Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q907927 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores . Os estudantes que estão, hoje, inseridos em sistemas de educação formal, desabilitam seus professores habilidades, competências didáticas e metodológicas para os quais eles não foram e não estão sendo preparados. As metodologias ativas em um mundo conectado e digital são expressas por meio de modelos de ensino híbridos, blended, com muitas possíveis combinações. Sobre o exposto, são considerações que podem ser usadas para se conseguir ambientes de aprendizagem ativos em sala de aula, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q863913 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é a prática adequada para a higienização dos espaços e brinquedos em uma creche?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q898478 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Práticas pedagógicas são ações e elementos que visam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre os aspectos a serem considerados nessas práticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q898494 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A teoria de Jorge Visca, é determinada em um determinado conceito de aprendizagem que considera a assimilação recíproca de contribuições de diferentes áreas. Visca foi o fundador do Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires (CEP). Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre os principais conceitos dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q898762 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicopedagogia, enquanto área interdisciplinar, fundamenta-se em teorias que envolvem aspectos cognitivos, sociais e emocionais do sujeito. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A psicopedagogia preventiva, principalmente institucionais, há um enfoque no espaço físico e psíquico como influências diretas na aprendizagem.
(__) A psicopedagogia clínica procura entender de forma individual os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e orgânicos, separados em diferentes abordagens, para entender qual deles está influenciando diretamente no processo de aprendizagem.
(__) O psicopedagogo tem a função de compreender a estrutura do sujeito, suas mudanças ao longo do tempo, as influências do ambiente nessas mudanças e como ele se relaciona com o aprendizado.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q900558 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A democratização da educação vai além do acesso, incluindo a permanência e a qualidade do ensino oferecido. Qual conceito sociológico reflete melhor essa ideia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q898269 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A aprendizagem significativa é um conhecimento específico, permite dar significado a um novo conhecimento. Para ocorrer a aprendizagem significativa o conhecimento prévio precisa ser uma variável fundamental. Porém, se esse conhecimento prévio é do senso comum, não será facilitador da aprendizagem. Assim, a partir de uma análise da estrutura cognitiva, para que sua ocorrência seja possível, são necessárias duas condições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q898273 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Sobre as diferentes concepções de educação e didática, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q896755 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 3º, 4º, 5º ano e EJA, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Segundo Ana Tereza Naspolini (2009), o ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor. Essas ações são denominadas estratégias de leitura e na sua maioria passa despercebida da consciência.


Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação ao assunto.


Coluna 1 Estratégias de leitura


1. Seleção.


2. Predição.


3. Inferência.


4. Autocontrole.


5. Autocorreção.


Coluna 2 Definições


( ) É a atitude permanente do leitor que consiste em fazer a ponte entre o que ele supõe e as respostas que vai obtendo através do texto.


( ) Quando as expectativas levantadas não são confirmadas, há um momento de dúvida. O leitor, então, repensa a hipótese anteriormente levantada, constrói outras e retoma as partes anteriores do texto para fazer as devidas retificações.


( ) Nem tudo o que está escrito é igualmente útil. Ao lermos, escolhemos alguns aspectos chamados relevantes e ignoramos outros, os irrelevantes, para o entendimento do texto.


( ) São os complementos que o leitor fornece ao texto, a partir de seus conhecimentos prévios.


( ) São hipóteses que o leitor faz antecipando informações com base nas “pistas” que vai percebendo durante a leitura.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q895229 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.

(Hernandez, 1998, p. 13.)

Considerando uma abordagem em sala de aula com projetos de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho com projetos é baseado na problematização.
( ) O desenvolvimento de um projeto de trabalho deve ter uma construção linear e transmissora de conhecimento.
( ) O professor e o aluno são vistos como coautores do processo de ensino-aprendizagem e devem entender os conteúdos como importantes para o processo.
( ) A sua utilização desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentiva o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q953101 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O relacionamento entre sociedade e natureza no contexto escolar é uma questão central na formação de crianças e adolescentes para a cidadania ambiental. Compreender como a sociedade interage com os recursos naturais e como essa relação impacta o futuro do planeta é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o relacionamento entre sociedade e natureza no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q899363 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da relação família-instituição escolar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A função, o dever e o papel da família são de proporcionar aos seus filhos o desenvolvimento emocional e social, assim como a cognição e os estímulos necessários ao seu desenvolvimento.

( ) A parceria entre família e escola, atuando como agentes coeducadores, refletem uma aliança com metas e perspectivas divergentes, resultando em um conflito de interesses.

( ) A escola, como espaço social e científico, tem por objetivo fomentar o saber e o conhecer. Nesse sentido é papel da família criar maneiras e estratégias de ensino, a fim de incentivar o acompanhamento da vida escolar de seus filhos.

( ) Família e escola precisam compreender, juntas, as transformações da sociedade, promovendo o processo de desenvolvimento e de aprendizagem, auxiliando na busca do cuidar e do educar na primeira infância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q892229 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente de Ensino/Monitora Escolar, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre lidar com comportamentos desafiadores está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q905303 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Para a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, a categoria conceitual “subsunçores” remete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q905823 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao montar seu plano de ensino para os estudantes do 2º ano, a professora separou uma unidade temática, o objeto do conhecimento e sua respectiva habilidade.
1. Unidade temática: Conexões e escalas; Objetos do conhecimento: Experiências da comunidade no tempo e no espaço; Habilidade: ___________
A habilidade que contempla essa unidade temática e esse objeto do conhecimento em Geografia, no plano de ensino de Ciências Humanas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q902275 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as metodologias ativas, analise as assertivas a seguir:

I. Incentivam os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, utilizando problemas e situações reais como base.
II. Promovem que os estudantes realizem tarefas que os estimulem a pensar criticamente, debater e se tornarem responsáveis pela construção do conhecimento.
III. Se concentram apenas em fornecer informações para os estudantes, que as recebem de maneira passiva, ou seja, sem que haja participação ativa.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q902539 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Na prática psicopedagógica, a avaliação tem um papel crucial na identificação e compreensão das dificuldades de aprendizagem. Qual é o objetivo primordial da avaliação psicopedagógica e como ela contribui para a intervenção eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q898702 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

É uma atividade intencionalmente planejada e estruturada para exposição dos diferentes pontos de vista sobre determinado assunto e pode assumir diversos formatos. Essa ferramenta possibilita que o professor observe algumas habilidades, dentre elas, conhecimento escolar, argumentação, oralidade, organização estratégica do pensamento e capacidade de escuta.

Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − mundo tecnológico e ciências aplicadas. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

O texto acima refere-se à ferramenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q994960 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao reconhecer e respeitar essas identidades, o professor pode adaptar suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades específicas de cada grupo e indivíduo, incentivando o desenvolvimento integral e o bem-estar dos alunos. Sobre as identidades e o processo educativo em diferentes idades, analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor se aplica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q898477 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Os métodos de ensino servem para nortear as ações tomadas pela escola em direção aos objetivos de aprendizagem, nesse caso, temos as metodologias ativas. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que NÃO se trata de uma dessas metodologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.