Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q911517 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.
Na Rede pública do Município de Alhandra, em 2021, o IDEB do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, RESPECTIVAMENTE, foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q881080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

No livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, o autor destaca a importância de qual aspecto para o desenvolvimento de uma prática educativa emancipatória?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q886714 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Piletti (2013), o aluno aprende mais facilmente quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q898772 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades. Considerando que esse campo de estudo busca desvendar as complexidades do aprender e ensinar, quais características principais uma pesquisa psicopedagógica deve apresentar para alcançar seu objetivo de produzir novos conhecimentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q897521 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Segundo Saviani (apud Libâneo et al., 2012), são pressupostos para a construção do Sistema Nacional de Educação:

I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q900626 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

No processo de aprendizagem, duas maneiras de aprender a resolver problemas são fundamentais. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.
( ) O aprendizado pelo entendimento (autodirigido) é superior ao aprendizado conduzido, não sendo necessário promover uma situação de aprendizagem rica em opções.
( ) A situação de aprendizagem deve sempre ser conduzida pelo instrutor, sem espaço para que o aprendiz faça suas próprias escolhas ou relacione os elementos da situação.
( ) As duas maneiras de aprender a resolver problemas são pelo aprendizado conduzido (instrucionista) e pelo aprendizado pelo entendimento (autodirigido), sendo fundamental que a situação de aprendizagem ofereça opções ricas para que o aprendiz possa fazer escolhas e estabelecer relações entre os elementos da situação.
( ) A única maneira de resolver problemas é por meio do aprendizado conduzido, sem necessidade de escolhas ou relações entre os elementos.
( ) A aprendizagem é eficaz quando o aprendiz segue um caminho autodirigido, sem a necessidade de uma situação de aprendizagem estruturada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q907286 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

As metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. Considerando a necessidade de incluir as metodologias ativas como estratégia didática na prática docente, identifique a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q953623 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa abaixo que contenha fatores que podem influenciar na aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q906775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Uma das concepções do trabalho da avaliação da aprendizagem é o uso diagnóstico dos resultados. Nesse sentido, algumas das características do uso diagnóstico dos resultados da avaliação da aprendizagem foram elencadas a seguir. Porém, há uma alternativa mal elaborada, ou seja, que possui um dado incorreto, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q899362 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a aprendizagem, segundo a teoria sociocultural, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q895531 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

O Orientador Educacional, ao atuar junto aos professores, deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q891966 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

“Uma professora observa a queda do interesse de seus alunos, tanto em relação às aulas convencionais quanto em relação aos acontecimentos sociais ao seu redor. Ciente da necessidade de estimular a conscientização, promover o diálogo, vincular o ensino às vivências dos estudantes e motivar iniciativas transformadoras, ela enfrenta o desafio de concretizar esses objetivos na sua abordagem pedagógica.”
Na situação acima, a professora poderia cumprir o seu intento ao adotar a ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q889665 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

“A história da Matemática aduz os primeiros registros de pensamentos matemáticos que marcaram o desenvolvimento dessa ciência no início da Pré-História” (POMBO; LIMA, 2021). Assim, o processo histórico do conhecimento matemático, em consonância com outros recursos didáticos e metodológicos, contribui para a melhoria do processo ensino e aprendizagem da matemática. De maneira geral, são destacadas algumas dessas contribuições, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q897097 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Miguel é um estudante de 10 anos do 4° ano do Ensino Fundamental; é bastante curioso e criativo e possui o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele se interessa por atividades práticas e experimentais, no entanto, está apresentando dificuldades em acompanhar atividades que envolvem textos longos ou exercícios repetitivos.


A professora de Miguel, considerando suas necessidades e seus interesses, passou a dividir as atividades em blocos menores, além disso, ampliou o uso de atividades práticas na rotina do estudante e introduziu materiais didáticos com componentes visuais, como ilustrações, símbolos, gráficos etc.


As medidas adotadas pela professora de Miguel podem ser consideradas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q910927 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para Libâneo, “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação, em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor definir as estratégias pedagógicas, conforme o objetivo a ser alcançado, criteriosamente adequado para as diferentes turmas, com flexibilidade suficiente, caso necessite de alterações. Para facilitar o delineamento dos conteúdos e seleção das estratégias de ensino, é importante considerar a tipologia dos conteúdos de aprendizagem – factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre os conteúdos “procedimentais”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q904288 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O trabalho docente se expressa a partir de fundamentos teóricos e metodológicos que ancoram as práticas dos professores, denominados de princípios didáticos-pedagógicos. Dentre os princípios abaixo, identifique o que serve de base para o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo em vista o limite superior das habilidades do grupo de alunos, em consonância com conhecimentos científicos atuais e com os métodos de investigação próprios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q893034 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao se avaliar criticamente a função e o conteúdo da conduta ética, é que se pode dizer que entra em cena a dimensão teórica da moral que rege as condutas individuais e coletivas de determinada sociedade ou civilização.
POR ISSO,
II. A ética, como sistema de pensamento estruturado, apresenta-se como a teoria da moral.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q898671 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

A teoria da Gestalt exerce importante contribuição o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Neste sentido, nesta teoria, a aprendizagem consiste, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q911471 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir:

I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses aminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado.

II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum.

III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular.

IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q895871 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O fracasso escolar é um problema complexo com diversas causas. Das alternativas abaixo, não é um fator que contribui diretamente para o fracasso escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.