Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q903261 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Assinale a opção que apresenta somente metodologias ativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q905088 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ao falar dos projetos de trabalho como estratégia didática, Fernando Hernandez (1998) destaca que os mesmos contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de modo a que possam se voltar para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Considerando alguns aspectos que podem denotar a constituição de um projeto pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q892550 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Bacich, Tanzi Neto & Trevisani (2015) destacam que, no ensino híbrido, o processo de ensino e aprendizagem deve ocorrer:

I. De forma colaborativa.
II. Com foco no compartilhamento de experiências.
III. Na construção do conhecimento por meio das interações com o grupo.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q904128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No campo da didática, diversos conceitos são fundamentais para a compreensão e aplicação eficaz das práticas de ensino. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q895428 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual é o princípio fundamental da aprendizagem baseada em projetos (ABP) como metodologia educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q895967 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

“Desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e, ou risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função protetiva da família”. Essa é uma das funções de qual profissional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q897759 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q898294 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

As atividades pedagógicas fora da sala de aula ampliam o aprendizado, proporcionando experiências práticas e contextos reais. Essas atividades são essenciais porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q901647 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A rotina escolar refere-se na prática uma programação completa das atividades diárias da sala de aula, com relação aos horários, cronogramas e a organização do fluxo de trabalho, tendo vista cumprir todas as propostas educacionais da instituição (MALINOSKI, Marlei. Cotidiano e rotina na sala de aula. Curitiba: Appris, 2016). Acerca da função principal da rotina escolar para um aluno do ensino fundamental, é acertado o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q906815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A permanência dos alunos na escola é apontada por Brasil (1998) como um dos grandes problemas a serem enfrentados por todos na educação brasileira: órgãos governamentais, comunidades e equipes escolares. As causas da não permanência são múltiplas, porém uma delas é apontada como fator que condiciona as demais, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q898114 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A professora Roberta percebe que, ao longo do semestre, alguns de seus alunos estão retraídos e com dificuldades em pedir ajuda nas atividades, visto que, é partir da confiança estabelecida entre professor e educandos, que se conseguirá alcançar resultados educacionais proveitosos. Ela deseja aplicar uma estratégia para melhorar a comunicação efetiva e fortalecer a confiança entre ela e os alunos. Qual seria a prática mais indicada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q905816 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao trabalhar uma notícia com as crianças dos anos iniciais, além das características relativas ao próprio gênero que devem ser destacadas, também é de extrema importância explorar os conhecimentos notacionais presentes em textos jornalísticos, o que se resume em analisar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q905824 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para trabalhar com as crianças do 1º ano algumas situações de convívio em diferentes lugares, uma professora propôs as seguintes atividades:

I. Descrever, por meio de imagens, desenhos, características observadas de seus lugares de vivência;
II. Comparar de forma oral e/ou desenhada semelhanças e diferenças de usos do espaço público.
III. Discutir e elaborar, coletivamente, as regras de convívio da turma, montando um painel dos combinados.
IV. Produzir cartazes coletivos para conservação dos diferentes espaços públicos.

As atividades que se encaixam nas situações de convívio em diferentes locais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1004131 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre um aspecto por vezes negligenciado na relação entre ensino e aprendizagem.

Ensinar é também estimular o desejo de saber. Só se pode desejar saber ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo da água, quando se concebem esses conhecimentos e seus usos. De um ponto de vista cognitivo, uma criança de quatro anos não compreende exatamente o que significa ler, mas, às vezes, já tem uma representação da leitura e dos poderes que ela confere. Uma relação com o saber depende sempre de uma representação das práticas sociais das quais ele é revestido.

Adaptado de PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente a posição defendida pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q893030 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona Plano de Ensino e Plano de Aula com seus respectivos critérios:

Primeira coluna: planos
(1) Plano de Ensino. (2) Plano de Aula.

Segunda coluna: critérios
(__)Objetivos operacionais e conteúdos pormenorizados. (__)Avaliação preferencialmente formativa, sistemática e periódica, indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado. (__)Deve-se considerar as fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação, aplicação e avaliação. (__)A metodologia deve expor de forma sucinta os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q896106 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor/Pedagogo, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

As teorias_______, que surgiram a partir de 1960, preocupam-se com as conexões entre saber, poder e identidade. Tais teorias procuram entender o papel do currículo na educação. As teorias ______fazem constantes questionamentos: “Por que esse conhecimento e não outro?”, “por que privilegiar um determinado tipo de identidade ou subjetividade e não outro?”, “que interesses fazem com que esse conhecimento esteja no currículo e não outro?”. A questão central que serve como subsídio para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. O currículo é sempre o resultado de uma seleção, da feitura de um recorte de conhecimentos, de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes, é selecionado o que vai constituir o currículo.
Preenche, corretamente, as lacunas do texto acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q897199 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A abordagem do processo de ensino-aprendizagem que estrutura os reforços em relação às respostas desejadas, planejando os condicionantes que irão assegurar a aquisição do comportamento desejável, é a abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q895160 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Considere as características do método a seguir descritas e marque a alternativa que contenha corretamente o seu nome:

“Os materiais didáticos difundidos nesse período compreendem caixas para ensino das cores e das formas, gravuras, coleções, objetos variados de madeira, aros, linhas, papéis etc. em substituição ao velho livro de textos para serem memorizados. Mas a chave para desencadear a pretendida renovação é a adoção de um novo método: concreto, racional e ativo, denominado ensino pelo aspecto, lições de coisas [...]”

(VALDEMARIN, 2014, p. 87).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.