Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q56857 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

As  estratégias  didáticas  da  EJA  devem  considerar  a  andragogia,  que  prioriza  o  trabalho  com  os  saberes  massificados pelo currículo ideal.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q56856 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q56858 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

Os  vínculos  afetivos  estabelecidos  entre  professor  e  alunos relacionam‐se aos aspectos socioemocionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q56859 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte. 

Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q898117 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Segundo Emília Ferreiro (1985), o professor é a peça-chave para o desenvolvimento eficaz do aluno, diante da sua postura educadora e por ter consciência da importância do seu papel, onde a aprendizagem se dá estimulando o indivíduo, tornando-a prazerosa. Nesse contexto, ler e escrever passam a ser algo mais revolucionário e inovador. Neste sentido, qual é o papel que o professor exerce para o conhecimento do aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q905791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, os excertos a seguir:

“A relação entre educação básica e profissional no Brasil está marcada historicamente pela dualidade. Nesse sentido, até o século XIX, não há registros de iniciativas sistemáticas que hoje possam ser caracterizadas como pertencentes ao campo da educação profissional. O que existia até então era a educação propedêutica para as elites, voltada para a formação de futuros dirigentes.”
Fonte: Documento base da educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio, 2007, p. 10)

“Os Institutos Federais, com uma proposta singular de organização e gestão, no diálogo com as realidades regional e local e em sintonia com o global, costuram o tecido de uma rede social capaz de gerar, em resposta às demandas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, arranjos e tecnologias educacionais próprios. Vislumbra-se que se constituam em marco nas políticas educacionais no Brasil, pois desvelam um projeto de nação que se pretende social e economicamente mais justa. Na esquina do tempo, essas instituições podem representar o desafio a um novo caminhar na produção e democratização do conhecimento.” (Pacheco, 2015, p. 27).

Com base na leitura dos excertos, é fundamental o entendimento de que a história da educação profissional no Brasil tem, na criação dos Institutos Federais, a afirmação do compromisso democrático, ético e cidadão de ruptura com a dualidade entre uma formação para a elite e outra para os trabalhadores. Nessa perspectiva, segundo Pacheco (2015), entre os conceitos fundamentais para a compreensão das concepções que orientam a criação dos Institutos Federais está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q901919 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à aprendizagem personalizada, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A personalização, do ponto de vista dos alunos, é o movimento de construção de trilhas que façam sentido para cada um.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é quando o aluno procura respostas para suas inquietações mais profundas e pode relacioná-las com seu projeto de vida e sua visão de futuro.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q900099 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Não aprendemos da mesma forma, cada um desenvolve suas estratégias de aprendizagem. Para ajudar o professor a orientar sua prática pedagógica, respeitando as subjetividades dos alunos com seus níveis, ritmos e suas singularidades, o professor precisa conhecer o modo como os alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q898112 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

É de fundamental importância o planejamento de uma aula para que se atinja o êxito no processo de ensino - aprendizagem. Se o planejamento é importante para alcançar objetivos de uma aula, também no planejamento de uma aula, a definição clara de habilidades e objetivos de aprendizagem é fundamental para orientar o processo de ensino. Sobre a diferença entre habilidades e objetivos de aprendizagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q895525 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A concepção de educação como processo de humanização, presente em diversas tradições filosóficas, implica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q897649 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Maria Carmem Barbosa, é uma importante autora na área educacional, especialmente no campo da educação infantil. A autora contribuiu significativamente para a construção de um pensamento pedagógico brasileiro sobre a Educação Infantil. Com base em suas ideias, assinale a alternativa que melhor representa sua concepção sobre o processo de ensino e aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q897814 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor, considerando as práticas pedagógicas da Educação Maker.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q899139 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.

Na sala de aula da professora Ana, os alunos estavam aprendendo a resolver problemas envolvendo a área de retângulos. Ana desenhou um retângulo no quadro e escreveu: “Um retângulo tem 8 cm de largura e sua área é de 40 cm². Qual é o comprimento desse retângulo?”. Pedro, um dos alunos, levantou a mão e, após alguns cálculos, respondeu: “o comprimento é 5 cm”. A professora Ana, com um sorriso gentil, disse: “Pedro, sua resposta está quase certa. Mas vamos analisar juntos para entender por que. Qual é a fórmula que utilizamos para calcular a área de um retângulo?”. Pedro respondeu corretamente: “a área é igual ao comprimento vezes a largura”. Ana continuou: “Então, podemos montar uma equação usando essa fórmula. Como ficaria?” Pedro pensou por um instante e disse: “x * 8 = 40, onde x é o comprimento”. Ana concordou e perguntou: “E agora, como podemos descobrir o valor de x?”. Pedro pensou um pouco mais e respondeu: “Precisamos dividir ambos os lados por 8”. Ana sorriu e disse: “Ótimo! Faça as contas e me diga qual é o valor de x”. Pedro fez os cálculos e respondeu: “x = 5”. Ana parabenizou Pedro pela sua participação e explicou que sua resposta inicial estava correta. Em seguida, ela propôs outro problema similar, para que os alunos pudessem praticar e consolidar o aprendizado.

Ao analisar a descrição da aula da Professora Ana, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q897819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As competências gerais para a Educação Básica são descritas em diferentes dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais.

Assinale a alternativa que descreve corretamente aprendizagens relativas à cultura digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q902489 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Neste contexto, o uso das metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseiam em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.”

(BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.)


Faz parte das práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q904971 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao outro, que o seguro, carrega, embala. Através dessa fusão [...], vai se familiarizando e apreendendo esse mundo, portanto, iniciando um processo de diferenciação
(MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, 2006. p. 62.)


Indique a alternativa que descreva as ações na relação entre professor e aluno de acordo com a Tendência Progressista Libertadora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q897536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e, de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.

PORQUE

II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q895524 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A estrutura e o funcionamento do ensino no Brasil, em suas diferentes modalidades e níveis, impactam a organização e a prática da Orientação Educacional. Nesse contexto, observa-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q918200 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o papel do Auxiliar de Desenvolvimento Educacional no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q900047 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola que adota a concepção crítica de educação, um professor está desenvolvendo um projeto que visa a transformação social. Qual abordagem ele provavelmente está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.