividades que ocorrem na escola e que discuta acima de tudo a nossa própria sociedade, na sua conjuntura e estrutura e, também as questões do próprio aluno como pessoa. Devemos, portanto, trabalhar muito os valores dos alunos, da escola, da sociedade, incentivando cada vez mais a participação em atividades e realizações na própria sociedade, em especial quando envolvem questões relacionadas à cultura, ao esporte e ao lazer.

Adaptado de GRINSPUN, M. P. S. Z. Autonomia e Ética na Escola: o novo mapa da educação. São Paulo: Cortez, 2014, p. 57.

Com base no trecho, analise as afirmativas sobre a função da orientação educacional no contexto contemporâneo.

I. A orientação passou de uma concepção meramente assistencialista aos estudantes para uma prática voltada à formação da cidadania.

II. O orientador educacional participa de uma educação integral, que possibilita ao estudante refletir, analisar e tomar decisões a respeito de suas próprias ações.

III. A orientação aumentou o enfoque em estudantes especiais, os ditos “alunos-problema”, separando-os do restante do corpo discente para poder oferecer um atendimento individualizado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q956348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em um ambiente escolar, o trabalho em equipe é essencial para a realização das tarefas e o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse sentido, uma prática fundamental entre os profissionais que atuam na escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q909835 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas ferramentas como facilitadoras no processo de ensino. Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino digno para a população, existe negligência por parte dos gestores, já que não há valorização dos profissionais da educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são escassos e as cobranças infinitas.

MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. [Applicability of technology in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi. org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.

Considerando as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e suas implicações na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de forma significativa no contexto educacional público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q902423 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Os conteúdos são os conhecimentos sistematizados, selecionados das bases das ciências e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade e organizados para serem ensinados na escola; são habilidades e hábitos vinculados aos conhecimentos, incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem e de estudo; são atitudes e convicções envolvendo modos de agir, de sentir e de enfrentar o mundo.
(Anastasiou, 1998.)

No processo de ensino-aprendizagem existe uma relação entre a apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Considere as diferenças da aprendizagem em relação aos quatro tipos de conteúdo, quando o professor deseja que os alunos aperfeiçoem a construção do pensamento, apreendendo a discernir o real do abstrato ou ilusório. Sabe-se que o aluno é estimulado a verificar suas dúvidas, descobrir conhecimento e gerar novas dúvidas, possibilitando descobertas infinitas. Estimula-se, ainda, a curiosidade de aprender e desenvolver a parte cognitiva do aluno, levando-o a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução e a memória, proporcionando a construção do conhecimento. O processo de aprendizagem do conhecimento sempre está em evolução, tendo em vista que o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente. Sobre as informações dadas, é possível afirmar que o professor em questão está trabalhando com os conteúdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q900634 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a crítica em relação ao uso tradicional dos termos “ensino” e “aprendizagem” nos processos educacionais.

( ) A crítica está no fato de que “ensino” e “aprendizagem” são frequentemente tratados como coisas estáticas ou separadas, quando na verdade são processos interativos e dinâmicos, sendo inadequadamente definidos em termos tradicionais ou nos dicionários.
( ) O texto afirma que os termos “ensino” e “aprendizagem” são usados corretamente nas definições tradicionais, pois representam processos independentes e claros.
( ) A crítica é que “ensino” e “aprendizagem” são sinônimos, e não há diferença entre os dois processos, tornando desnecessário diferenciá-los.
( ) “Ensino” e “aprendizagem” são irrelevantes para a prática educacional, e que esses processos não precisam ser discutidos ou analisados.
( ) A principal crítica é que “ensino” deve ser entendido como um processo estático, enquanto “aprendizagem” é um fenômeno passivo, sem interação entre professor e estudante.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q895036 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Teberosky e Colomer (2003) falam sobre a leitura e a escrita na escola a partir de uma proposta construtivista. Segundo essas autoras, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos de construção de conhecimentos que ocorrem em um contexto social, a partir das interações sociais. Esta ideia traz várias implicações para a organização do trabalho com a leitura e escrita no ambiente escolar.

A partir do exposto, analise as afirmações sobre o processo de aquisição da lecto-escrita.

I - O professor deve evitar propor tarefas exigentes e para as quais os alunos ainda não têm respostas.
II - O contexto de aprendizagem na sala de aula necessita permitir que as crianças interajam com os materiais da classe e com os colegas.
III - O professor é um modelo de interpretação e de produção de escrita para os seus alunos.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q907328 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 7


Géneros Textuales y Producción


Según Marcuschi en una Conferencia realizada en la Academia Pernambucana de Letras, “é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se comunicar verbalmente por algum texto”. Pero, ¿qué es un texto? De acuerdo con Beaugrande, el texto “é um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais”. Para Gerd Antos, “os textos são linguística, conceptual e perceptualmente formas de cognição social” y su papel, en la evolución del conhecimento, “é o de constituir-se em ponto de partida e de chegada para a ancoragem da Linguística Textual no quadro de una teoria da evolução cultural”.

Delante de esas concepciones de textos es posible concluir que es a través de los textos que es establecida la comunicación humana; ellos representan cognitivamente el conocimiento que se vehicula en la sociedad en la que los interactantes están insertados. Sin embargo, es preciso considerar que el alumno de lengua extranjera debe tener la oportunidad de conocer y producir textos de diversos géneros. Por ello, al considerar la existencia de los géneros textuales, se observa la importancia de que el profesor sea capaz de elaborar estrategias comunicativas que posibiliten la circulación de esos géneros en el ámbito del aula. Hay que señalar, que la circulación de esos géneros no es suficiente; es necesario que se realicen producciones textuales a partir del estudio de determinado género. Bronckart afirma que “a apropriação dos gêneros textuais é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades humanas”. Al observar esa afirmación, se entiende que es a través de la manipulación de diversos textos que el alumno de ELE estará preparado para expresarse en la lengua escrita en diferentes situaciones discursivas.


SILVA, Flávia Conceição Ferreira da. Géneros Textuales en las clases de Español como Lengua Extranjera. In: CONGRESO BRASILENO DE HISPANISTAS, 2., 2002, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Hispanistas. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000
000012002000100026&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
O item compõe a apresentação de um projeto que visou a promover o trabalho de diferentes gêneros na sala de aula de espanhol. A autora mostra que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q901956 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à aprendizagem por tutoria, analise as assertivas abaixo:

I. Acontece no contato com os colegas da mesma turma.
II. Os tutores desempenham o papel de curadores para que cada estudante avance mais na aprendizagem coletiva.
III. Os tutores ajudam os aprendizes a ampliar a visão de mundo que desenvolveram nos percursos individuais e grupais, levando-os a novos questionamentos, investigações, práticas e sínteses.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q903247 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas das seguintes definições de Metodologias Ativas:
A aprendizagem ______________ 1 possibilita o trabalho em cima de pontos essenciais, como liderança, delegação de tarefas, colaboração, empatia, entre outras habilidades socioemocionais.
A aprendizagem ______________ 2 permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios. Ao encarar situações em determinados conceitos, é necessário trabalhar com criatividade e reflexão. Os cenários podem sugerir problemas técnicos ou subjetivos, em que diferentes habilidades podem ser necessárias. Quer sejam técnicas ou emocionais, elas dificilmente são assimiladas por meio de livros ou manuais.

A aprendizagem ______________ 3 trata de um mecanismo que propõe aos alunos a identificação de uma situação que não é necessariamente um problema, mas que pode ser melhorada, criando uma solução que segue uma linha de raciocínio de “o quê?”, “para quem?”, “para quê?” e “de que forma?”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.