Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q863914 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Assinale V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as alternativas falsas, sobre atividades livres e dirigidas no pátio:

1.(__) Atividades livres permitem que as crianças explorem o ambiente e desenvolvam habilidades sociais e motoras de maneira espontânea.
2.(__) Atividades dirigidas no pátio devem ser realizadas sem considerar a segurança das crianças e a adequação do espaço.
3.(__) A supervisão constante é essencial durante atividades livres para garantir a segurança e o desenvolvimento adequado das crianças.
4.(__) O pátio é um espaço ideal para atividades que promovem a criatividade e a interação social entre as crianças.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q900047 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola que adota a concepção crítica de educação, um professor está desenvolvendo um projeto que visa a transformação social. Qual abordagem ele provavelmente está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q901919 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à aprendizagem personalizada, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A personalização, do ponto de vista dos alunos, é o movimento de construção de trilhas que façam sentido para cada um.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é quando o aluno procura respostas para suas inquietações mais profundas e pode relacioná-las com seu projeto de vida e sua visão de futuro.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q900091 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Com base no texto "As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo de ajudar o aluno a construir seu conhecimento", qual das seguintes afirmações melhor descreve uma estratégia eficaz de leitura no processo de ensino-aprendizagem?
Acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/ estrategias-ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q909833 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São estratégias para engajar estudantes com dificuldades de aprendizagem, no que se refere à inclusão na Arte, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q907585 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

As avaliações escolares cumprem pelo menos três funções, a pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Cada uma dessas funções possui um papel importante no ambiente escolar. Sobre essas funções, leia as afirmações abaixo e complete-as com V, se verdadeiras ou F, se falsas:

( ) A função pedagógico-didática se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais específicos da educação escolar. Cumprindo sua função didática, a avaliação contribui para a assimilação e fixação.

( ) A função de diagnóstico permite classificar os alunos no término dos temas estudados a fim de analisar a atuação do professor que, por sua vez, determina o resultado do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.

( ) A função de controle pode acontecer de diversas formas, como o controle sistemático e contínuo que acontece durante todas as aulas onde o professor irá perceber a evolução da turma, sem, no entanto a qualificação de resultados, ou o controle parcial onde no final de cada bimestre ou semestre, por exemplo, ocorre uma avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q902489 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Neste contexto, o uso das metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseiam em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.”

(BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.)


Faz parte das práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q897819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As competências gerais para a Educação Básica são descritas em diferentes dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais.

Assinale a alternativa que descreve corretamente aprendizagens relativas à cultura digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q904277 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O projeto de ensino-aprendizagem caracteriza-se como:


I- Uma práxis determinada na especificação de suas mediações.


II- Um guia para transformação do real, conectada às condições concretas.


III- Uma ação guiada pela disciplinaridade.


É CORRETO o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q895524 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A estrutura e o funcionamento do ensino no Brasil, em suas diferentes modalidades e níveis, impactam a organização e a prática da Orientação Educacional. Nesse contexto, observa-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.