Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q900031 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Considere uma escola que adota a concepção escolanovista de educação. Durante uma aula, um professor decide implementar um método de trabalho coletivo que prioriza a colaboração entre os alunos. Qual método ele está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q916943 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Pode-se considerar com ação fundamental na preparação e organização de uma aula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q1001943 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Uma determinada escola tem uma concepção de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social e tem como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. Seu foco principal está na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
Essa é uma escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q897760 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q895218 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A presença do supervisor escolar é importante no ambiente escolar devido seu olhar criterioso sobre a realidade de seu ambiente de ensino, com objetivo de realizar mudanças, transformando-se numa via de acesso para o sucesso da educação escolar. Assim, o supervisor escolar é o profissional responsável pela coordenação do trabalho pedagógico, assumindo um papel de liderança envolvido no processo de ensino-aprendizagem, rumo à educação de qualidade para todos.

(Medina, 1995.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando o supervisor na contemporaneidade como instrumento de execução das políticas pedagógicas da escola, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q894220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - O processo de ensino e de aprendizagem das práticas de leitura e escrita, na atualidade, precisa considerar a variedade dos modos de comunicação existentes.
POR ISSO,
II - o professor, além de ensinar as habilidades técnicas para os usos dos diferentes meios de comunicação, deve também mediar o meta-conhecimento, necessário à compreensão integrada e significativa das diferentes mídias e seu funcionamento.
Sobre as asserções é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q909070 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos tipos de avaliação abaixo tem como objetivo identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, no início de um processo de aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q911384 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Ao que se refere a importância das sequências didáticas na prática pedagógica é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q887840 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q897570 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

As atribuições do pedagogo são fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino nas instituições educacionais, abrangendo diversas áreas de atuação. Considerando essas funções, assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas das atribuições do pedagogo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q903470 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

“Construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social, a fim de tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social. Não que a educação possa por si só produzir a democratização da sociedade, mas a mudança se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformação das consciências.” Esse trecho se refere a qual tendência pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q899901 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Beatriz é uma professora que acredita que a aprendizagem ocorre através da observação e imitação de modelos. Ela frequentemente demonstra comportamentos e habilidades que espera que seus alunos adquiram. Sobre o assunto, julgue as seguintesafirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A abordagem de Beatriz é baseada na teoria da aprendizagem social de Albert Bandura.


(__) Bandura enfatiza a importância do reforço direto na aprendizagem.


(__) A teoria da aprendizagem social inclui o conceito de autoeficácia.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q910925 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Rios (2002, p. 47) destaca que o saber fazer bem tem uma dimensão técnica, a do saber e do fazer, isto é, do domínio dos conteúdos de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel; aquilo que se requer dele socialmente, articulado com domínio das técnicas, das estratégias que permitam que ele “dê conta do seu recado”, em seu trabalho. Mas é preciso saber bem, saber fazer bem [...]. Portanto, o saber e o fazer bem podem ser traduzidos no entendimento e na articulação consistente das dimensões do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, nas dimensões “técnica”, “humana”, “política”, “ética” e “estética”, que atuam multidimensional e indissociavelmente, construindo aquilo que Candau (2014) denomina de didática fundamental. Sobre a dimensão “humana”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q898641 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

São muitas as metodologias criadas com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes. Dentre elas, destaca-se o conjunto sequencial de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. A metodologia que possui tais características recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q905301 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

“Ocorre que a história vai evoluindo, e a participação política das massas entra em contradição com os interesses da própria burguesia. Na medida em que a burguesia, de classe em ascensão, portanto, de classe revolucionária, se transforma em classe consolidada no poder, os interesses dela não caminham mais em direção à transformação da sociedade; ao contrário, os interesses dela coincidem com a perpetuação da sociedade. É nesse sentido que ela já não está mais na linha do desenvolvimento histórico, mas está contra a história. A história volta-se contra os interesses da burguesia. Então, para a burguesia defender seus interesses, ela não tem outra saída senão negar a história, passando a reagir contra o movimento da história. É nesse momento que a pedagogia da essência, já não vai servir e a burguesia vai propor a pedagogia da existência. [...] Com base neste tipo de pedagogia, considera-se que os homens não são essencialmente iguais; os homens são essencialmente diferentes, e nós temos que respeitar as diferenças entre os homens. Então, há aqueles que têm mais capacidade e aqueles que têm menos capacidade; há aqueles que aprendem mais devagar; há aqueles que se interessam por isso e os que se interessam por aquilo” (Saviani, 2008, p. 33-34)
O excerto acima é exemplar no sentido de prover explicação metódica sobre a passagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q898147 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Para entender alguns dos aspectos relativos aos conflitos, é possível analisar as reflexões de Chrispino. Tomando-as por base em sua transcrição literal, analise as duas asserções subsequentes e marque a alternativa correta.


I - Um exemplo claro da dificuldade que temos para lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.


II - Daí podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo; a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q900202 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia que ganha espaço nas escolas brasileiras, focando no protagonismo do estudante. Como essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas nos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q911472 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre os gêneros Orais, analise os itens a seguir:

I. Oralidade e escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia

II. O processo de comunicação oral dá-se de forma espontânea, improvisada, ou como escrita oralizada e consiste de elementos verbais e paraverbais – postura do orador, gestos, voz, entonação, imagens e notas de apoio. A presença do oral, geralmente, quando se dá em sala de aula, ocorre atrelada à estrutura escrita da língua.

III. O ensino da língua oral ocupa pouco espaço nas escolas, o que é, de certa forma, contraditório, uma vez que, antes mesmo de aprendermos a ler e a escrever.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q890228 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A prática pedagógica decorre da influência de diversos fatores sociais, políticos e filosóficos. No que se refere à dimensão sociopolítica da avaliação pedagógica, julgue os itens subsequentes.

I A prática pedagógica emancipadora depende da prontidão do aluno.
II O ensino deve considerar a articulação entre o sujeito e a sociedade na qual ele está inserido.
III Pela prática educativa, conhecem-se os valores que moldam a formação do educador.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.