Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q902276 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a multidisciplinaridade, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q897415 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Como a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pode orientar a prática pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q906688 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Um professor de História utiliza em suas aulas um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que permite a criação de linhas do tempo interativas, a produção de podcasts históricos e a participação em fóruns de discussão.
Considerando essa prática pedagógica e os princípios da Educação 4.0, analise as afirmativas a seguir:

I. A utilização de um AVA demonstra que o professor está alinhado com as tendências da Educação 4.0, pois promove a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais.
II. A criação de linhas do tempo interativas e podcasts históricos contribui para a construção de um conhecimento histórico mais dinâmico e significativo para os alunos.
III. A utilização de um AVA torna o processo de ensino-aprendizagem mais individualizado, pois cada aluno pode avançar no seu próprio ritmo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q898260 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Quando falamos em Sequências Didáticas e Projetos, estamos direcionando o planejamento para um conjunto de atividades articuladas, organizadas em torno de um gênero textual ou de um conteúdo específico. Construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema, estão ligados a sequência didática e projetos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q898776 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Uma escola solicita a ajuda de um psicopedagogo para entender o comportamento de um aluno de 7 anos que frequentemente interrompe as aulas, fala sem ser chamado e se levanta a todo momento. Após várias observações, o psicopedagogo percebe que o aluno é muito criativo e apresenta bom desempenho em atividades práticas, mas demonstra grande dificuldade em seguir as regras de sala de aula. Qual deve ser a abordagem mais adequada para auxiliar este aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q898527 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Para acompanhar novos tempos, são necessárias novas abordagens, que estimulem e permitam aos alunos saírem da estagnação, se tornando protagonista do processo ensino aprendizagem. Uma nova forma de fazer educação, mais direta, que permite o aluno participar do processo e ainda promete quebrar o tradicional da aprendizagem, para garantir um trabalho diferente e inovador. Marque a alternativa que corresponde a abordagem referenciada no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q895226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

De acordo com Perrenoud (2002), um novo tempo nos aponta novas concepções de profissionais. Os professores já não utilizam apenas o quadro, o giz e o livro didático como instrumentos de trabalho. Não são mais aqueles que apenas transmitem informações, nem mesmo são os únicos capacitados, detentores de todo o saber. A escola de hoje requer profissionais mais críticos, criativos, que participem, que ousem. Profissionais mais inteiros, isto é, com mais consciência pessoal e profissional. Há no processo de formação do educador quatro pilares (Christóvam apud Tavares, 2004): a dimensão do conhecimento e da aprendizagem; a rede de relacionamentos; a dimensão humana; e, a dimensão sócio-histórico-cultural. Sobre o exposto, e, ainda, considerando as dimensões no processo de formação do professor, está INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q899599 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

No ensino de Geografia, diferentes abordagens pedagógicas são utilizadas para promover a compreensão do espaço geográfico e sua relação com as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e ambientais.Uma dessas abordagens enfoca a experiência individual e a percepção dos alunos sobre o ambiente, considerando suas vivências e subjetividades como elementos centrais no processo de aprendizagem. Ao adotar essa abordagem, o professor valoriza as narrativas pessoais dos alunos sobre o espaço e promove atividades que exploram suas percepções, como a construção de mapas mentais, diários de campo e relatos sobre o cotidiano. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa abordagem pedagógica no ensino de Geografia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q911388 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é o principal pressuposto da Pedagogia Crítica de Demerval Saviani em relação à interdisciplinaridade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q890670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Planejar é uma atitude de traçar, projetar, programar e elaborar um roteiro para o caminho de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Nessa perspectiva, o planejamento didático-pedagógico é um processo que envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q900409 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto, Revista Educar – UFPR, 2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q899137 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “A técnica ‘equilíbrio emocional’ de Doug Lemov é fundamental para ajudar os professores a manterem um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo, equilibrando intervenções corretivas com encorajamento apropriado para sustentar a motivação e o engajamento dos alunos.”
PORQUE
II. “A técnica ‘equilíbrio emocional’ envolve o uso do ‘elogio preciso’, que se concentra em fornecer feedback específico e positivo aos alunos, destacando exatamente os comportamentos e ações que eles executaram corretamente, promovendo, assim, um reforço detalhado e construtivo.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital.
Esse conceito pode ser definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q907332 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado]. O texto faz parte do resumo de um artigo em que se discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as tecnologias digitais no processo educacional de alunos vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA. As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o parecer de que a falta de resposta às demandas de letramentos está relacionada a"> Leia o texto a seguir.

Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica

Neste trabalho refletimos sobre ambiguidades e omissões nos documentos regulatórios do Ensino Médio que caracterizam o tratamento da Educação Profissional e Tecnológica nas diversas políticas públicas da federação que fornecem parâmetros importantes à discussão desenvolvida. Propomos alguns princípios que, uma vez observados, poderiam nortear o trabalho com as práticas de letramento desenvolvidas na EPT, para começar a atender às expectativas, necessidades de participação social e política dos estudantes. Concluímos que, enquanto os trabalhadores em formação ou outros possíveis alunos egressos da EPT continuarem chegando ao mundo do trabalho sem que a escola tenha dado respostas mais concretas às suas demandas de letramentos, esta continuará sendo reprodutora de desigualdades sociais, pois não garante aos educandos o direito aos letramentos como condição de acesso e permanência no mundo do trabalho e de inclusão social.

KLEIMAN, Angela Bustos; SANTOS MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo. Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7514, 2018. Disponível em:<https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7514>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].


O texto faz parte do resumo de um artigo em que se discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as tecnologias digitais no processo educacional de alunos vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA. As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o parecer de que a falta de resposta às demandas de letramentos está relacionada a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q894800 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Sabe-se que a disciplina pode ser autoritária ou espontaneísta. O desafio para a escola é concretizar a superação de ambas.

É correto afirmar que o objetivo desta superação é conseguir a conscientização dos sujeitos participantes do processo educativo e, dessa forma, promover as necessárias condições para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q903271 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considere o caso a seguir:

Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal no Ceará desenvolveram um projeto ambiental de reaproveitamento da água na instituição e foram premiados em uma Feira de Ciências. De acordo com relatos do professor de Ciências que acompanhou o grupo, os estudantes observaram que havia desperdício de água em diversas situações na escola, desde o uso inadequado para lavagem de calçadas ou pátio, assim como, na saída de água das máquinas de ar-condicionado da escola. Nesse sentido, observaram, tomaram nota dessas situações e construíram estratégias para reaproveitamento da água. Com isso, construíram também um mecanismo de irrigação para o jardim da escola, que auxiliou no desenvolvimento de uma horta comunitária.
Analisando o caso acima, observam-se os passos de aprendizagem científica desenvolvidos pelos estudantes. Colocados diante de uma situação problema, eles desenvolveram o projeto e com isso contribuíram para soluções sustentáveis de reaproveitamento da água.
Diante do exposto, relacione as etapas do processo investigativo às ações correlatas, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. definição de problemas; 2. levantamento, análise e representação; 3. comunicação; 4. intervenção.
( ) Desenvolvimento de ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental. ( ) Associação das explicações e/ou modelos à evolução histórica dos conhecimentos científicos envolvidos. ( ) Consideração de contra-argumentos para rever processos investigativos e conclusões. ( ) Análise das demandas, delineamento dos problemas e planejamento das investigações.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q903063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma abordagem pedagógica que integra a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Essas práticas pedagógicas visam tornar o aprendizado mais significativo, conectando os saberes escolares à realidade dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. No entanto, aplicar essas estratégias de forma eficaz exige uma compreensão clara de como elas se interrelacionam e como podem ser implementadas na prática educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre a construção do conhecimento com foco na transposição didática, na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos.

I. A transposição didática refere-se ao processo de adaptação dos saberes científicos para um formato acessível aos alunos, sem comprometer a complexidade dos conceitos.

II. A interdisciplinaridade no ensino permite que diferentes disciplinas sejam ensinadas de forma isolada, cada uma focando exclusivamente em seus próprios conteúdos, garantindo a profundidade do conhecimento.

III. A contextualização dos conteúdos envolve a ligação dos conceitos escolares com a realidade dos alunos, promovendo um aprendizado que faz sentido no contexto social e cultural em que eles vivem.

IV. A transposição didática deve simplificar os conteúdos ao máximo, para garantir que todos os alunos possam entender, mesmo que isso signifique omitir partes essenciais do conhecimento.

V. A aplicação de uma abordagem interdisciplinar favorece a construção de um conhecimento mais integrado, em que as conexões entre diferentes áreas do saber são exploradas e valorizadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q988571 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Tendo em vista as três concepções de linguagem apontadas por Geraldi (2003) — i) linguagem como expressão do pensamento, ii) linguagem como instrumento de comunicação, e iii) linguagem como forma de interação — qual dessas concepções tende a privilegiar a ideia de que a língua reflete diretamente os pensamentos do falante, sem considerar a influência do ambiente sociocultural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q904347 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem é uma interação complexa entre diversos elementos, incluindo o professor, o aluno, o conteúdo e o ambiente de aprendizagem. Compreender como esses elementos se inter-relacionam pode ajudar a otimizar o aprendizado. No que tange aos aspectos cruciais para que o processo ensino-aprendizagem seja eficaz, assinale a alternativa que apresenta um desses aspectos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q904348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem envolve não apenas a transmissão de conhecimento, mas também a promoção de habilidades críticas e a capacidade de reflexão dos alunos. Métodos de ensino diferenciados podem ajudar a atingir esses objetivos. Com relação às práticas é mais efetiva para promover habilidades críticas e reflexivas no processo ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.